Depende dos tipos de formato que estás a pensar.
Em Limited, praticamente tudo é jogavel, pois jogas com o produto que recebes/adquires no torneio.
Em Constructed, tens de pesquisar bastante, e ter um conhecimento dos formatos existentes dentro de Constructed (t2, t1.x, t1, t1.5, block constructed), dos Deck Archetypes existentes nesses formatos, e de archetypes que podem surgir, isto ao analisares uma carta em particular.
Tens de basicamente saber olhar para uma carta, e perguntar-te a ti proprio "Isto encaixa em deck X? E em deck Y?", ou caso seja uma carta original e nao tenha propriamente um archetype pensares "Será que consigo criar um archetype para isto?".
Isto sempre tendo em conta, claro, o metagame do formato em questao. Metagame, é o termo usado para o aglomerado de archetypes de um formato que aparecem em eventos ou sao mais jogados. Tens de sempre ter em conta o impacto que um card pode ter ao entrar num deck do Metagame ou ao criar um deck novo contra esse Metagame. Será que o card é util, será que nao vale a pena, será que existem cartas melhores para obter este mesmo efeito, será que o deck/carta em questao nao consegue bater os melhores decks do Metagame?
É raciocinio deste genero que tens de ter para saber que carta é jogavel, que carta é decente, e que carta é basicamente inutil.
Cumps
Alterado a 1/24/2010 5:54:07 PM por S1NE4T3R