1º - X no CMC de uma carta enquanto essa carta é um spell na Stack, conta para o valor do CMC da carta como o valor de X anunciado. X no CMC é sempre 0 em todas as zonas menos na Stack. Na stack X é sempre o valor anunciado.
O Custo Total que pagas de um spell ou habilidade equivale ao Custo de Mana (ou Custo Alternativo), mais custos adicionais (opcionais/obrigatorios), mais efeitos de adiçoes ao custo, e menos efeitos de reduçoes ao custo.
Tu pagas o custo total como fase final de conjurar o spell. Ou seja, colocas-o na stack, defines alvos/modos, etc, e no fim pagas custos e o spell é "conjurado". Nao pagas os custos antes de colocar o spell na stack.
Se conjurares uma Hydra com X=5, o CMC dela na stack vai ser 6, e ao pagares os custos o Krosan Drover vê que o CMC da Hydra é 6, e reduz o custo em 2 manas, o que significa que pagas 3
por ela, e ela entra à mesma com 5 counters +1/+1.
2º - Correcto. O efeito dela irá prevenir o dano sempre. O efeito tenta tambem remover counters nela iguais ao dano que recebeu, mas mesmo se ela nao possui counters suficientes ou nao possui counters de todo para remover, o dano é prevenido à mesma. Um efeito continuo estatico que lhe dê mais defesa, irá torna-la numa criatura bastante potente na mesa.
Cumps
Alterado a 8/4/2010 11:06:07 PM por S1NE4T3R