Boas. O Gedaco está correcto, e heis o porquê:
502.9d - Assigning damage from a creature with trample considers only the actual toughness of a blocking creature, not any abilities or effects that might change the final amount of damage dealt.
Como esta regra aqui acima dita, Trample apenas considera a defesa actual da criatura bloqueadora. Para distribuir dano a um oponente/planeswalker que a criatura com trample esteja a atacar, basta designar dano considerado letal á criatura bloqueadora. Como a definiçao de dano letal dita, dano letal é apenas dano equivalente á defesa da criatura, sem considerar habilidades exteriores. Basta atribuir 1 de dano a um Burrenton Forge Tender, para que possas distribuir o resto do dano atraves do trample como quiseres entre o Forge ou o Oponente/Planeswalker. O dano que for designado para o Forge Tender, irá ser prevenido (se a fonte do dano for vermelha) graças á sua protecçao. O dano que sobre, se for designado para o oponente/planeswalker, irá ser distribuido normalmente.
Ora aqui fica o exemplo associado á regra 502.9d:
Example: A 6/6 green creature with trample is blocked by a 2/2 creature with protection from green. The attacking creature’s controller must assign at least 2 damage to the blocker, even though that damage will be prevented by the blocker’s protection ability. The attacking creature’s controller can then choose to assign the rest of the damage to the defending player.
Cumps