Desta vez, o meu artigo é sobre coldsnap.
Poucos jogadores se lembram da edição
Ice age (idade do gelo]. Esta foi uma edição que saiu em Junho de 1995, e que introduziu as permanentes da neve, a manutenção cumulativa, e os cantrips, aquela coisa muito jeitosa no fim dum feitiço ou instantânea que diz (compre uma carta).
Também poucos se lembram de
Alliances, edição que ficou marcada por ter editado a carta
Force of Will, e não me venham com coisas, esta e a melhor anula de sempre.
Mas o que e que estas edições têm a ver com Coldsnap? Simples, apesar de Coldsnap ter sido editado quase 11 anos depois dessas edições, todas estas fazem parte do bloco de Ice age (primeiro bloco da historia do magic. Por razões politicas, a wizards foi forçada a editar a edição
Homelands em vez de coldsnap.
Decks Temáticos:
Como qualquer bloco, os decks temáticos de coldsnap reeditaram cartas das edições anteriores do bloco ice age (Homelans e Alliances). Essas cartas são:
Cartas reeditadas pelo deck: Aurochs Stampede
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Gorilla Shaman
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Orcish Lumberjack
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Tinder Wall
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Woolly Mammoths
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Aurochs
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Deadly Insect
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Giant Trap Door Spider
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Incinerate
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Bounty of the Hunt
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Whalebone Glider
Cartas reeditadas pelo deck: Kjeldoran Cunning
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Kjeldoran Elite Guard
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Kjeldoran Home Guard
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Zuran Spellcaster
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Reinforcements
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Swords to Plowshares
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Disenchant
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Kjeldoran Pride
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Scars of the Veteran
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Brainstorm
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Portent
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Lat-Nam’s Legacy
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Binding Grasp
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Wings of Aesthir
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Plains
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Island
Cartas reeditadas pelo deck: Snowscape
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Viscerid Drone
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Mistfolk
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Storm Elemental
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Gangrenous Zombies
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Legions of Lim-Dûl
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Drift of the Dead
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Phantasmal Fiend
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Essence Flare
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Snow Devil
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Browse
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Iceberg
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Arcum’s Weathervane
Cartas reeditadas pelo deck: Beyond the Grave
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Insidious Bookworms
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Kjeldoran Dead
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Ashen Ghoul
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Balduvian Dead
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Orcish Healer
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Dark Ritual
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Casting of Bones
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Dark Banishing
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Soul Burn
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Death Spark
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Barbed Sextant
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Skull Catapult
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Swamp
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Mountain
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Forest
Apesar de terem sido reeditadas, isso não faz com que estas sejam legais em Standart (à excepção dos terrenos básicos). Essas cartas mantiveram o art work original, mas foram-lhes dados novos textos (actualizados) e cores de raridade no símbolo da edição.
As Mecânicas de Coldsnap
Ripple X (Ondular X)- Quando se joga uma mágica com ripple, nós podemos revelar as X primeiras cartas do nosso baralho. Se alguma delas tiver o mesmo nome que a mágica jogada, podemos pôr essa carta em jogo sobre o nosso controlo, e colocar as cartas reveladas no fundo do baralho. Isto vai desencadear de novo a habilidade de Ripple. Esta habilidade é muito difícil de funcionar a 100%, mas há um caso em que funciona perfeitamente. Imaginemos o seguinte deck:
18 Swamp
18 Terrenos
34
Relentless Rats
34 Criaturas
4
Thrumming Stone
4
Dark Ritual
Podemos usar a carta
Thrumming Stone para interagir com os ratos da seguinte maneira: Com
Thrumming Stone em campo, jogamos
Relentless Rats. Este revelará 4 cartas do topo do teu baralho, e, como a maior parte deste são
Relentless Rats, é muito provável que consigas pôr todos os ratos do baralho em jogo duma só vez.
Recover (Resgatar)- Quando uma criatura é colocada no teu cemitério vinda do jogo, e se tiveres uma carta com resgatar no teu cemitério, podes pagar um custo indicado por essa carta. Se o fizeres, devolves essa carta do teu cemitério para a tua mão. Se não o fizers, tens de remover a carta com resgatar de jogo. Acho que é muito pouco jogável.
Manutenção Cumulativa- Já e uma habilidade antiga. Uma permanente com Manutenção Cumulativa, para permanecer em jogo, tem que se pagar um custo crescente, todas as tuas manutenções. Se a carta tiver manutenção cumulativa 1, na tua próxima manutenção, pões um marcador de tempo nessa criatura, e pagas 1. Na manutenção a seguir a essa, pões mais um marcador, e pagas 2, e assim sucessivamente. Geralmente, este efeito é pejorativo, mas há certos casos em que dá muito jeito. A carta
Braid of Fire, põe imensa mana à disposição graças à sua habilidade de manutenção cumulativa. O problema, é que só podemos usar essa mana durante a manutenção. E é ai que as outras cartas com manutenção cumulativa entram.
Braid of Fire com
Earthen Goo pode dar numa criatura que fica maior a cada turno, com atropelar, muito dano com
Magmatic Core e mais criaturas cada turno com
Hibernation’s End
Permanente da neve – Coldsnap introduziu um novo super tipo de permanentes. Estou a falar claramente de neve.
Diamond Faerie, tem uma habilidade activada que tem um símbolo que parece um floco de neve. Esse símbolo pode ser pago tanto por um
Snow-Covered Swamp Snow-Covered Plains. Depois à cartas como
Rimefeather Owl que se torna gigantesca consoante o numero de permanentes da neve que tu tens.
Diamond Faerie
Alguns ciclos de Coldsnap
Um dos ciclos de Coldsnap, é composto por instantâneas / feitiços que têm efeitos mais poderosos dependendo do numero de cartas com o mesmo nome que estas, em todos os cemitérios:
Feast of Flesh Gira para eliminar pequenas pragas, não se vê muito a jogar.
Kjeldoran War Cry- Não é mesmo nada má! Boa para kitkins.
Rite of Flame- A minha favorita, entra em muitos decks vermelhos, dos quais destaco Dragonstorm.
Rune Snag- 2º melhor anula em T2 (primeira é o pote azul, e não me venham dizer que isto é pior do que o pacto da negação)
Sound the Call- é fraca, pois põe só uma ficha. Seria muito melhor se custasse só 2 manas.
Outro grande ciclo é os Martyr. Criaturas de uma mana que fazem um efeito que envolve sacrifício e revelar cartas na mão de uma certa cor.
Martyr of Ashes- Muito boa contra kitkins, geralmente dá 3/4 de dano
Martyr of Bones- decente contra reanimate. Deveria ver-se muito mais em sideboard do que se vê.
Martyr of Frost- Boa anula.
Martyr of Sands- A mais famosa do ciclo, ganha-se muita vida.
Martyr of Spores- Pouco jogável. Efeito muito mau.
Vou mencionar só mais este:
Allosaurus Rider- Isto pode ser uma 2/2 no primeiro turno
Commandeer- Efeito mais estranho que já vi
Fury of the Horde- E o jogo acabou!
Soul Spike- Dá muita vantagem logo no primeiro turno.
Sunscour- Tão bom como Wrath of Good
Algumas cartas que merecem ser mencionadas:
Vanish Into Memory – Uma carta normal, bem balançada, que nos pode dar muito jeito se soubermos jogar com ela. Mas Eu estou a falar desta carta, porque tem uma particularidade: é a vencedora do concurso «You Make the Card» Como podemos ver
aqui. Antes ela era assim:
E acabou assim:
Counterbalance – Esta carta com
Sensei’s Divining Top consegue anular uma percentagem considerável das mágicas jogadas pelo oponente.
Há decks que exploram isto.
Darien, King of Kjeldor – Efeito impressionante. Combina-se com
Soul Warden, e nunca mais se perde vida.
Haakon, Stromgald Scourge- Usamos
Buried Alive, para por isto no cemitério e ir buscar mais dois cavaleiros.
Dark Depths – A maior criatura da historia do magic, podes pô-la logo em campo com
Æther Snap.
Vejam aqui um deck à volta disso
Juniper Order Ranger – Funciona muito bem com criaturas com pressestir, especialmente com o redcap
Phyrexian Soulgorger- Ninguém gosta desta carta porque tem de se sacrificar criaturas. Pois bem, para as habilidades de manutenção cumulativa, nós temos
Eon Hub, e assim ficamos com uma 8/8 em campo sem ter de pagar qualquer tipo de custos.
E é tudo por hoje. Comentem.
Alterado a 20-07-2008 13:56:38 por tomas.a.m