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De: Lisboa 1/12/2007 6:55:19 PM | Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).
Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.
Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.
Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.
Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.
A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.
Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.
Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:
Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.
Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 1/18/2016 9:38:49 PM | Re Commander update
- Prophet of Kruphix banido.
- Regra de mulligan muda de Paris Mulligan para a regra de Magic normal (Vancouver Mulligan).
- Jogadores podem gerar mana de cores que não pertencem à identidade de cor do seu commander (não altera as regras de construção de decks, apenas como cards tipo City of Brass funcionam).
Fonte
Cumps Alterado a 1/18/2016 9:39:19 PM por S1NE4T3R | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 9/15/2014 8:04:47 PM | Re
Update na B&R list:
- Já não existe "banido como commander apenas mas legal em deck". Agora se um card é banido, é banido totalmente (deck & commander).
- Como tal Braids, Rofellos e Erayo foram banidos completamente.
- Kokusho e Metalworker desbanidos.
Cumps | pedrobronze
De: Senhora da Hora 7/21/2014 6:24:53 PM | o commander
Raramente jogo, seja que formato for.
Comecei a interessar-me por commander com um deck quitado de kalia emprestado, mas comecei mesmo a gostar do formato com a ajuda do amigo milton, nos clássicos do grupo aqui do tuga no cockatrice (iá, existe um grupo de pessoal do magictuga que se reune via skype para grandes jogatanas no CT - aceitam-se mais participantes).
Basicamente o que fiz foi usar as cores de um deck de commander que comprei por causa do ooze e fiz um Karador good stuff! Mas rapidamente o adaptei para interagir melhor com o comandante, como meter bichos no grave etc.
Agora tou a fazer um com a Azami e concordo com o Smartattack. Azami na mesa com Mind Over Matter basta apanhar o Maniac para ser GG. | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 7/18/2014 1:01:36 AM | Re
Lembra-te que a "vida" não é o relevante aqui. É o facto de teres sofrido dano de combate de um Commander particular.
A tua vida é algo independente do assunto, podes ganhar vida suficiente para voltares aos teus 40 iniciais ou ir por ali acima, é na boa.
O que fica marcado para o jogo é "este jogador sofreu X dano de combate deste Commander em particular". Se o X for igual ou superior a 21, you´re done.
Alterado a 7/18/2014 1:02:39 AM por S1NE4T3R | Quintas12
De: Carcavelos 7/18/2014 12:59:22 AM | Obrigado a todos
Desde já obrigado, percebi agr que me expliquei muito mal. O que queria perguntar foi o que o Fallenrev perguntou. Mas já percebi que não dá para ganhar vida tirada por um comandante. 21 e já fomos. | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 7/18/2014 12:59:07 AM | Re
Brain beats internet. Too stronk! | milton18
Moderador De: Aveiro 7/18/2014 12:55:07 AM | r
3 segundos
foi só por ter ido buscar os rulings completos ao site | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 7/18/2014 12:52:49 AM | Re
Ha, beat ya to it. You will never beat me, Milton. *mwahahaha* | milton18
Moderador De: Aveiro 7/18/2014 12:51:16 AM | r
nesse caso a resposta é não.
do site oficial, mtgcommander.net
"If a player has been dealt 21 points of combat damage by a particular Commander during the game, that player loses a game.
-This is an additional state based effect.
-Commander Damage is cumulative throughout the game; nothing can reduce the amount of damage a Commander has previously done to a player.
-Because it is a property of the card and not a characteristic of the game object, a card is still the same Commander even if it leaves the field and returns.
-While effects can raise a players life total, it doesnt reduce the amount of damage previously taken from a Commander. (eg: Beacon of Immortality)
-Conversely, combat damage can be reduced, prevented, or replaced as it is taken, in which case it was never dealt and doesnt count towards the total taken from that Commander. (eg: Fog or Captains Maneuver)
-Commander Damage is specific to each Commander/Player pairing, not combined across all Commander.
-A player can lose if he or she is dealt 21 points of combat damage by his or her own Commander (ie: under someone elses control)."
Alterado a 7/18/2014 12:59:20 AM por milton18 | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 7/18/2014 12:51:13 AM | Re
Nope, não há. Levas 21 de dano de combate de um dado Commander e estás feito ao bife. Ganhares vida não afecta isso, obviamente.
Eu penso que a regra é bastante clara em relação a isto para haver confusões com life totals...esta regra dos 21 combat damage é simples, o dano é causado ao teu total de vida como qualquer outro dano, mas o que interessa na regra é ter sido dano de combate de um Commander. Isso é que é "marcado" no jogo para a regra, não o teu life total nem nada associado.
Alterado a 7/18/2014 12:52:20 AM por S1NE4T3R |
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