Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Duvida Responder

Link directo: topico.asp?topico=78144

UtilizadorResposta

Sephy

De: Lagoa
12/1/2009 9:44:04 PM
Duvida
Vamos imaginar que eu enfio um Iona (shield of emeria) em jogo, eu escolho a cor preta por exemplo, em resposta ao escolher preto o meu adversario enfia um terror em jogo e mata o bicho, isso e possivel?
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
12/2/2009 5:59:52 PM
Re johnny boy
What you say? Onde é que a habilidade da Iona é uma state based action?

A 1ª habilidade da Iona é uma Static Ability que cria um replacement effect, dummy.

State Based Actions sao certas acçoes do jogo que acontecem automaticamente assim que sao verificadas certas condiçoes no jogo. Condiçoes para State Based Actions sao sempre verificadas assim que um jogador fosse ganhar prioridade, e sao aplicadas como um unico evento. Nao têm nada a haver com a static ability da Iona, man.

614.1c - Effects that read "<-This permanent-> enters the battlefield with ...," "As <-this permanent-> enters the battlefield ...," or "<-This permanent-> enters the battlefield as ..." are replacement effects.

A segunda habilidade da Iona é outra static ability.

Aconselho que leias as comprehensive rules na parte de State Based Actions.

Cumps
Alterado a 12/2/2009 6:02:53 PM por S1NE4T3R

johnyboy

De: lisboa
12/2/2009 9:50:09 AM
STATE BASED EFFECTS
A habilidade da Iona é um state based effect, aqui não há stack nem triggers. Quando a mágica é jogada, podem-se fazer 1001 respostas, inclusivé um counterspell ou um terror. Pode-se fazer counter à Iona mas não o terror na Iona, pois como ainda está a ser jogada não é um alvo. Mal ela entra tem que se escolher uma cor, e escolhida a cor já não se podem fazer spells da cor escolhida.

Sephy


De: Lagoa
12/2/2009 12:52:46 AM
=)
Thanks isso tiroume um grande peso das costas pk num torneio aconteceu uma situaçao dessas (nomeadamente a da order) e o organizador disse k eu nao tinha razao e k o order morria devido ao raio.

mais uma vez obrigada

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
12/2/2009 12:23:42 AM
Re
Vamos lá colocar uma ordem correcta nesta situaçao, pois o Samot está meio errado na sua explicaçao.

A Iona diz "As Iona comes into the Battlefield, Choose a color."

Isto significa, que no momento em que escolhes a cor, a Iona ja resolveu da Stack e está a entrar no battlefield, e nao há chance alguma aqui de o teu oponente responder ao facto de escolheres uma cor.

A habilidade da Iona é uma static ability (e nao uma triggered ability) que te obriga a escolher uma cor assim que ela resolve e está a entrar na mesa.

Mesmo que ela estivesse na stack à espera de resolver (onde ainda nao fizeste escolha nenhuma), o teu oponente nao poderia declara-la como alvo para um Terror...pois ela ainda nem sequer está no battlefield....e ela tem de estar no battlefield para ser declarada como alvo para o Terror (ja agora, lembrem-se que targeted spells nao podem ser jogados a nao ser que existam alvos legais que possam ser declarados).

Resumindo, assim que escolhes a cor, ela está a entrar em campo, e entra em campo ja com a static ability em acçao. Nao há chance de respostas por parte do oponente, pois nao há prioridades. A unica maneira é o oponente impedir a Iona de entrar em jogo, enquanto ela está na stack.

Mesma coisa com o Order of the Stars. Ele ja entra com a protecçao contra a cor escolhida.

Cumps
Alterado a 12/2/2009 12:43:20 AM por S1NE4T3R

samot

De: sintra
12/2/2009 12:05:40 AM
resp
exacto é a exactamente a mesma coisa, pq se o terror resolve antes da mágica da criatura resolver, ele nao tem alvo

Sephy


De: Lagoa
12/1/2009 10:13:07 PM
=)
entao vamos ver um caso semelhante: Order of the stars , kando ele entra eu escolho uma cor para ele ganhar protecçao, e a mesma regra suponho?

samot

De: sintra
12/1/2009 9:51:01 PM
res...
nao, claro q nao. a iona vai pra stack, e ele depois joga o terror em cima da iona. como o terror resolve primeiro, a iona ainda nao ta em campo aquando da resoluçao do terror. logo o terror nao tem alvo
Responder

[1]