O seguinte deck é de Guillaume Wafo-Tapa. Fez top8 no GP de bloco.
4
Terramorphic Expanse
1
Pendelhaven
4
Forest
6
Island
1
Urza’s Factory
4
Grove of the Burnwillows
1
Plains
1
Mountain
22 land
1
Whitemane Lion
4
Wall of Roots
4
Gemhide Sliver
4
Dormant Sliver
3
Telekinetic Sliver
1
Reflex Sliver
1
Darkheart Sliver
3
Frenetic Sliver
1
Mystic Snake
1
Venser, Shaper Savant
1
Might Sliver
24 creatures
4
Foresee
4
Coalition Relic
4
Wild Pair
2
Take Possession
14 other spells
1
Telekinetic Sliver
1
Frenetic Sliver
2
Extirpate
3
Detritivore
3
Riftsweeper
1
Sliver Legion
1
Mystic Snake
1
Whitemane Lion
1
Teneb, the Harvester
1
Vesuva
Passo a explicar pormenorizadamente cada carta do deck:
Terramorphic Expanse: usado para ir buscar a planície e a montanha, ou mesmo as florestas e ilhas mas, em princípio, não será necessário;
Pendelhaven: usado para inchar Gemhide Sliver quando tivermos mana suficiente, de modo fazer o derradeiro ataque;
Urza’s Factory: Com tantas fontes de mana, praticamente pomos um token 2/2 todos os turnos. Permite-nos ficar à defesa enquanto atacamos com os slivers;
Grove of the Burnwillows: Se isto não fosse um deck de bloco, provavelmente seria usado Stomping Ground no entanto, não é problema o adversário ganhar vida. Com todos os mecanismos de ataque e habilidades dos slivers, os pontos de vida do adversário rapidamente se tornam o nosso menor problema;
Whitemane Lion: 2 por uma 2/2 com flash é óptimo, o facto de termos que devolver para a mão uma das nossas criaturas, não é problema dado que temos ou teremos em jogo Dormant Sliver (ver objectivo em baixo);
Wall of Roots: Para além de ser mais uma fonte de mana permite-nos ficar à defesa, salvaguardando os nossos slivers;
Gemhide Sliver: Dá-nos um grande avanço ao deck, com os nossos slivers a darem mana, rapidamente teremos todo o nosso jogo formado;
Dormant Sliver: Para mim, uma das cartas base do deck. Mais uma vez, é um mecanismo que nos permite acelerar o nosso jogo. O facto de dar defender não é problema pois quando quisermos atacar, podemos usar os tokens se tivermos azar ou então com os nossos slivers se formos bem sucedidos com a habilidade do Frenetic Sliver;
Telekinetic Sliver: Óptimo para travarmos os ataques do nosso adversário;
Reflex Sliver: Para quê esperar? Vai-se baixando walls, slivers até sair wild pair. À primeira oportunidade vai-se buscar whitemane lion. Depois disto vai-se buscar telekinetic e dormant, para se ter draw. Quando já se tiver slivers suficientes vai-se buscar o reflex, darkheart e por ultimo might sliver. Depois sacrificas os dormant que tiveres em jogo e atacas com todos os teus 4/4 que entram no inicio até este turno;
Darkheart Sliver: Se a coisa não nos tiver a correr pelo melhor, o que duvido, nada melhor que tranformar os nossos slivers em ravenous baloths. A ser usado também para sacrificar o Dormant Sliver de modo a nos possibilitar atacar;
Frenetic Sliver: Outra das cartas base do deck: Usado para remover Dormant Sliver de modo que os nossos Slivers possam atacar;
Mystic Snake: Usado para anular mágicas do adversário e é sempre uma criatura 2/2 para ir buscar com Wild Pair;
Venser, Shaper Savant: Mais uma criatura a ser usada principalmente com Wild Pair quando o nosso adversário jogar uma potencial ameaça, Tarmogoyf, por exemplo;
Might Sliver: Nada melhor que juntar a todas as outras habilidades um pouco de poder, +2/+2 sempre podem fazer a diferença;
Foresee: Como o deck é rápido, ter as cartas certas na altura certa é do melhor. É precisamente para isso que serve esta carta. Permite-nos ter mais rapidamente as cartas que queremos na mão, se é que isso ainda é preciso com todos os outros mecanismos;
Coalition Relic: Se não quisermos usar os nossos Slivers para dar mana, esta é uma boa fonte de mana. Usada para por Wild Pair ao quarto turno. Fiável mas pode vir a ser traiçoeira se mal jogada.
Wild Pair Absolutamente fundamental no deck. As várias fontes de mana levam a que possamos por esta carta cedo no jogo permitindo-nos jogar várias criaturas no mesmo turno, tendo à nossa escolha praticamente todas as criaturas do deck dado que são quase todas 2/2;
Take Possession: Uma carta para controlar e ter vantagem sobre as grandes ameaças do adcersário. 7 de mana é irrisório dadas as fontes de mana do nosso deck.
Passemos então à análise do Sideboard:
Extirpate: Se conseguirmos por criaturas do adversário no grave, o que não é difícil, a menos que o adversário queira perder logo nos primeiros turnos, usamos Extirpate para remover o resto de cartas que nos possam causar problemas;
Detritivore: Contra mystica teachings (splash com dreadship);
Riftsweeper: Usado para o oponente baralhar no seu grimório cartas suspendidas;
Sliver Legion: A ser usado contra decks com criaturas mais poderosas ou que sejam também eles muito rápidos;
Teneb, the Harvester: Mais uma vez a ser usado tirando partido das cartas que o adversário tem no grave. Pagar com mana gerada por Coalition Relic ou Gamhide Sliver;
Vesuva: Se precisarmos muito de uma mana específica, esta carta deve constar de main board para que possamos jogar o que queremos num só turno.
Basicamente está aqui explicado o funcionamento deste deck que considero vir a ter muito futuro.
Os truques e mini-combos do deck são evidentes mas surpreendentes para o adversário:
O objectivo do deck é ir buscar o whitemane lion. Com ele temos slivers ilimitados. Ao jogar o whitemane a qualquer momento e a fazer bounce a ele próprio estamos sempre a ir buscar slivers ao deck. (atenção que o último sliver a ser buscado é o might sliver senão acabou o combo ao jogar slivers da mão, tornando o deck monótono se não controlarmos whitemane lion). O whitemane também é usado para ir buscar mystic snake ou Venser, Shaper Savant para contrariarmos uma mágica.
Uma lufada de ar fresco (finalmente um deck sem Tarmogoyf!) de um grande construtor de decks.
Alguém que queira acrescentar, discordar, está à vontade que eu logo explicarei ou rectificarei.
Fiquem bem e espero que gostem.
PS.: Já agora, agradeço ao Cookie e ao Miguel11 pela ajuda que me deram na análise deste deck.
Alterado a 30-06-2007 15:39:09 por Vertigo