Ok, então cá vamos nós:
I.) Até onde pode uma criatura, custando 4+ de mana (mid-range e finisher) rular? Canja. Tem que ter algumas habilidades decentes:
1.) Bom escudo. Ou, simplesmente, protecções. Existem muitas protecções.
a.) Bom corpo. Defenido pelo metagame. Actualmente, criaturas com resistência 5+ significa que o oponente terá que gastar pelo menos 2 burns ou -X/-X spells, e 2 por 1 é uma boa troca.
b.) Protecções de cores/etc. Quanto mais, melhor. Definido pelo metagame - actualmente apenas vermelho, preto e branco fazem sentido.
c.) Não pode ser alvo. uma das melhores protecções disponíveis, especialmente se for só contra o teu oponente. Yeahm boas criaturas com menos jogo que outras abusam na sua "vida".
d.) Regeneração. Elas estão constantemente a ser mortas por todas as cartas non-regeneration
...
e.) Indestructibilidade. Bom, mas nao inderrotavel e normalmente muito caro.
f.) Mestre da melhor arte marcial de todos os tempos - "correr rápido". Cartas como o novo Crovax ou o clássico Blinking Spirit ou mesmo o Ghost Council of Orzhova. Saem de jogo para a mão e depois voltam.
g.) Espírito lutados. Eu escolhi estas cartas porque normalmente são "inalcançáveis", e voltam outra vez para jogo. Falo claro do Ichorid, Fireman Angel, etc.
h.) Não podem ser anulados. Normalmente usado em Sideboard.
2.) Presentes. Toda a gente gosta de presentes, ne?
a.) Boas "Comes into play" habilidade. Como Borgarden Hellkite ou Angel of Despair. Eles afectam o jogo seriamnte, a não ser que o oponente gaste removal, ganhas na troca de 2 por 1.
b.) Maldição final. Yosei, the Morning Star, Kokusho, the Evening Star, etc.
c.) Efeitos imediatos. Como Triskelion - podes usar os counter em qualquer altura do jogo, como em resposta ao removal...
d.) Haste. Afectam como as habilidades CIP.
3.) Evasion abilities. ( flying, shadow, unblockability, etc, mas não forestwalk ou "can’t be blocked by creatures with defender" etc).
4.) Potencial de ataque total 4+.
Isto é tudo muito teórico. Vejamos o Solar Flare, que abusam destes items.
Creatura Alígneas do que "respeitam"
4x Angel of Despair - 1a+2a+3+4
2x Akroma, Angel of Wrath - 1a+1b+1b+2d+3+3+4
2x Skeletal Vampire - 1d+2a+3+4
Ou mesmo: Giant Solifuge - 1c+2d+3+4
Agora vejamos Plana Chaos:
Jedit: 1a+4
Mirri: 2d+3
dragons: 1a+3+4
Akroma, Angel of Fury: 1a+1b+1b+1h+3+3+4
Este sistema não é perfeito (ainda :P) mas explica as coisas facilmente. Podes dizer, que estou-me a esquecer de utilidades - se a tua criatura não puder sobreviver um turno -, podes esquecer as habilidades.
II.) Para todos os amantes de casual eu digo claramente:
Ok, deixa-me pensar uma coisa. Eu não sou um amante de casual, mas eu acho que não é jogar com raras lammes, mas sim com raras funs. War World não presta em T2, mas em casual são giras. A mesma coisa para os Mishra (não é que sejam lammes - não há simplesmente artefactos para ele), o Zur, o Eye of the Storm, os slivers, para muitas coisas.
Por favor, diz-me, o quão divertido pode ser um Serra Angel timeshifted? Não consigo ver. Como a Jedit e Mirri. Como esses grandes&estúpidos Magus - são demasiado lentos para as suas habilidades. Como Chronozoa - a parte multiplayer é gira, mas muito lenta num deck à volta dele. Como o Timbermare - mau Lava Axe. Então, diz-me o quão divertidas podem ser estas cartas?
Até mais ver,
Cookie