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-->Fórum --> Artigos-->[Artigo] Planeswalkers de Alara por tomas a.m. Responder

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UtilizadorResposta

egg_power

De: Lisboa
12/8/2008 1:31:58 AM
[Artigo] Planeswalkers de Alara por tomas a.m.
Planeswalkers de Alara

Com a saída de Shards of Alara, vieram novos planeswalkers! Eu, pessoalmente sou fã deste tipo de carta, pois, no geral, são todos muito poderosos! Se não sabem o que um planeswalker é, recomendo-vos www.magictuga.com/topico.asp?topico=43412 (este topico), pois já tenho visto coisas que me deixaram traumatizado feitas por pessoas que não sabiam as regras destes, nomeadamente dizer que os planeswalkers são barreiras 0/X, em que x é a sua lealdade, ou que «supostamente» se pode obter mana infinita jogando a 1º habilidade do Garruk Wildspeaker, pois achavam que esta se podia jogar as vezes que quisessem por turno:s.

Mas hoje o tema é outro. Vou falar sobre o impacto que os planeswalkers de Alara poderão ter no metagame de vários formatos. Esses planeswalkers são:

Ajani Vengeant
Elspeth, Knight-Errant
Sarkhan Vol
Tezzeret the Seeker

Vamos lá?

Ajani Vengeant

Breve história

Ajani Vengeant é um planeswalker que controla as magias branca e vermelha. Seu novo foco é a magia da vingança: mágicas que punem os malfeitores e arrasam seus inimigos.

Ajani nasceu em Naya. Desde nascença que teve problema de integração no seu bando, pois era albino, o que era muito mal visto. Só o seu irmão Jazal, líder do bando, é que se importava com ele.
Uma tenebrosa noite, um misterioso acontecimento originou a morte de Jazal. Devido à emoção forte, a centelha dele activou-se (centelha, é algo que só 1 em cada milhão de seres nasce com; Se o portador da centelha sofre uma grande emoção, esta activa-se e ele torna-se num planeswalker, ou seja, ele pode atravessar planos), E a sua Ira transportou-o para Jund, onde encontrou Sarkhan Vol, que basicamente deu-lhe algumas respostas. Ajani assim torna-se em Ajani Vengeant, um planeswalker com uma enorme sede de vingança, que faz tudo para encontrar o assassino do seu irmão.

Numa fase mais tardia da sua vida, Ajani torna-se em Ajani Goldmane, em que já está mais velho, a sua sede de vingança diminuiu, mas ainda pecorre Naya em busca dos assassinos do seu irmão.

Se quiserem ver esta história de uma maneira divertida (banda desenhada), vão a estes três links:

www.wizards.com/Magic/Multiverse/Article.aspx?x=mtgcom/feature2/1694

www.wizards.com/Magic/Multiverse/Article.aspx?x=mtgcom/feature2/1699

www.wizards.com/Magic/Multiverse/Article.aspx?x=mtgcom/feature2/1704



Breve análise

Como foi a carta do pre-realease de Alara, uma grande percentagem dos fãs de magic tem uma cópia de Ajani Vengeant. Não posso dizer que ele seja dos piores planeswalkers. Confesso que a minha ideia inicial dele não fosse nada boa, mas com o tempo aprendi a dar o respeito que ele merece. Que é bastante. A primeira habilidade permite logo inutilizar o Demigod of Revenge ou outra criatura chata, assim como pode inutilizar um terreno de maneira a que o oponente não possa jogar uma futura ameaça no turno dele. Muito bom mesmo. Pode mudar os planos de jogo do oponente significativamente, atrasando-o um bocado. A segunda habilidade pode eliminar uma criatura ou reduzir os pontos de vida do oponente, enquanto aumenta os nossos. É brutal! Muito barata, é uma réplica da grande carta Lightning Helix, que foi um dos factores que fez a guilda de Boros tão popular em Ravnica. A última pode dar muito jeito no fragmento de Naya, mas é muito cara para chegar a ver jogo.

Decks em que está inserido

Ajani Venjeant vai ver muito jogo em T2:

Brett Anderson’s White Weenie

Terrenos
4 Battlefield Forge
3 Mountain
3 Reflecting Pool
4 Plains
4 Rugged Prairie
4 Windbrisk Heights

Criaturas
4 Kitchen Finks
4 Figure of Destiny
4 Murderous Redcap
4 Mogg Fanatic
4 Knight of the White Orchid
1 Burrenton Forge-Tender
4 Ranger of Eos
3 Reveillark
3 Siege-Gang Commander

Outras mágicas
4 Ajani Vengeant
4 Mind Stone

Sideboard
4 Guttural Response
3 Runed Halo
4 Vithian Stinger
4 Wrath of God

Eis uma boa descrição do deck:


Naya Aggro by Dan Huffman
Criaturas :
4 Birds of Paradise
4 Bloom Tender
3 Chameleon Colossus
2 Figure of Destiny
4 Kitchen Finks
3 Realm Razer
4 Woolly Thoctar

Instantâneas
3 Magma Spray
4 Naya Charm

Terrenos
3 Brushland
2 Fire-Lit Thicket
2 Forest
2 Jungle Shrine
4 Karplusan Forest
4 Mutavault
4 Treetop Village
3 Wooded Bastion

Planeswalkers
3 Ajani Vengeant
2 Garruk Wildspeaker

Sideboard
1 Chameleon Colossus
2 Cloudthresher
4 Naturalize
4 Firespout
4 Pyroclasm

Vamos supor que no primeiro turno jogamos um Figure of Destiny, e no turno logo asseguir jogamos Bloom Tender. Desta feita, o Bloom Tender vai poder gerar ao 3º turno , o que é o mesmo que dizer que temos uma mana de todos os tipos de mana que o deck utiliza ao terceiro turno, apenas por virar uma criatura. Isto é suficiente para construir grande parte do nosso jogo, ou seja, podemos jogar criaturas como Woolly Thoctar ou Chameleon Colossus ao terceiro turno. E quando já tivermos criaturas suficientes para ganhar o jogo, usamos Realm Razer. O oponente fica sem possibilidades de responder e nós ainda temos o bloom a vomitar mana. Depois O Ajani pode tratar da criaturas que o adversário tiver em jogo.

Naya em Bloco

Criaturas
2 Bull Cerodon
4 Druid of the anima
2 Godsire
2 Drumhunter
2 Keeper of Progenitus
2 Mosstodon
3 Realm razer
4 Wild Nacatl
4 Woolly Thoctar

Outras Mágicas:
2 Soul’s Fire
2 Oblivion ring
4 Naya Charm
3 Ajani Vengeant

Terrenos
4 Naya Panorama
4 Jungle Shrine
4 Plains
8 Forest
4 Mountain

Decidi que queria postar um deck apenas com cartas de Alara, para cada planeswalker, para mostrar o desempenho destes nos fragmentos a que pertencem. O resultado neste caso foi um deck cheio de criaturas gigantescas, que podem tirar grande partido com habilidades como a de Mosstodon, e que entram relativamente cedo com a ajuda de alguns geradores de mana.


Ajani vengeant vai ver muito jogo futuramente, e tenho um pressentimento que o preço dele vai subir de certeza. Como já disse, as primeiras duas habilidades são excelentes, para manter as criaturas do oponente inofensivas, o que o faz um planeswalker excelente para «controlar» as criaturas do oponente


Agora vamos passar para:

Elspeth, Knight-Errant

Breve história

Elspeth Tirel é uma planeswalker que controla a magia branca. Ela tem a poderosa magia da comunhão e da fortificação: mágicas que constroem poderosos exércitos, lhes dão força e os protegem contra danos.

Elspeth nasceu num plano de conflitos e de escuridão. Quando a sua centelha de planeswalker foi acesa, ela deixou o seu lar sem nunca mais olhar para trás. Ela vagou pelo multiverso em busca de um mundo no qual pudesse fazer parte, um mundo que tivesse o que faltava ao seu lar verdadeiro: paz, amor e espírito de comunidade. Ela encontrou todas essas qualidades em Bant.

Com suas excelentes qualidades de combate e devoção à nobreza, Elspeth tornou-se numa amazona campeã na nação de Bant chamada Valeron. Ela evita perguntas sobre as suas origens, feliz em dedicar sua vida ao seu lar adotivo. Ela tornou-se uma planeswalker com uma característica muito particular — não tem nenhuma vontade de vagar pelos planos novamente.



Elspeth, Knight-Errant Tem uma particularidade que a torna diferente de outros planeswalkers : Ela tem duas habilidades que aumentam os seus marcadores de Lealdade! E por sinal boas habilidades! A primeira põe um soldado em troca de mais um marcador de lealdade. Pode ser útil para bloquear uma criatura gigantesca, ou ainda melhor, impedir todo o dano se combate que os oponentes iriam causar com Knight-Captain of Eos. A segunda é ainda melhor, e interage extremamente bem com a habilidade de Exaltado de Bant. Cria-se uma criatura gigantesca com a acumulação das habilidades de exaltado, e depois elevamo-la aos céus com um fantástico bónus de +3/+3! Com cartas como Raquif of the Many, temos quase o jogo ganho. A última, tem uma boa sinergia com a primeira, e é quase vitória garantida com Empyrial Archangel. A partir do momento em que jogamos a última habilidade, já há pouco que o oponente possa fazer. Nessas alturas, mágicas como Wrath of Good podem ser particularmente devastadoras.

Decks em que está inserido

Para jogar com este tipo de planeswalker, temos aquelas criaturas pequeninas e irritantes. Sim, adivinhaste, os Kithkins

Kithkin by Nicholas Feitel

Creatures
4 Cloudgoat Ranger
4 Figure of Destiny
4 Goldmeadow Stalwart
4 Knight of Meadowgrain
4 Knight of the White Orchid
1 Mirror Entity
4 Wizened Cenn

Outras mágicas
3 Unmake
4 Spectral Procession
1 Rise of the Hobgoblins

Terrenos
17Plains
3 Rustic Clachan
4 Windbrisk Heights

Planeswalkers
3 Elspeth, Knight-Errant

Sideboard
4 Burrenton Forge-Tender
3Oversoul of Dusk
4Stillmoon Cavalier
3Wispmare
1Unmake

Fácil de jogar, tentar meter o maior número de criaturas possíveis e atacar. Pode ser muito vulnerável a mass removal, mas é aí que Elspeth, Knight-Errant pode entrar. Também é útil para projectar um grande ataque. Nada mais a acrescentar. Acho que todos estão familiarizados com este tipo de deck.

Bant Aggro by Steven Gardiner

Creatures
4 Birds of Paradise
4 Jhessian Infiltrator
3 Rafiq of the Many
4 Rhox War Monk
4 Shorecrasher Mimic

Outras mágicas
4 Bant Charm
2 Broken Ambitions
4 Cryptic Command
3 Giant Growth
1 Might of Oaks
2 Negate

Lands
2 Adarkar Wastes
3 Brushland
2 Flooded Grove
2 Mystic Gate
4 Reflecting Pool
4 Seaside Citadel
3 Treetop Village
3 Yavimaya Coast

Planeswalkers
2 Elspeth, Knight-Errant

Sideboard
2 Cloudthresher
2 Flashfreeze
4 Guttural Response
3 Wrath of God
4 Story Circle

Outro deck em que a segunda habilidade de Elspeth, Knight-Errant pode brilhar. É um deck bastante agressivo, com criaturas rápidas como Shorecrasher Mimic, geradores de mana como Birds, e algumas criaturas com exaltado. Além disso, tem um grande leque de mágicas que permitem controlar o jogo. Isto é apenas uma lista das imensas listas que se podem fazer com este fragmento, mas é aquela em que Elspeth, Knight-Errant faz mais sentido. Bant em T2 será uma grande ameaça.

Bant em bloco

Creatures
4 Akrasan Squire
3 Battlegrace Angel
2 Court Archers
4 Jhessian Infiltrator
2 Qasali Ambusher
3 Rafiq of the Many
3 Rhox Charger
3 Sigield Paladin
2 Steward of Valeron
3 Rhox war monk
2 Bant Battlemage

Other spells
4 Bant Charm
4 Oblivion Ring
2 Elspeth, Knight-Errant

Lands
7 Plains
4 Island
5 Forest
4 Bant Panorama
4 Seaside Citadel

Um deck composto apenas com cartas de Alara, mas muito forte, que explora a fantástica mecânica de exaltado, que pode projectar criaturas gigantescas rapidamente.

É um planeswalker forte, mas ainda não viu muito jogo, espero que veja mais no futuro.


Sarkhan Vol

Breve história

Sarkhan Vol é um planeswalker que controla as magias vermelha e verde. Sua especialidade é o xamanismo draconiano: mágicas que invocam dragões e incitam a ira e a paixão da raça dos dragões.

Sarkhan Vol vem de um plano em que líderes territoriais lutam entre si numa guerra brutal e interminável. Nesse plano, os dragões foram caçados até a sua extinção por desporto e glória. Sarkhan pertencia a um círculo xamânico que venerava os dragões como predadores supremos, a expressão mais pura do impulso ardente comum a todas as formas de vida.

Durante um profundo transe xamânico, Sarkhan teve uma visão de um antigo espírito de dragão, e foi durante este momento transcendental que a sua centelha de planeswalker se acendeu. Ao compreender que existiam outros planos além do seu, Sarkhan deu início a uma busca para compreender o espírito de dragão, e para encontrar um plano no qual pudesse olhar nos olhos de um dragão.

Após muitos anos de busca através dos planos, ele encontrou Jund, um mundo dominado por dragões, e então soube que havia encontrado seu prêmio. É aqui que Sarkhan procura um exemplar da raça dos dragões, a expressão máxima da perfeição predadora digna de sua adoração.

Breve análise

É uma carta bem balançada, todas as habilidades são excelentes. A primeira, é óptima, pois alem de permitir que o nosso ataque seja mais mortífero, ainda pode fazer com que qualquer criatura que tenhamos adicionado este turno faça parte do combate. Funciona bem com a segunda habilidade do Garruk. Estes planewalkers juntos, podem produzir uma besta 4/4 com ímpeto todos os turnos. A segunda permite que o oponente leve nas fuças com a sua própria criatura, e, se esta sobreviver, podemos sempre jogar uma criatura com devorar para assegurar que o oponente nunca mais veja a criatura roubada. Isto apenas por 2 marcadores. A última pode acabar o jogo, com 5 dragões que atacam por 20, e esta só pede 6 marcadores, portanto, tendo em conta que ele entra com 4, é fácil jogá-la.



Decks em que está inserido

Sarkhan Vol, vai vendo algum jogo, ainda que tímido, em todos os formatos.

Legacy: zoo by Berry Linaud

Creatures
4 Dark Confidant
2 Jötun Grunt
4 Kird Ape
4 Tarmogoyf
2 Tin Street Hooligan
4 Wild Nactal
4 Woolly Thoctar

Other spells
4 Lightning Bolt
2 Lightning Helix
4 Swords to Plowshares
3 Rancor
4 Seal of fire

lands
1 Badlands
1 Bayou
4 Plateau
4 Savannah
2 Taiga
3 Windswept Heath
3 Wooded Foothills

Planeswalkers
2 Sarkhan Vol

Sideboard
4 Gaddock Teeg
1 Ancient Grudge
2 Krosan Grip
1 Naturalize
3 Pyroblast
2 Relic of Progenitus
2 Tormod’s Crypt

Um zoo, fácil de compreender. O objectivo é simples, pôr o maior numero de criaturas em jogo e atacar, ou seja, abusar da primeira habilidade do Sarkhan, e depois acabar o jogo com dragões a voarem por cima das defesas do oponente.

T2: (B)(G)(R) Tokens by Michael Rooks
Criaturas
2 Furystoke Giant
4 Nantuko Husk
3 Sprouting Thrinax
4 Siege-Gang Commander

Outras mágicas
4 Bone Splinters
4 Dragon Fodder
4 Bitterblossom
4 Incenerate

Terrenos
4 Fire-Lit Thicket
2 Graven Cairns
1 Mountain
4 Reflecting Pool
4 Savage Lands
1 Swamp
2 Twilight Mire
3 Vivid Marsh
3 Vivid Crag

Planeswalkers
3 Garruk Wildspeaker
2 Sarkhan Vol

Sideboard
4 Kitchen Finks
4 Guttural Response
4 Thoughtseize
3 Grave Pact

Um bom deck, o objectivo é meter o maior numero de fichas, e dar-lhes um bom uso, seja este atacar, sacrificar para Nantuko Husk ou para virar com Furystoke Giant. Estas fichas geram-se com Sprouting Thrinax mais Bone Splinters, criando três fichas e destruindo uma criatura, o sempre bom Siege-Gang Commander e uma Bitterblossom Para irritar o oponente. Creio que é um deck competitivo e muito divertido.

Sarkhan Vol em bloco

Criaturas
4 Sprouting Thrinax
2 Predator Dragon
4 Mycoloth
2 Skullmulcher
4 Jund Battlemage
2 Kresh the Bloodbraided
2 Thorn-Thrash Viashino

Outras mágicas
4 Bone Splinters
2 Gift of the Gargantuan
4 Dragon Fodder
4 Goblin Assault
4 Jund Charm

Planeswalkers
2 Sarkhan Vol

Terrenos
4 Savage Lands
4 Jund Panorama
5 Forest
8 Mountain
3 Swamp

Jund futoramente será um bom deck em bloco. Tem criaturas que crescem muito rapidamente. Tem outras que, alem de crecerem, ainda nos dão o fantástico beneficio de colocar um exercito de criaturas em jogo como Mycoloth, para alimentar o próximo. Sarkhan Vol Pode funcionar aqui muito bem, devido à interacção da sua 2º habilidade com devour, ou simplesmente fortalecendo ainda mais uma criatura que entrou neste turno, e dando-lhe ímpeto. No entanto, Jund tem uma fraqueza. Não é simpático quando sacrificamos todas as nossas criaturas para inchar uma, e depois aprece um Bant Charm ou um Oblivion ring, por isso devemos ser cuidadosos a jogar com o deck, e não sacrificar todas as nossas criaturas duma vez, ainda que seja apetitoso.

As verdades são para ser ditas, e Sarkhan Vol, o mais sobrevalorizado dos planeswalkers, omais caro de todos, é capaz de ser o que vê menos jogo.



Tezzeret the Seeker

Breve história

Tezzeret é um planeswalker que controla a magia azul. Ele é especializado em invenções: mágicas que criam, manipulam e até mesmo dão a vida a artefatos.

Tezzeret era um talentoso artesão do fragmento de Alara chamado Esper. Como todos os esperianos, ele teve parte de seu corpo "aprimorada" pela liga mágica etherium (metal especial), parte de uma abrangente iniciativa planar para aperfeiçoar corpo e mente.

Tezzeret tornou-se um iniciado na seita de magos chamada Caçadores de Carmot com o propósito de ter acesso ao Códice do Etherium, um tomo secreto que a seita alega ter sob seu poder. Quando penetrou no santuário dos Caçadores, ele descobriu verdades que os outros não queriam que soubesse, e encontrou-se aprisionado numa conspiração muito maior que ele.



Breve analise

A primeira habilidade de Tezzeret pode ser muito útil, especialmente com artefactos que tenham habilidades activadas que impliquem virar. A segunda rebenta com tudo. Permite ir buscar um artefacto qualquer e pô-lo directamente em jogo! Isto pode ser facilmente abusado se os artefactos tiverem custo zero. E quando conseguirmos encher o nosso lado do campo com artefactos, basta usar a ultima habilidade do Tezzeret, que está muito baratinha, pois pode entrar no turno logo asseguir àquele em que Tezzeret foi jogado, para a vitória. O facto de Tezzeret precisar de artefactos para ser eficiente, faz com que não seja muito jogável em T2, mas muito jogado em outros formatos.

Decks em que está inserido

Tezzeret by Elías Úbeda (vintage)

Criaturas :
1 Darksteel Colossus

Instantâneas :
1 Ancestral Recall
1 Brainstorm
1 Fact or Fiction
4 Force of will
1 Gifts Ungiven
1 Gush
4 Mana Drain
1 Mystical Tutor
2 Repeal
4 Thirst for Knowledge
1 Vampiric Tutor
1 Wipe Away

Feitiços :
1 Demonic Tutor
1 Merchant Scroll
1 Time walk
1 Tinker
1 Yawgmoth’s Will

Artefactos :
1 Black Lotus
1 Engineered Explosives
1 Lotus Petal
1 Mana vault
1 Mox Emerald
1 Mox Jet
1 Mox Pearl
1 Mox Ruby
1 Mox Sapphire
1 Sensei’s Divining Top
1 Sol Ring
1 Time Vault
1 Tormod’s Crypt
1 Voltaic Key

Terrenos :
3 Flooded Strand
6 Island
1 Library of Alexandria
2 Polluted Delta
1 Tolarian Academy
3 Underground Sea

Planeswalkers :
2 Tezzeret the Seeker

Sideboard :
2 Sower of Temptation
1 Yixlid Jailer
1 Darkblast
1 Extirpate
2 Hurkyl’s Recall
4 Duress
1 Tendrils of Agony
1 Engineered Explosives
2 Tormod’s Crypt

Este deck apresenta imensas cartas de controlo. Tem muitas mox e outros artefactos que geram mana por custos reduzidos ajudando a formar uma boa base de mana, que podem ser postos directamente em jogo com a Segunda habilidade de Tezzeret, e que também, uma vez em jogo, interagem bem com a 1º habilidade deste. Force of will e Mana Drain ajudam a abrandar o oponente, enquanto Fact or Fiction e Ancestral Recall aceleram o nosso jogo. Para acabar o jogo, podemos usar Tinker com Darksteel Colossus, ou, mais divertido, usar a ultima habilidade de Tezzeret.

The Tezzerator by Kenny Öberg

Criaturas
4 Trinket Mage
3 Vendilion Clique
1 Venser, Shaper Savant

Instantâneas
2 Cryptic Command
3 Spell Snare
3 Stifle
4 Thirst for Knowledge

Artefactos
1 Aether Spellbomb
2 Chalice of the Void
4 Chrome Mox
2 Engineered Explosives
1 Ensnaring Bridge
1 Pithing Needle
1 Pyrite Spellbomb
1 Trinisphere
2 Vedalken Shackles

Terrenos
2 Academy Ruins
1 Breeding Pool
4 Flooded Strand
1 Great Furnace
6 Island
1 Miren, the Moaning Well
3 Polluted Delta
1 Riptide Laboratory
3 Steam Vents

planeswlakers
3 Tezzeret the Seeker

sideboard
4 Ancient Grudge
1 Stifle
4 Firespout
3 Blood Moon
2 Threads of Disloyalty
1 Tormod’s Crypt

Uma boa descrição do deck:



Esper em bloco

Criaturas
2 Esper Battlemage
4 Ethersworn Canonist
4 Master of Etherium
3 Sharuum the Hegemon
3 Etherium Sculptor
4 Tower Gargoyle
4 Sanctum Gargoyle

Outras mágicas
4 Esper Charm
2 Executioner’s Capsule
4 Oblivion Ring
3 Scourglass
3 Tezzeret the Seeker

Terrenos
4 Arcane Sanctum
4 Esper Panorama
7 Island
3 Swamp
6 Plains

Tentei fazer um deck que usasse artefactos potentíssimos para controlar o jogo como Scourglass e Ethersworn Canonist, para arruinar o jogo do oponente sem necessariamente atrasar o nosso, e depois usar cartas como Sharuum the Hegemon para devolver estes para jogo e repetir a dose, enquanto a ultima habilidade de Tezzeret não chegava para acabar o jogo. No entanto, havia tantas cartas boas e indespensáveis no deck, que me atrapalhei, e não fiquei muito contente com o resultado final. No entanto é um deck bom, E reparem que mal entra, Tezzeret só não pode pôr logo directamente em jogo 6, dos 29 artefactos do deck

Tezzeret pode não ser uma bomba no formato perferido de toda a gente, mas é bom em praticamente tudo o resto.



Mas agora eu pergunto, para quê jogar com um planeswalker, se se pode jogar com todos?


Aqui podem se ver todos os nove planeswalkers!

Há quem se aventure e jogue com todos (ou quase todos eles):

Fellowship of the Ring by Erik Ryding and Wilhelm Dubber

Criaturas
3 Murderous Redcap

Instantaneas
4 Condemn
2 Naya Charm

Feitiços
4 Wrath of God

Encantamentos
4 Fertile Ground
2 Oblivion Ring

Artefactos
2 Mind Stone
2 Rings of Brighthearth

Terrenos
2 Battlefield Forge
2 Brushland
3 Fire-Lit Thicket
4 Jungle Shrine
2 Karplusan Forest
3 Reflecting Pool
4 Treetop Village
3 Wooded Bastion

Planeswalkers
4 Ajani Vengeant
4 Chandra Nalaar
1 Elspeth, Knight-Errant
4 Garruk Wildspeaker
1 Sarkhan Vol

Sideboard
1 Burrenton Forge-Tender
1 Flameblast Dragon
4 Kitchen Finks
2 Guttural Response
4 Hallowed Burial
1 Oblivion Ring
4 Raking Canopy
1 Relic of Progenitus

Este não é um mau deck. Usa muitos planeswlkers, o que é óptimo no late game, em que podemos desfrutar de imensas habilidades por turno. Pode fazer jogadas como ao segundo turno pôr Fertile Ground e ao terceiro jogar um Garruk, que a partir da primeira habilidade deste consegue gerar imensa mana, para pôr mais planeswalkers. Rings of Brighthearth pode copiar as habilidades mais perigosas. Mas no entanto, apesar de ter potencialidades, não arriscaria jogar com uma lista destas, pois considero que aja melhores decks.

Foi tudo por hoje, espero que tenham gostado.

tomas a.m



Alterado a 08-12-2008 22:36:50 por egg_power

Midas


De: rio tinto
12/10/2008 7:21:03 PM
very nice
gostei bastante do artigo, facil de se ler, nada cansativo, muito bom.

quanto ao assunto em si, acho que todos os planeswalkers por si só sao bombas ( ate a chandra, que todos dizem ser o pior planeswalker, estou com uma certa expectativa que futuramente exista jogo com ela), neste momento uso um deck de lifelink black\white e uso dois ajanis goldmage, bombam muito lá, mas claro que tambem temos garruks em decks de elfos( qe ate agora acho qe é a melhor prestaçao de um planeswalker num deck), e a elspeth em white winnies, etc, etc.
Concluindo acho que a wizards fez bem em lançar este tipo de carta para o jogo, veio dar uma frescura ao mesmo.

abraço

antoniolc


De: Almeirim
12/8/2008 1:49:03 PM
re
Bom artigo, é sempre intressante ver os focos em que os difrentes Planeswalker podem ser aplicados.
Gostei especialmente da parte dos difrentes decks em que estes podem ser inseridos, os baralhos que podemos construir à volta deles. De todos, o que mais gosto é Sarkhan Vol pelo facto que podemos tirar muito partido das suas habilidades roubando uma criatura ao adversario e ainda fazer-lhe Devour como referiste.

Só mesmo a imagem da Elspeth é que podia estar mais reduzida.

Parabéns
Responder

[1]