1º O X é o valor que anuncias quando conjuras o Skeletal e o valor é igual em todas as instâncias de X na carta, tendo cada instância a sua própria funcionalidade. Quando
conjuras (e não quando resolves) o Skeletal pagas (X)
(em mana) para além de exilares X cartas do teu cemitério. Isto tudo é feito quando colocas a mágica na Stack ainda
antes do oponente ter prioridade para responder. O custo de mana e o custo adicional são duas coisas diferentes, o número que define a variável X é a unica coisa partilhada por esses custos.
O efeito da mágica, o comprar X cartas e perder X vida, é o que acontece ao
resolver a mágica.
2º Sim. A Bridge só verifica o nº de cartas na tua mão quando o oponente declara atacantes. Depois dessa declaração legal, se acontecer alguma coisa ao nº de cartas na tua mão ou ao poder das criaturas atacantes, as criaturas não são removidas do combate.
3º Por defeito não, mas há uma situação em que isso é relevante. Se te estás a referir às habilidades de lealdade deles, podes activá-las no turno em que recebes controlo do Planeswalker. São habilidades activadas normais.
Se te estás a referir aos Planeswalkers tipo Gideon que se transformam em criaturas via habilidade de lealdade, então a partir do momento em que ele se transforma numa criatura, o jogo verifica se começaste um turno teu com ele (a permanente) já em campo sobre o teu controlo. Se a resposta for não, então não vais poder atacar com ele nesse turno.
Cumps