Planinauta ou Planeswalker. É a mesma coisa. Por questões de hábito chamo-lhe planeswalker.
Pagas a mana para entrar como para uma criatura normal e ele entra com X marcadores de fidelidade, que é o número que está no canto inferior direito da carta.
Depois, sempre que puderes fazer UM FEITIÇO e apenas UMA VEZ POR TURNO, podes activar uma das habilidades do planeswalker, sem necessidade de pagar qualquer custo.
Para tal, tens que ter marcadores de fidelidade suficientes, uma vez que para cada habilidade, adicionas ou tiras marcadores de fidelidade da carta.
Vamos a um exemplo prático:
Pagas WW2 para meter na mesa um Ajani. Ele entra com 4 marcadores de fidelidade. Logo nesse turno podes:
- Adicionar um marcador de fidelidade e ganhar dois pontos de vida.
OU
- Retirar um marcador de fidelidade e colocar um token +1/+1 em cada uma das tuas criaturas e dar-lhes vigilância até ao final do turno.
- A última habilidade ainda não podes fazer, uma vez que o teu Ajani não tem marcadores de fidelidade suficientes para a activar.
Quando és atacado, o teu adversário pode dirigir esse ataque para o planeswalker. Cada ponto de dano que o planeswalker sofre, ele perde um marcador de fidelidade tal e qual tu perdias um ponto de vida se não defendesses um ataque. Podes sempre defender as criaturas que te estão a atacar o planeswalker como num combate normal.
Quando o planeswalker deixar de ter marcadores de fidelidade em cima dele, morre como uma criatura que levou dano letal.
Espero que não me tenha esquecido de nada e que tenhas compreendido
Cumps