Visto que toda a gente está a fazer artigos eu tmb vo entrar na onda.
Este artigo tem como objectivo apresentar vários decks combo com as devidas análises e todas essas coisas que vocês sabem mas que não me está a apetecer escrever devido a serem muitas e depois torna-se chato estarem a ler frases grandes como a que ia escrever sobres a descricção do artigo então acho melhor deixar tal e qual assim como está
Vou começar por definir o que é combo e o que não é combo.
Um combo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é sempre uma combinação de prai 2 cartas.
Ex: Há pessoal que diz ke imprimir Lightning Helix num "pau" é um combo
Um combo é uma combinação de cartas que te fazem ganhar o jogo atravez de multiplas mágicas ou por vezes poucas.
Ex2: EOT do adversário. Sacrificar 5 saclands(1), 9 ou 10 mana no ar, ajustar a mana com Terrarion com 4 manas jogar Insidious Dreams enquanto o trigger está na stack, descartar a mão toda excepto Balancing Act ir buscar por exemplo 1 Quicken, Lotus Bloom e Terravore (pela ordem apresentada) com o trigger(3) do Terrarion draw no Quicken, Quicken da draw para Balancing Act, jogar act com as restantes manas e dar um reset completo no jogo enquanto a seguir compras Lotus Bloom e Terravore
Isto sim, são combos.
Existem também combos mais simples mas estes são mais giros xD
Por norma todos, ou quase todos, os decks de Combo requerem muita práctica e são muito dificeis de pilotar.
Definição de um deck Combo
Encontrei um pequeno texto num artigo da Wizards que gostei, portanto vou utilizá-lo, mais tarde traduzo se necessário:
What is a "Combo Deck?"
Imagine that your opponent plays an aggro deck – a white-red beatdown build, for instance. He drops Savannah Lions on the first turn, and drops two more Lions on the next. He has a full grip of burn spells in hand, while you don’t do anything on the first turn, even on the second turn. You don’t move on the third turn, either. Your life is decreasing quickly – and your opponent never doubts his easy victory.
However, it is the end of his show.
Having waited for a long time , you show the true form of your combo deck. You make use of cards that you played as the preparation or cards that are waiting in your hand. You increase your mana, play a key card, or create an infinite chain... Whatever the specifics, you win by breaking the playground that your opponent managed to make. This is a combo deck.
Como joga um deck de combo?
Se perceberam o que está escrito acima dá para ter uma ideia, caso n tenham lido ou n perceberam pk ta em inglês vou eu agora dizer: Um deck de combo aos primeiros turnos começa a fazer as preparações do combo, a tentar por-se com uma mão jeitosa, preparar-se eventualmente para alguma oposição que o oponente possa fazer em relação à sua jogada.
E quando chega o turno fundamental(4). BUM!
No turno fundamental é onde tudo acontece, dar uso às preparações feitas nos turnos anteriores, calcular todas as jogadas que serão eventualmente necessárias de fazer (dependendo do combo) e finalmente jogar a carta chave que nos leva à vitória. Há outros decks que não te fazem ganhar automaticamente mas que te assegura a vitória.
Outra forma de combo são os chamados Lock(5)
Um lock é geralmente lento, tal como os outros combos precisa de preparações antes de ser aplicado.
Mas há uma diferença.
Um lock geralmente é um combo utilizado por decks de control, não é um combo como os outros. Este tipo de combo "fecha" o jogo não deixando o oponente jogar.
Tal como qualquer outro deck os decks de combos podem ter variantes.
Os inimigos de combo
Os maiores enimigos, são na minha opinião, counter e descarte. É ridiculament chato jogar contra um deck que tenha qualquer um desses factores. Um pode-te cortar a jogada anulando um spell crucial.
o Outro pode nem seiquer deixar-te começar.
Grave hate também pode ser um grande problema para
alguns combo, mas basicamente counter e descarte pode ser muito chato. Temos como exemplo Counterspell e Duress ou Cabal Theraphy. Tens também por exemplo outras cartas que não têm nd a haver com isso mas que tambem são más
Ironicamente uma das armas contra nós pode ser uma faca de dois gumes. Orim’s Chant na nossa fase de manuntenção a fazer alvo ao oponente pode salvar-te a pele. Ter cartas que te façam ir buscar cenas ao grave também pode ajudar a recuperar o combo ou parte dele, destruição de artefactos/encantamentos, ou mesmo ter counters para proteger o teu combo
Como é que combo mata?
Fazendo o combo! -.- Isso era uma resposta escusada.
Depende do deck que tenhas, até há decks que têm várias formas de matar. Podes matar fazendo uma storm gigante e jogar Tendrils of Agony ou Brain Freeze, podes matar fazendo uma jogada que possa dar dano infinito ou mesmo milling(6)
Com certeza faltam aspectos a cobrir um deles sendo como construir um deck de combo e mais coisas, mas sinto que já se está a tornar chato portanto vamos passar às análises.
Decks de Combo em Extended
Não vou flar apenas dos decks com mais sucesso a época passada, vo falar de alguns que gosto
Este deck consiste em sacrificar os seus proprios terrenos para gerar uma enorme quantidade de mana e depois juntar à festa mana rituals tais como Cabal Ritual e Seething Song para ajudar a fazer uma storm razoável e jogar o Mind’s Desire para aumentar ainda mais a storm e por ai adiante até apanharmos um Tendrils of Agony ou um Burning Wish para fetcharmos o Tendrils of Agony ou Empty the warrens (conforme a situação) para finalizar. O deck joga também com Sins of the Past para o caso de ao jogar-mos 1 Mind’s Desire não aparecer outro reutilizarmos ele proprio.
O deck tem como objectivo ao 4º turno usar Tooth and Nail entwined e ir buscar 2 criaturas, geralmente Kiki-Jiki e Sky Hussar, que te façam ganhar o jogo. Para quem não percebe muito bem como funciona vou dar um exemplo:
Este deck tem como objectivo limpar a mão do oponente e limpar a mesa deixando um bixo teu sozinho a bater no oponente até à morte. O deck tem várias maneiras de fazer o combo para se poder adaptar aos MU(7). Têm como exemplo a jogada que referi no inicio do artigo: «EOT do adversário. Sacrificar 5 saclands(1), 9 ou 10 mana no ar, ajustar a mana com terrarion com 4 jogar Insidious Dreams enquanto o trigger está na stack, descartar a mão toda excepto Balancing Act ir buscar por exemplo 1 Quicken, Lotus Bloom e Terravore (pela ordem apresentada) com o trigger(3) do Terrarion draw no Quicken, Quicken da draw para Balancing Act, jogar act com as restantes manas e dar um reset completo no jogo enquanto a seguir compras Lotus Bloom e Terravore»
É uma questão de explorarem o deck e jogarem com ele, é muito sinérgico, gosto bastante de jogar com ele
Este deck tem como objectivo obter muitos terrenos e com o Heartbeat of Spring juntamente com o Early Harvest gerar quantidades absurdas de mana e fazer um storm(2) gigante com Mind’s Desire e acabar o jogo com um Brain Freeze. A mana base do deck é constituída unicamente por terrenos básicos devido ao Early Harvest.
Este deck não conheço assim tão bem, mas têm aki uma explicação:
Há muitos mais decks bons de combo para falar mas o artigo já está longo e eu estou um bocadinho cansado de estar a escrevr portanto vou-vos deixar apenas + 1 deck e a versão com que jogo dele.
Omelette aux Lotus aka Scrumbled Eggs with Lotus aka Sunny Side Up aka Sunrise Long
Esta é a versão que fez 5-0-1 nos Worlds de 2006 (peço desculpa mas n me lembro do nome do seu piloto, acho que é o Pierre Canali mas não tenho a certeza). O deck consiste em nos primeiros 3 ou 4 turnos por montes de Chromatics e Eggs em jogo juntamente com uma Lotus Bloom, através de suspend ou de Reshape. Ao 3º turno é possível fazer o combo mas os seus criadores dão-t uma chance de 20%-25% de conseguires. Ao 4º turno já tens uma chance de +60% e ao 5º a não ser que tenhas muito maus draws fazes o combo com sucesso. Ao 5º turno por exemplo, sacrificas os Archaeological Dig ou viras um Cephalid Coliseum ou mesmo um Seat of the Synod e partes ele com o Ghost Quarter para obter um terreno extra (vist que com Second Sunrise eles voltam todos felizes contentes e untapped para jogo não há prob) usar essa mana para partir os ovos e as Chromatic todas, ter muito draw, com esse draw apanhar 1 Second Sunrise ou já o ter na mão e depois sacrificar Lotus Bloom para WWW e jogar Second Sunrise e fazer tudo de novo até não se ter deck. Ai é simples, Conjurer’s Bauble no Second Sunrise, dar o cantrip, sacrificar um Archaeological Dig para vermelho ou azul (depende se keres matar co Pyrite Spellbomb ou com Cephalid Coliseum) sacrificar a respectiva permanente através da mana gerada e depois com uma Lotus Bloom jogar Second Sunrise e fazer sempre isto até ele tar morto. Outra opção é matar fetchando o Brain Freeze via Cunning Wish.
Se conhecem minimamente o deck original dá para perceber que este tem muito mais soluções e torna-se mais consistente visto que não está tanto a "top-deck". Também abdicou do Pyrite Spellbomb porque Cephalid Coliseum é bastante superior. Krosan Wayfarer é simplesmente bom neste deck porque permite-te jogar um Cephalid Coliseum a meio do combo caso já tenhas jogado um terreno neste turno
Mini-Glossário do Artigo
1. Sacland - É considerado uma Sacland um terreno do bloco Invasão que se sacrifique para obter quantidades de mana.
Estou a achar estranho ninguem ter inda flamado a dizer k é época de bloco e n de Extended xD
Portem-se
Gabi
De: Estremoz 7/8/2007 7:52:30 PM
,
Apetece-me bater palmas.........estou a bater palmas!
Muito bom artigo 20*.
Dark.Fenix
De: Coimbra 7/8/2007 7:13:05 PM
...
sim senhor, 5*
fika bem.
GFSS
De: rio de mouro 7/8/2007 10:35:06 AM
re
artigo mt bom !
tmb gosto mt de decks de combo xD o pior e o hate :s mas smp ha hate contra o hate xD
contra discart temos ignorant bliss Lol
podias tmb ter falado de t2 i do DS i do UR strom mas esta mm mt bom o artigo parabens i continuar axim !
Vertigo
De: Braga 7/7/2007 11:41:32 PM
re
Um artigo à patrão!
Gameiro
De: Quinta do Conde 7/7/2007 11:19:49 PM
...
Bom artigo .... boas definiçoes e muito bem organizado. este e um artigo no qual uma pessoa lê e aprende bastante... continua assim...
darkayz
De: Alentejo & Paris 7/7/2007 8:56:03 PM
:P
Antes de mais, uma pessoa nao se cansa a ler os artigos [a nao ser que o artigo seja mesmo uma seca]. Cansa-se mais uma pessoa a escrever o artigo.
Falaste e bem numa coisa. É que os decks combo podem ser dizimados com apenas uma ou outra carta. Mas é claro que da um grande gozo poder fazer uma combo infinita nao sei das quantas.
Na parte dos locks vale sempre lembrar a combo mais chata da historia do magic... Stasis + Kismet