1ª: Summoning Sickness só impede a criatura de usar
abilities e de atacar, no turno em que recebes o controlo dela. Para o fazer tens de começar um turno teu ja com ela sobre o teu controle. A capacidade de Block, nao é afectada por Summoning Sickness.
2ª: Dano Letal é o termo usado para dano numa criatura suficiente para a destruir. Muita atençao nisso.
Dano, seja ele de que tipo for (de combate ou de spells ou habilidades), dado a criaturas, fica presente nessas criaturas até à Cleanup Step do turno, que é a 2ª de 2 steps da End of Turn Phase. Nessa Step todo o dano presente em criaturas é limpo.
Atençao que nao podes atacar normalmente uma 2/2 com uma 1/1. Podes apenas declarar atacantes para um jogador defensor ou planeswalkers que este controle. O que ele pode fazer é declarar bloqueadoras para as tuas atacantes. Muita atençao nisso.
Corrigindo o teu exemplo, se uma 1/1 tua atacante, for bloqueada por uma 2/2 do teu oponente, a tua 1/1 irá designar 1 de dano à 2/2, e a 2/2 designa 2 de dano à tua 1/1 na Combat Damage Step. A tua 1/1 leva dano letal e é destruida, e a 2/2 fica com 1 de dano nela até à Cleanup Step desse turno (ela mantem-se uma 2/2, pois dano nao lhe altera o poder ou defesa, apenas é uma 2/2 com 1 de dano). Se tiveres um efeito que lhe dê mais 1 de dano antes de chegar essa Step, ela irá obter dano letal e ser destruida.
3ª: Como disse acima, só podes declarar normalmente atacantes para jogadores defensores ou Planeswalkers que estes controlem. Nao podes declarar atacantes para criaturas (isto nao é Yu-Gi-Oh). O teu oponente entao decide ou nao declarar bloqueadoras para as tuas atacantes.
No entanto existem criaturas com habilidades que permitem forçar criaturas a bloquear certas atacantes que tu controles.
Cumps