Boas!
Com as novas mudanças no Magic Online, tivemos recentemente acesso para além das 4-Man Queues, a “regularização” de um formato que a maior parte de vocês conhece, se bem que possa não ser por este nome: Pauper.
Ora bem, este é de momento um “formato exclusivo do mtgo”, em que se mantém as regras “normais” de decks de 60 ou mais cartas com 4 cópias e cada excluindo os terrenos básicos e sideboards de 15 cartas…a única diferença? São permitidas apenas cartas que foram impressas como Comuns em qualquer edição do Magic Online. O que traz esse formato de novo então? Para já permite um leque de jogadores muito maior a jogar um formato de construído já que o preço das cartas comuns é deveras mais baixo que raras e incomuns o que faz com que sem muito investimento se possa ter um deck de topo de Pauper. Sendo um formato com tantas expansões e consequentemente mais cartas permite uma grande variedade de decks e abordagens diferentes a varias interacções entre cartas tornando o formato mais competitivo e divertido. Antigamente era um formato apenas jogado por uma pequena comunidade online e os torneios eram PRE ( Player Runned Events ) , ou seja eram os próprios jogadores que organizavam os torneios e doavam os prémios mas com a pressão exercida pelo www.puremtgo.com e pelo www.pdcmagic.com a Wizards acolheu-o como “formato oficial” passando a haver 4 man queues.
Neste artigo irei falar dos decks de topo do formato bem como alguns matchups e algumas dicas para se poder ter um deck competitivo de Pauper Online sem gastar muito.
Aqui está um exemplo de um dos decks de topo, sendo-o ja em todos os formatos de Magic
é-o também em Pauper. O Objectivo do deck é simples, atacar com criaturas dando o maior numero de dano possível ao oponente para depois acabar o serviço com Burn Spells.
Aqui fica com a cortesia do PureMTGO.com um vídeo para terem um feeling do poder do deck:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/eO9puZvMtmQ&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/eO9puZvMtmQ&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
O deck tem imensas possibilidades em termos de cartas com a possibilidade de incluírem volcanic hammer,shock, tarfire etc, ou seja revela-se muito em termos de preferências pessoais para a lista mas é um excelente deck para quem quer começar de forma competitiva no mundo de pauper.
MUC – Mono Blue Control
Considerado por muitos como o melhor deck de Pauper, o Mono Blue Control tem respostas para praticamente tudo conseguindo anular todos os threats do oponente e utilizando Piracy Charm para lidar com algum que tenha passado ou como disruption. Utilizando um dos melhores finishers de Pauper, Errant Ephemeron e criaturas defensivas tais como Spire Golem e Dream Stalker consegue para alem de uma boa força defensiva ter criaturas com evasão suficientes para matar o oponente.
GW Slivers
Slivers é um dos default aggro deck do formato, com criaturas rápidas e de baixo custo que simplesmente tornam as outras criaturas melhores é um deck que pode matar muito rapidamente. Alguns spells no Main Deck reflectem a presença de Storm no Metagame com Prismatic Strands , capaz de destruir completamente a kill de Grapeshot para além de ajudar nos Aggro e Burn matchups. Holy Light serve para destruir o combo do Empty The Warrens para alem de ser bastante bom contra Stompy ou ate alguns MBC. È um deck muito bom e para alem disso muito barato com bastante versatilidade e provavelmente umas das melhores escolhas para o mundo das 4 men queues.
Fica aqui um jogo de Slivers vs GW, em que se mostra bem o que os dois decks tentam fazer:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/o0ewB1PhfrU&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/o0ewB1PhfrU&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Mono Black Control / Rats
Mono Black Control ou Ratos dependendo da versão, aposta na disruption a mão do oponente com Ravenous Rats,Chittering Rats e Okiba enquanto que os ataca aos poucos acabando depois com um Corrupt. È um deck bastante versátil também com respostas para tudo como Tendrils e Corrupts contra aggro, assim como outros 4 Spells de Remoção. Crypt Rats para além de ser bom contra aggro e de ser um finisher decente é também a resposta contra Empty The Warrens. Warren Pilferers e Phyrexian Rager permitem um bom card advantage. A sideboard permite uma maior possibilidade de escolha com mais hand disruption na forma de Duress, Okiba ou Raven´s Crime para lidar com MUCs e Storms e outros control/combo decks, assim como Ostracize e Nausea para Aggros e Empty.
Blink /Grand Entrance
Um dos decks mais jogados online e provavelmente um dos mais divertidos. Momentary Blink e Trinket Mage tornam-se o núcleo central do deck, o segundo podendo ir buscar qualquer artefacto de custo 1 presentes no deck enquanto que o primeiro dá ao deck card advantage de forma estúpida podendo utilizar o CIP “comes into play” de qualquer criatura tornando qualquer uma delas numa vantagem de 2 para 1 sempre. Com a versatilidade do Trinket podemos ter uma grande variedade de escolha de cartas para ir buscar para lidar com praticamente qualquer ameaça.
Affinity
Novamente tal como foi em Standard, Extended ou Classic, Affinity é também uma força presente em Pauper. Sendo um aggro deck muito rápido permite colocar um grande numero de ameaças na mesa num curto período de tempo. Lighting Bolt complementa com Burn/Remoção enquanto o Thoughtcast permite um “refill” da vossa mão. Na sideboard temos os planos contra MUC e Burn. Sendo que o Ninja é uma excelente carta contra MUC sendo complicada de tirar da mesa e fácil de entrar. Aconselho-vos também a experimentarem o Phyrexian Walker tanto na sideboard como maindeck pois e uma grande carta para lidar com aggros ou fazer passar um ninja despercebido.
Storm
Existem 2.5 variedades de storm. Uma delas aposta no Empty The Warrens + Goblin War Strike para matar o oponente enquanto que a outra utilize múltiplos Grapeshots aliados a uma grande quantidade de Draw. A 0.5ª versão utiliza as duas sendo bastante aberta a construções podendo ser RU, RB ou RUB. È um deck extremamente poderoso mas muito vulnerável a disruption. Aconselho-vos a testa-lo após terem um feelling de como é o metagame de pauper e como certos decks jogam.
Stompy
Um dos melhores decks para quem começa a jogar Pauper, bastante fácil de jogar sendo apenas necessário jogar criaturas e depois atacar com elas. Sendo um deck explosivo graças a Nettle Sentinel + Birchlore Rangers permite jogar a mão toda praticamente ao segundo ou terceiro turno apanhando o oponente completamente desprevenido. Não é um deck versátil tendo sempre o mesmo plano e sem nenhum plano de grande impacto a nível de sideboard mas aconselho-o a quem não quiser gastar muito e não tiver grande pratica com os restantes decks.
De que forma podem ter o vosso deck de pauper sem gastar muito? Aconselho aqueles que já tem accounts a tentarem criar os vossos próprios decks no Deck Editor do MTGO e aos que ainda não tem ai tem uma boa perspectiva de não gastarem muito dinheiro e poderem evoluir como jogadores enquanto se divertem e “ganham” material que vos pode permitir draftar ou melhorar os vossos decks. Existem no Classifieds ( Antigo Market Place ) inúmeros bots que vos permitem comprar entre 32 a 96 comuns por 1 tix o que vos da um grande leque de cartas para construírem os vossos decks sem um grande investimento.
Antes de qualquer comentário acerca da importância do formato a nível de Magic Irl posso já adiantar que de momento não há nenhuma nem existe a possibilidade de vir a ser um formato sancionado em torneios tanto nacionais como internacionais. Mas como a maior parte dos jogadores de Magic eu divirto-me a jogar e portanto tento sempre ter um vibe do maior numero possível de possibilidades de jogo e pauper é deveras divertido e estimulante em termos de deckbuilding. A possibilidade de poder também ganhar dinheiro online com ele contribui para o tornar um formato digno de ser experimentado tanto por jogadores casuais como por jogadores de torneio.
Fiquem bem ,
Andrea Fonseca , Dust_ no MTGO.