1º Soa-me a uma habilidade activada normal, e como tal podes activa-la as vezes que quiseres a instant-speed, quando tiveres prioridade para tal, e mana para tal. No final da Declare Blockers Step, depois de bloqueadores terem sido declarados, há prioridades para jogadores jogarem spells e activarem habilidades. Para afectar o dano que a criatura irá designar, convem activares a habilidade antes da Combat Damage Step, que é a etapa de atribuiçao de dano, pois assim que ela começa, dano é logo designado e dado, e só recebes prioridade depois.
2º Quando um jogador conjura uma mágica, coloca-a na Stack, onde ela ficará à espera de resolver. Antes de resolver outros jogadores irão receber prioridades para colocar coisas na stack em resposta ao spell ou spells lá colocados. A mágica do teu oponente só irá dar dano à tua criatura quando resolver da stack. Com ela na stack, ao teres prioridade, podes conjurar um Narrow Escape em resposta ao spell do teu oponente. O teu Narrow Escape resolve 1º, pois a stack resolve do mais recente para o mais antigo. Quando o spell do teu oponente tentar resolver, caso tenha alvo (vamos supor que é um simples
Shock) vê que nao tem alvo legal e é anulada em resoluçao pelo jogo ("fizzle"), caso nao tenha alvo, resolve mas nao irá obter efeito nenhum na tua criatura que ja está segura na mao do seu dono.
3º Se usares o Narrow Escape, no máximo até ao final da Declare Blockers Step (pois após essa step ja nao vais a tempo), a tua criatura irá para a tua mao, e quando chegar a Combat Damage Step, nao há dano de combate designado por nenhuma, pois a ex-atacante está na tua mao, e a bloqueadora nao tem nada para designar dano à frente. A 2/1 mantem-se na mesa, e a 1/1 está confortavelmente na tua mao.
Atençao que desde Magic 2010, dano de combate ja nao usa a stack (estou a olhar para ti, user Bimbo), logo assim que começa a Combat Damage Step o dano é designado e dado, sem hipotese de haver prioridades para jogadores jogarem spells/habilidades sem ser no final da Combat Damage Step, ja após o dano ter sido dado e criaturas com dano letal terem sido destruidas. Convem sempre usar os "truques" antes da Combat Damage Step chegar, e lembrem-se que se criaturas combatentes nao estao presentes no Battlefield quando a Combat Damage Step chega, nao vao obviamente designar dano de combate.
Cumps
Alterado a 4/29/2010 4:57:45 PM por S1NE4T3R