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egg_power

De: Lisboa
1/21/2009 2:21:43 PM
[artigo] A Esquiva por votan
Num torneio, além da capacidade de cada jogador, dos matchups e da sorte, há outro factor que influencia os jogos: a arbitragem. Quantos casos conhecem de jogadores que ficaram fora de um Top8 num torneio grande porque sofreram uma penalidade ou que ficaram mesmo fora de um grande evento por serem desqualificados? Eu, no tempo que tenho disto conheço alguns casos e, em todos, se põe a culpa nos árbitros. Fazendo uma analogia mais familiar, é como, num jogo de futebol, marcarmos um golo com a mão e começar a refilar com o árbitro porque o anulou. É como eu costumo dizer: Eu também gostava de jogar futebol com a mão, mas regras são regras.
Ora o grande problema na maior parte destes casos não é a arbitragem, mas sim a falta de informação dos jogadores. Muitos não sabem as consequências que alguns dos seus actos podem ter e isso é prejudicial. Ás vezes basta ter um pouco mais de atenção, um pouco mais de cuidado e as coisas podem correr muito melhor. Hoje decidi deixar-vos uma pequena lista de dicas para que consigam esquivar-se a estes problemas mais facilmente. Assim, aqui ficam 10 pequenos conselhos para que a vossa prestação num torneio não seja afectada por decisões de secretaria:


1. Verifiquem constantemente a qualidade das vossas capas - Mesmo quando compram capas no início de um torneio, é preciso ter cuidado com elas. Os torneios são longos e, ás vezes, uma técnica de baralhar mais agressiva pode estragar uma ou outra capa ou deixar marcas em algumas. Isto pode levar a penalizações por cartas marcadas. Um pequeno passar de olhos pelas capas entre rondas pode prevenir muitos problemas. E não se fiem na opinião de um árbitro 2 rondas antes. Quando perguntam a um árbitro se as capas estão em condições, a sua opinião é válida só naquele momento. Se passados 5 minutos forem alvos de um deckcheck e tiverem cartas marcadas, não é a opinião anterior do árbitro que vos vai safar. Quando pedem a opinião a um árbitro, este deve ver as capas com atenção, mas não pode garantir o que fazem com elas depois de as verem.






2. Escrevam as decklists com calma e reverifiquem a lista antes de a entregarem - Ninguém escreve as decklists com o devido cuidado. Especialmente em eventos de sealed deck, os jogadores esquecem-se de que é importante preencher as decklists convenientemente e, muitas vezes, acabam com erros. Na minha experiência, há vários erros recorrentes, nomeadamente: Falta de nome do jogador na folha, esquecimento de registo de terrenos básicos, registo de uma carta no quadrado abaixo e esquecimento de registar uma carta. Tenham cuidado e registem os vossos decks com calma.






3. Quando tiverem dúvidas em relação a uma jogada, chamem um árbitro - No Magic Português há um pouco a ideia de que é antipático chamar um árbitro para verificar se o adversário está a jogar bem. Isto não podia ser mais errado. Os árbitros estão lá precisamente para tirar estas dúvidas e pressupor que o adversário está agir de boa fé é das piores coisas que podemos fazer. Se alguém fica ofendido por chamarem um árbitro, então é porque, provavelmente, não tem segurança do que está a fazer. Não se esqueçam, um jogador que esteja a agir de boa fé nunca vai ficar chateado por chamarem um árbitro para esclarecer uma dúvida e, mesmo que fique, antes isso do que serem enganados.



4. Antes de olharem para a vossa mão inicial, voltem a contar as cartas para se certificarem que não compraram uma carta a mais - Acontece muitas vezes, em torneios que eu arbitro, jogadores serem forçados a fazer mulligans porque se enganam e compram 8 cartas em vez de 7 na sua mão inicial. O Mulligan existe como uma ferramenta para melhorara a mão inicial. Ser forçado a fazer um Mulligan por um pequeno erro não é muito bom. Especialmente quando um pouco de atenção pode evitar estes problemas.



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5. Ao baralhar, usem pelo menos um pile shuffle para contarem as cartas e se certificarem de que o deck está legal - Um pile shuffle é dividir o deck em X molhos (geralmente 5 a 7). Dispõe-se as cartas na mesa, uma em cada molho, de modo a que e criem X molhos. Aqui o mais importante não é o baralhar em si, mas o facto de que isto permite contar o nosso deck discretamente para fazer uma última verificação do número de cartas no deck antes de apresentar o deck ao oponente. Simples e eficaz.



6. Nunca baralhem com as faces das cartas viradas para vocês – Vê-se muita gente a fazer isto sem saber que é proibido. Poupem-se uma penalização e virem as faces das cartas para baixo para que ninguém as consiga ver.






7. Sejam honestos, mas não confiem nos vossos oponentes – Isto não é uma questão de não ter confiança nos jogadores portugueses ou de haver batotice ou o que quer que seja. Como já disse, um bom jogador não vai achar mal que verifiquem uma dúvida que têm. A verdade é que em 100 jogadores num PTQ, há pelo menos um ou dois jogadores dispostos a fazer batotice para ganhar um jogo. Como não temos maneira de saber quem são esses jogadores, o melhor a fazer é ter cuidado com todos. Muita gente não tem princípios a jogar Magic e isso é prejudicial para a qualidade do nosso jogo. Mais que um direito, eu acho um dever nosso desmascarar estes jogadores.






8. Joguem com calma – Já devem ter ouvido os árbitros a falar da regra do Slow Play e como podem ser penalizados por jogar demasiado devagar. A questão é que jogar demasiado depressa também não é solução. Jogar demasiado depressa dá origem a erros estúpidos e ninguém quer fazer esse tipo de erros. O segredo aqui é que Slow Play, como o nome indica, se refere a jogar devagar. Não precisam de jogar a toda a velocidade para não levar um Warning por Slow Play, apenas precisam de não levar uma eternidade a tomar decisões. Assim, têm tempo para ser um pouco cuidadosos, especialmente com o que fazem. Por inúmeras vezes vi jogadores que, com a pressa de jogar, compram 2 cartas no turno (sem querer). Não se apressem. Apesar de tudo, têm muito tempo para jogar o vosso jogo.






9. Oiçam os comunicados dos Árbitros – Durante os torneios, os árbitros fazem vários comunicados com informação importante para os jogadores. É fundamental para um jogador estar a par destes comunicados para não ser apanhado desprevenido por alguma situação que possa evitar. Este tipo de informação pode até ser óbvia em alguns casos, mas noutros é muito importante e é sempre bom saber o que foi dito pela organização de um torneio.



10. Estejam atentos ao afixar de Pairings – Pelas regras do Magic, quem não estiver no seu lugar no início de uma ronda, leva um Game Loss. Assim, é muito importante para um jogador estar a par do desenrolar dos acontecimentos e saber quando a nova ronda é afixada para se poder dirigir para o seu lugar o mais depressa possível. Esta é uma pena pesada para uma infracção que é fácil de contornar.

Bem, e com isto vos deixo. Espero que este artigo vos ajude no futuro e vos desperte para os principais erros funcionais que um jogador pode cometer durante um torneio.

Este fim-de-semana vou jogar o Prize Money da Moita e, por isso mesmo, o meu artigo da semana que vem vai constar da lista do deck que levarei para o evento, razão para a escolha e report da minha prestação no evento.

Fiquem bem e até para a semana….

Luís Ribeiro
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