Mono-red não "é só" nada.
Essa mentalidade é caminho certo e seguro para nunca se sair da cepa-torta.
Mono-red é o que tiver que ser a cada altura. Se a melhor versão hoje for com 8 bichos de custo um e 24 spells de burn é com essa que se deve jogar. E se amanhã a melhor para o ambiente for com 28 bichos e cartas de custo 5 então é com essa que se joga!
Deixem-me colocar um ponto na questão. Mono-red, históricamente, é um Tier2. Pura e simplesmente porque há sempre decks que fazem coisas melhores, mais poderosas e mais consistentemente!
Se metem na cabeça que mono-red bom é o que "faz isto" e "joga assim" e "tem que ter sempre a carta X" então estão *(inserir palavra à vossa escolha)* .
Quanto à lista, concordo num ponto, sem Tarmogoyf, o incentivo para meter

no deck é pouco e não compensa desviar da consistencia de jogar só com uma cor.
Pelo que vi dos decks que podem vir a ser Tier 1.5 (para Tier1 ainda é cedo, por isso meto todos os bons decks nesta categoria, para já) só 1 ou 2 podem jogar com life-gain em main e não é um grande factor do deck, logo não acho que seja indispensável conseguir lidar com isso no 1º jogo. Pode vir a mudar com o adaptar do meta, mas para já parece-me indispensável ter respostas para isso no side, não em main.
Ball Lightning não me parece boa ideia neste momento. Não vai ser especialmente bom contra nenhum deck (a não ser, talvez, Fadas, mas no dia em que mono-red tiver mau matchup contra fadas...

)