Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Extinçao de habilidades em prol do progresso Responder

Link directo: topico.asp?topico=18482

UtilizadorResposta

Dark.Fenix

De: Coimbra
11/27/2006 6:18:50 PM
Extinçao de habilidades em prol do progresso
Boas, neste artigo vou falar da evoluçao das cartas de magic e um pouco da habilidade banding, não de como funciona nem das suas regras mas do facto de ser uma habilidade “banida” propositadamente pela wizards em prole de um futuro melhor para magic.

Indo ao passado, tudo começou quando magic the gathering começou a ganhar fama e as pessoas da wizards responsáveis pela apresentação das imagens e do texto das cartas fizeram a primeira mudança de visual, não só do aspecto da carta em si mas também da forma como o texto aparece nas cartas.

Começaram por dar um visual mais agradável (que se pode ver comparando cartas antigas com a sua semelhante numa edição mais recente) e também por eliminar texto desnecessário, habilidades desnecessárias e começarem-se a focar nas regras das cartas.

Começaram por eliminar, não os grandes textos, mas os mais pequenos. Mas que importam 7 ou 8 palavras? perguntão vocês, bem, como disse um designer da wizards, (traduzido) -“(…) A maior ameaça para a saúde de magic a longo prazo não são os grandes excessos mas sim a acumulação dos pequenos.” – Por exemplo sempre que uma carta referia perda de vida aparecia sempre “esta perda de vida não pode ser prevenida por magicas ou habilidades que previnem dano” o mesmo se passava com pagar vida, o que já ajuda a encher o pequeno espaço que eles têm para escrever as habilidades das cartas e se a carta tivesse uma habilidade activada por pagar vida, mais outra coisa qualquer obrigaria a terem que diminuir bastante o tamanho da letra ao ponto de quase não se conseguir ler, o que aconteceu em muitas cartas artigas. Assim naquela altura deixou-se de explicar o que é perder e pagar vida, sendo isto considerada parte das regras básicas.

Outra coisa que resolveram alterar foi a complexidade das cartas, diminuindo-a, removendo texto, para que quem as lê perceba o que fazem sem ter muitas ou nenhumas duvidas e também para descomplicar certas cartas, como no caso da carta castel que diz: “Your untapped creatures gain +0/+2. Attacking creatures lose this bónus.” e passou para “Untapped creatures you control gain +0/+2.” simples, pratico e fácil de perceber, ou como no caso do goblin king que dizia: “Goblins you control gain +1/+1 and moutainwalk.” sendo ele apenas uma creatura com subtipo de lord, agora os seus subtipos passaram a ser goblin lord e a ter a seguinte habilidade: “Other Goblins get +1/+1 and have mountainwalk.” o que possibilita que um goblin king possa dar bónus a outro e que cartas que usem o subtipo goblin possam usar o goblin king, como por exemplo o goblin matron e o ringleader. Mas tambem trocaram o na altura enterrar (bury) por “destroy (...). Não pode ser regenerado.” O que simplifica as coisas.

Outro aspecto de reduzir o texto das cartas foi tornar partes de texto em numa única palavra, com é o caso de Fear (esta criatura só pode ser bloqueada por criaturas pretas ou artefacto) ou Vigilance (esta criatura não vira para atacar) mas isto já foi mais tarde, claro que a wizards pretende escrever isto nas cartas dos core sets e banding criaria um problema grande neste assunto (como podem evidenciar aqueles que forem ver a minha explicação de banding) mas não foi por isto que baniram a habilidade.

O que tem banding a haver com isto? Para aqueles que não sabem o que banding podem ver a minha explicação no seguinte link:
http://www.magictuga.com/topico.asp?topico=18481


Parte da natureza de magic consiste em criar novas, diferentes e melhors habilidades. Todas estas habilidades sao criadas de modo a serem uteis e divertidas de jogar, sao feitos muitos play tests por parte dos criadores para ver se há algum problema ou se a habilidade funciona ou não, mas não há nada melhor que milhares e milhares de jogadores pelo mundo fora a testa-la individualmente. As habiliades que saiam que não funcionem bem ou vao contra os principios acima descritos nunca mais voltaram a ver a cor da impressora, enquanto que as outras poderam voltar a sair ao longo dos anos.
E foi o que passou com banding, era um habiliade boa mas muitos jogadores não sabiam usa-la e haviam muitas duvidas durante jogos, no caso de phasing era pior que chegou praticamente ao ponto de algumas pessoas terem de parar o jogo pra procurar livros de regras o que tira desde já a piada, portanto tornou-se parte da politica da wizards em nao criar habiliades demasiado complexas que não dêm para escrever na carta a explicar o que fazem, se repararem nos core sets estao explicadas todas as habilidades como funcionam e banding... digamos que simplesmente não caberia na carta. Por isso banding e phasing foram como que banidas do mundo de magic, coisa que muitos jogadores discordam porque dizem que uma vez dentro de magic passa a ser magic.

Contudo havia aquela pequena massa de jogadores que entendiam e usavam banding, os fans de banding, e para compensar esta perda foram saindo cartas que fazem o mesmo que banding ou até melhor, habilidades como por exemplo de: serra advocate (que praticamente tambem pod participar no ataque com o seu poder e resistencia) e archery training (que permite a criaturas “lançar” dano para o combate), mas, openiao pessoal, não era o mesmo, não tinha aquele gosto... e claro depois tambem não fez muita diferença porque praticamente já acabou o dito duelo entre criaturas, como se pode ver em extended.

Numa visão global a perda de banding foi um perda aceitavel para que magic continue a evoluir saudavelmente e através do aperfeiçoamente das regras e tambem da facilidade com que elas sao transmitidas aos jogadores e da facilidade de como eles as compreendem, ker seja pela criaçao de habilidades uteis e faceis de comporeender, ou até pela não criação delas, ker pela criaçao de definiçoes que aparecem nos textos das cartas como por exemplo destruir, sacrificar, dano, target, etc... que apenas por elas existirem nas cartas fazem com que certo efeito funcione e outro não se aplique acabando assim com mal-entendidos durante os jogos.

Por isso para aqueles que dizem que certas mecanicas de jogo sao complicadas, ou certos textos comfusos pensem duas vezes, já foi mais confuso que agora.

Fikem bem.
Alterado a 27-11-2006 18:20:14 por Dark.Fenix
Alterado a 27-11-2006 18:21:28 por Dark.Fenix
Alterado a 27-11-2006 18:31:21 por Dark.Fenix
Alterado a 28-11-2006 13:04:44 por Dark.Fenix

Szadek18

De: Porto
1/31/2007 12:05:29 PM
Artigo Muito Fixe!
Mas que é isso da "Biografia de Pinto da Costa II"?

Mas se banirem o Banding, por mim na boa, podem-no remover...não curto muito, apesar de em tempos me ter ajudado mas também...aguardo melhores cenas...!

barroca


De: Moita
12/25/2006 8:55:31 PM
...
muito bom sim senhor
eu sou a favor de banirem o banding(muito confuso)

nunoand99

De: Lisboa
11/28/2006 6:11:05 PM
re
Com este arigo fizeste-me relembrar que o primeiro deck que levei a um torneio 8no Forum Picoas) foi um White Weene que usava e abusava do Banding.

Tinha 4 daqueles Piqueiros brancos e 4 daquela mulher com um escudo às costas, de 4th ou 5th (também tem bando).

Muito mau o deck

Alpha_n1

De: Telheiras
11/27/2006 11:19:40 PM
yo
you dark ponto numero 1 " em prole do progresso ou em prol do progresso?" rofl

doesn’t mather.

pk é k odeiam o banding...ja jogando eu magic a bastante tempo, no meu tempo de mais n00b adorava banding, faz com k aguentes bem contra aggro caso keiras defender e faz com k atakes com as abilidades combinadas o k por fezes ajuda a facilitar a dar o dano. =D

bom artigo
continua*

element_69


De: Sobralinho
11/27/2006 9:42:45 PM
re
excelente artigo. muito bom mesmo. continua.

Big_J


De: rio tinto
11/27/2006 7:53:20 PM
re
Excelente artigo, mto bem escrito.
Kontinua assim k tens futuro!!

Dark.Fenix


De: Coimbra
11/27/2006 7:28:28 PM
thanks a todos
apesar d muitos e incessantes pedidos por parte do staff do pinto da costa resolvi... ñ escrever a "biografia de pinto da costa II".
OOOHHHH!!!! eu sei, eu sei, mas ñ, ñ posso, ñ vou escrever, escusam de insistir, nem k me dêm dinheiro... o k? 500 mil euros tá bem onde assino... NNNNNNAAAAAAAAOOOOOO!!!!! os users ñ kerem logo eu ñ escrevo.

espero que um dia todos os portugueses sejam livres de... NAAAAO escrever a "biografia de pinto da costa II" por mais aliciados k sejam "I have a dream" - Marthin Luther King

Escrever ou ñ escrever a "biografia de pinto da costa II", eis a questao."- Hamlet, peça de William Sheykspear

e foi assim o meu momento cultural

fikem bem.
Alterado a 27-11-2006 19:32:16 por Dark.Fenix

GFSS

De: rio de mouro
11/27/2006 7:09:28 PM
grande artigo fenix!!!!
gostei mt de ler es 1 bom escritor mas agora n vas escrever "biografia de pinto da costa II"pff lol

antonio

De: Barreiro uma região com currículo de cidade
11/27/2006 6:28:46 PM
re
execelente artigo do dark fenix , meu devias ir para escritor , continua assim mesmo .

MRockER


De: carregado
11/27/2006 6:26:26 PM
Artigo!!!
mais um bom artigo da parte de darkfenix, escuso dizer, outra vez, k es bom escritor e continua assim! quem sabe daqui a alguns anos nao escreves a "biografia de pinto da costa II"!!!
fica bem...
Responder

[1]