Boas.
Em relaçao á tua primeira duvida (Shroud e Flame Wave):
Como disseste e bem, Shroud significa "Permanente/jogador com Shroud nao pode ser alvo de magicas ou habilidades".
No entanto, se uma carta nao diz "Target/Alvo", é porque nao faz alvo, ponto final.
Nao podes mandar um Shock numa criatura com Shroud. No entanto, um Wrath of God irá destruir essa criatura. Mas um Volcanic Fallout irá dar dano a essa criatura também. Observemos o Flame Wave:
"Flame Wave deals 4 damage to target player and each creature he or she controls."
Como podes ver aqui em cima a unica coisa a que o Flame Wave faz alvo é um jogador alvo. Se esse
jogador tiver Shroud, nao pode ser alvo dum Flame Wave. Se ele ganhar Shroud enquanto o Flame Wave tiver na stack, o Flame Wave irá ser anulado pois o seu alvo ja nao é legal. Mas e se a magica resolver normalmente e o jogador tiver
criaturas com Shroud? O dano é dado normalmente a todas elas, pois a parte do Wave que dá os 4 de dano a todas as criaturas que esse jogador controla, nao faz target ás criaturas.
Em relaçao á tua segunda duvida:
A Spellstutter Sprite tem uma Triggered ability que dispara assim que ela entra em jogo. Por definiçao isto é:
G3.22a - A permanent comes into play when the card or token representing it is moved into the in-play zone. A permanent whose card type or controller changes doesn’t "come into play."
Se está na In-Play Zone, é obvio que ela propria é contada como uma Faerie para o X.
Em relaçao ao "When you play", jogar uma magica ou habilidade é simplesmente anuncia-la, coloca-la na stack, denominar alvos, e pagar custos. Assim que a magica/habilidade está na stack é considerada "jogada". Mesmo que te anulem a magica/habilidade, triggers que disparem "When you play [spell/ability]" irao disparar á mesma assim que jogas a dita cuja.
Cumps