O Gedaco resumiu praticamente o essencial se bem que posso detalhar mais um "pouco":
502.28a - Double strike is a static ability that modifies the rules for the combat damage step. (See Rule 310, "Combat Damage Step.") [CompRules 2003/07/01]
Até aqui tudo bem, é uma keyword que define uma habilidade estatica que modifica um pouco as regras para a fase de dano de combate.
502.28b - At the start of the combat damage step, if at least one attacking or blocking creature has double strike or first strike, creatures without double strike or first strike (see Rule 502.2, "First Strike") don’t assign combat damage. Instead of proceeding to end of combat, the phase gets a second combat damage step to handle the remaining creatures. In the second combat damage step, surviving attackers and blockers that didn’t assign combat damage in the first step, plus any creatures with double strike, assign their combat damage. [CompRules 2003/07/01]
Aqui o essencial a focar é que criaturas com double strike e first strike têm uma especie de combat damage step propria para eles, onde apenas criaturas com essas duas keywords dao dano de combate. Após esta fase de dano de combate propria, há uma segunda fase para o resto das criaturas darem dano. Com First Strike, criaturas dao dano apenas na primeira fase. O truque de Double Strike é que a criatura que tem esta habilidade dá dano nas duas fases de dano de combate em vez de dar apenas numa. Regras importantes a lembrar sao:
- Na 1ª fase, apenas first strikers e double strikers dao dano. Uma double striker ou first striker nao irao receber dano de combate de criaturas que nao tenham estas habilidade caso sejam bloqueadas ou bloqueiem as cujas.
- Double Strike funciona similarmente a First Strike em relaçao á 1ª fase. Se o dano dado por ela na 1ª fase matar a criatura bloqueadora/bloqueada, a criatura em questao é destruida. Isto irá fazer com que a Double Striker, ja na 2ª fase nao atribua dano nenhum. Logo habilidades como lifelink nao irao fazer trigger na 2ª fase se a bloqueadora/bloqueada nao estiver presente.
- Contudo há uma excepçao á regra anterior. No ataque (importante saber ísto), se a criatura com double strike tiver alguma habilidade como Trample, ou a habilidade do Thorn Elemental, irá dar á mesma (ou poderá se o escolheres, no caso de habilidades como a do Thorn Elemental) dano de combate ao jogador defensor.
- Se a criatura bloqueada/bloqueadora, nao morrer com o dano dado na 1ª fase, irá receber uma nova dose de dano, na 2ª fase. Habilidades que façam trigger com dano dado, fazem trigger novamente. Lembra-te que na 2ª fase a bloqueadora/bloqueada (chamemos-lhe "b/b") irá dar dano tambem. No entanto, tres coisas que tens sempre de ter em mente:
a. Se a b/b tiver First Strike, dá dano apenas na 1ª fase.
b. Se a b/b tiver Double Strike, dá dano nas duas, a nao ser que morra na 1ª.
c. Se a b/b nao tiver nenhuma, dá dano na 2ª apenas.
- Se a Double Striker nao for bloqueada, irá dar dano nas 2 fases ao jogador defensor. Ou seja no total das duas fases, dá o dobro do dano. Qualquer habilidade que faça trigger por dano dado, como Lifelink, irá disparar 1 vez por cada dano de combate dado, logo dispara 2 vezes nesta situaçao.
- Lembra-te sempre que nas duas fases, há muitos truques de combate que podes fazer ou que existem por si só. E lembra-te quando usar os teus truques. Tem sempre contigo a noçao que após atacantes serem designados, tens prioridades, sao designados os bloqueadores, tens prioridades, e aí o dano de combate vai para a stack, e assim que lá chega ao ganhares prioridades, qualquer pump spell que mandes para a stack na Double Striker, só vai afectar o dano causado na 2ª fase. Timing é tudo neste jogo.
Por exemplo:
Uma double striker com deathtouch...irá normalmente (isto no magic há sempre truques) sempre matar a criatura na 1ª fase. Nunca vai receber dano na 2ª.
502.28c - Removing double strike from a creature during the first combat damage step will stop it from assigning combat damage in the second combat damage step. [CompRules 2003/07/01]
Removendo Double Strike duma criatura na 1ª fase...faz com que ela nao dê dano na 2ª.
502.28d - Giving double strike to a creature with first strike after it has already put first strike combat damage onto the stack in the first combat damage step will allow the creature to assign combat damage in the second combat damage step. [CompRules 2003/07/01]
Dando Double Strike na 1ª fase a uma First Striker...vai fazer com que ela dê dano na 2ª fase.
502.28e - Multiple instances of double strike on the same creature are redundant. [CompRules 2003/07/01]
Multiplas instancias da keyword sao redundantes...nao é uma habilidade comulativa.
502.28.Ruling.1 - Double Strike is not First Strike. Effects that make a creature lose First Strike will not make it lose Double Strike. [Legions FAQ 2003/01/23]
Double Strike e First Strike funcionam similarmente mas sao duas keywords diferentes. Coisas que afectem First Strike nao afectam Double Strike e vice versa.
Penso que....nao me escapou nada. Mais qualquer coisa, nao hesites em perguntar.
Cumps