Boas.
Vamos ver as regras oficiais para Regeneração (yay for rules!)
419.6b Regeneration is a destruction-replacement effect. The key word “instead” doesn’t appear on the card but is implicit in its definition. “Regenerate [permanent]” means “The next time [permanent] would be destroyed this turn, instead remove all damage from it, tap it, and (if it’s in combat) remove it from combat.” Note that if destruction is caused by lethal damage, any abilities that trigger from that damage being dealt still trigger even if the permanent regenerates.
Imagina a regeneraçao como se fosse um "escudo" temporario. Pagas o custo de regeneraçao, e da proxima vez que essa permanente fosse destruida nesse turno, em vez disso o tal escudo impede-a de ser destruida, limpa-lhe o dano, vira-a, e o "escudo" desaparece. Qualquer efeito que se siga que possa destruir a permanente, irá faze-lo a não ser que pagues mais uma vez o custo de regeneraçao. Se ela estiver em combate, é removida de combate, e não irá dar dano (caso excepcional sao criaturas com first strike ou double strike, que dão dano antes de receber).
Regeneraçao não se importa com o tipo de destruição (seja dano letal, ou removal spells), mas lembra-te, sacrificio não destroi, logo não é afectado por regeneraçao, e tem cuidado com efeitos como deathtouch. Efeitos que façam trigger com dano dado, irao ser activados mesmo que a criatura regenere. Por exemplo, se a tua regeneradora, sofrer dano letal de um criatura, que por acaso tem deathtouch, a regeneraçao activada uma vez apenas safa o dano, o deathtouch irá para o stack logo de seguida, por isso terás de pagar imediatamente outro custo de regeneraçao caso queiras que a tua criatura sobreviva.
Uma activaçao de Regeneraçao dura ou até regenerar uma vez a criatura, ou até ao final do turno em que a habilidade é activada (por isso podes activar regeneraçao no inicio do turno, que da proxima vez que ela fosse destruida, a regeneraçao protege-a á mesma).
Cumps