Legacy .
Muitos jogadores se queixam que é caro, em termos monetários e por tal não tentam sequer fazer um deck para se introduzirem no formato.
Eu compreendo essa justificação. Na realidade é deveras difícil criar um deck nesse formato sem ter que gastar rios de dinheiro, em cartas como Dual lands, Wastelands, Force of Will e outras que subiram recentemente de preço, de forma brusca e do nada.
Mas nem tudo esta perdido.
Eu venho aqui tentar mostrar que ainda há opções funcionais. Opções essas que podem ser usadas em torneios locais e tem na mesma resultados consistentes.
No entanto tenho também a referir que não sou de algum modo um pro player, como também não sou um escritor profissional (basta verem os erros que possivelmente estou a dar ortograficamente).
Sou apenas um jogador que voltou ao ativo (obrigado MTG Arena), do fim de 7/8 anos parados e por consequente tenho lido alguns artigos.
Todo o conteúdo que vou transmitir é baseado em artigos existentes, a fim de dar esperança a quem se quer introduzir no formato.
Este artigo e a continuação do artigo anterior no qual aconselho primeiro a verem e a clicarem no seguinte link.
https://www.magictuga.com/topico.asp?topico=183744
Dredge Goes Manaless
No artigo anterior tentei apresentar uma opção do típico deck de dredge que e jogado nos dias de hoje, sem ter que gastar rios de dinheiro em Lion’s Eye Diamond. E pois claro que a opção mais logica apenas é não usar os Lion’s Eye Diamond.
Eu sei seu sei, qualquer um chegava la…mas será que não poderíamos ir mais alem?
Já lá vai alguns anos e esta opção possível, para a maioria de vocês, não será novidade.
Por tal irei para o que interessa:
Manaless Dredge really Budget
3
Balustrade Spy
4
Bridge from Below
4
Cabal Therapy
2
Dread Return
4
Golgari Grave-Troll
4
Golgari Thug
4
Ichorid
4
Narcomoeba
4
Nether Shadow
4
Once Upon a Time
4
Phantasmagorian
4
Prized Amalgam
4
Serum Powder
2
Shambling Shell
4
Stinkweed Imp
4
Street Wraith
1
Thassa’s Oracle
Esta lista que apresento nem chega a 100Euros, e talvez a versão mais básica e barata que eu posso vos apresentar.
Primeiro que tudo, esqueçam tudo o que aprenderam sobre magic, quando tentarem perceber como este deck funciona.
Nós não jogamos terrenos, não produzimos mana e também não precisamos de jogar mágicas para ganhar o jogo, se tal não for necessário.
Nota importante, nós nunca iremos querer jogar em primeiro e também nunca fazer mulligan, não interessa o quanto mau a nossa mão inicial for.
Ira haver decks de midrange ou control, que na maioria das vezes vamos sempre ganhar, como também há estratégias e decks que não podemos ter esperanças de ganhar. Legacy é assim mesmo e temos que aceitar o facto que podemos perder o jogo no primeiro turno do jogo.
Acontece.
Tendo dito isso tudo, vamos ver o que este deck tenta fazer. Primeiro que tudo nunca iremos optar por jogar em primeiro lugar. Queremos começar sempre em segundo lugar.
Sim isso também significa que o nosso oponente vai ter gratuito “um turno extra”, mas a razão de o fazermos é porque queremos acabar o nosso turno com 8 cartas na mão, a fim de podermos descartar para o cemitério uma carta com Dredge, ou melhor ainda um
Phantasmagorian, no qual nos permite descartar quase toda a nossa mão, sem sequer levarmos qualquer resposta pelo oponente.
A partir dai funciona como um deck de dredge normal, no qual abusamos da mecânica para encher o nosso cemitério. Podemos no entanto acelerar o processo com
Street Wraith.
A maioria das cartas metidas no nosso cemitério, tem algum tipo de habilidade que podemos usar em nossa vantagem. Alguns tem Flashback, habilidades que desencadeiam e devolvem criaturas do cemitério para o campo de batalha, produção de zombies, descarte ou opção de ganhar o jogo vindo do nada.
A maioria não pode sequer ser respondida com a interação tradicional de “counter spells” ou mesmo “removal”, e o nosso cemitério não perde opções desde que tenhamos acesso a ele.
Combo Time
Existe inúmeros jogos que o Manaless Dredge vai produzir inúmeras criaturas, no qual será o suficiente para ganhar com o típico “ataque, Bloqueio” + suporte
Cabal Therapy para descartar possíveis cartas que o nosso oponente contenha.
No entanto esta lista contém um combo no qual tem capacidade de ganhar o jogo se for usado.
As únicas coisas necessárias são 3 criaturas em campo e
Dread Return com
Balustrade Spy no cemitério.
Se retornarem o Vampiro para o campo de batalha, ele ira meter todo o deck no cemitério. Esse processo vai trazer algumas criaturas do cemitério (
Narcomoeba) e com o support de
Bridge from Below, poderemos produzir inúmeros tokens zombies ao usar Therapy.
Apos isso podere mos usar o segundo
Dread Return para trazer
Thassa’s Oracle.
Fazendo um briefing do que a
Thassa’s Oracle faz…
Quando entra no campo de batalha, olhe os X cards do topo de seu deck, sendo X sua devoção ao azul. Coloque até um deles no topo de seu deck e o restante no fundo de seu deck em ordem aleatória. Se X for igual ou superior ao número de cards em seu deck, você vence o jogo.
E ai esta o segredo…Neste ponto não possuímos nenhuma carta no nosso deck e por tal ganhamos.
Tomar nota que, se por algum motivo não funcionar, possível que iremos perder, porque não temos nenhuma carta no nosso deck. Tentem usar as Therapy em vossa vantagem, antes de trazer a Oracle, para garantir que nada vai correr mal.
No entanto o combo não é essencial para o vosso deck funcionar.
Truques e notas importantes
Phantasmagorian
Phantasmagorian e a melhor carta que podemos ter na nossa mão inicial, por dar velocidade inicial.
Descartar o horror no nosso primeiro turno deixa a possibilidade de descartar 3 cartas no final do turno do nosso oponente, mas se mantivermos a prioridade, quando a habilidade ainda esta na pilha, podemos ativar novamente para poder descartar mais 3 cartas antes do
Phantasmagorian ser devolvido para a nossa mão.
Desta maneira, os
Nether Shadows e
Ichorids que tínhamos na nossa mão, poderão voltar em campo no nosso segundo turno.
Tomem nota que estamos a reduzir a nossa mão de forma rápida e eficaz desta maneira, mas se o nosso oponente possuir efeitos como
Bojuka Bog,
Tormod’s Crypt,
Nihil Spellbomb e semelhantes, é melhor simplesmente descartar uma carta de cada vez a fim de jogar a volta dessas cartas e não perder muitos turnos por causa dessas mesmo.
Street Wraith
Street Wraith é outra carta, que é bastante boa na nossa mão inicial, pelo facto de nos dar um “extra Dredge”.
Podemos usar a carta como forma de proteção contra
Surgical Extraction, quando este está a fazer alvo um dos nosso dredgers no nosso cemitério, porque quando a carta é movida para a nossa mão, a Extraction não terá um alvo valido, fazendo 0 efeito.
O mesmo truque se pode usar contra
Scavenging Ooze e
Relic of Progenitus, se acontecer a situação de o nosso oponente não tiver mais mana apos ativarem o efeito dessas cartas.
Outro truque é simplesmente reciclar o
Street Wraith na primeira fase do turno do oponente a fim de trazer
Prized Amalgam do cemitério para o campo, se conseguirmos, ao fazer dredge acertar numa
Narcomoeba.
No entanto continua a ser melhor reciclar no nosso turno para podermos possivelmente maximizar as chances de fazer flashback de Therapy ou
Dread Return, antes que o nosso oponente tenha outro turno.
Serum Powder + Once Upon a Time
Serum Powder e
Once Upon a Time, foi uma escolha pessoal para poder baixar o máximo o valor do deck.
E acredito para iniciantes será o melhor, ate terem mais experiencia com este deck.
Lembram se um pouco mais acima eu dizer que “nunca fazer mulligan, não interessa o quanto mau a nossa mão inicial for.
Em teoria terá que ser assim, mas em prática nem sempre temos aquela sorte de calhar aquela única carta que precisamos para poder arrancar com o motor do deck.
Ambas as cartas poderão maximar as chances de podermos ter exatamente o que precisamos na nossa mão inicial, sendo que a primeira simplesmente faz nos comprar uma mão nova, a segunda de procurar exatamente aquela única carta que nos faltava na nossa mão, para arrancar.
O único senão de ambas…nenhuma delas oferecem nada que possamos aproveitar, quando estiverem no cemitério. Preço a pagar para ter mãos iniciais mais consistentes.
Nether Shadow
Legacy e dos poucos formatos que a ordem das cartas no nosso cemitério, é regra a cumprir e
Nether Shadow é uma das cartas responsáveis por isso.
Por tal quando usamos Dredge, metemos cartas no nosso cemitério ao “mesmo tempo” e por tal podemos escolher a ordem de quais irão primeiro. Por tanto sempre, por favor ver se esta algum
Nether Shadow pelo meio delas. Se assim acontecer, metam os Shadow primeiro para garantir o máximo de cartas de criaturas irão ser postas por cima dele, porque após esse processo, não irão poder reorganizar as cartas no vosso cemitério.
Tomar nota que na nossa etapa de manutenção,
Ichorid e
Nether Shadow irão desencadear ao mesmo tempo e por sermos o jogador “ativo” e donos dessas mesmas cartas, teremos possibilidade de escolher a ordem que essas habilidades vão, parar á pilha.
Se optarem meter a habilidade do
Nether Shadow no topo da pilha, iremos ter possibilidade de o devolver ao campo, antes do
Ichorid deixar o cemitério e “comer” outra criatura preta, o que deixa mais criaturas no cemitério em cima dos Shadow em muitas situações e irá ajudar a trazer ambos.
Conversa Final.
Eu construi Ledness Dredge e Manaless Dredge por serem opções baratas…
Apenas de notar que a minha versão de Manaless apenas difere do facto de não usar
Serum Powder, usar menos
Once Upon a Time, para ter acesso a
Chancellor of the Annex e
Hogaak, Arisen Necropolis.
Chancellor of the Annex sofre do mesmo problema de não fazer nada quando esta no cemitério, mas é um alvo decente para os
Dread Return quando não consigo chegar a um
Balustrade Spy.
É útil ao servir como
Daze para a primeira magica que o oponente tentar jogar e muito útil no nosso deck visto que não conseguimos ter alguma interação em relação ao que, o oponente faz nos primeiros 2/3 turnos do jogo e obrigar mos a pagar 1 mana adicional por vezes faz nos ganhar aquele extra tempo que precisamos.
Hogaak simplesmente pode entrar em jogo vindo do nada com muita facilidade com ajuda dos Zombie Tokens,
Nether Shadows e
Ichorids, sem contar que um corpo 8/8 com atropelar, no meta de Legacy mete respeito.
Não uso o combo de Oracle, preferi usar
Terror of the Peaks visto ser bastante eficaz com os Hogaak + seja que criatura entrar em campo após.
Sim em prática
Flayer of the Hatebound é bastante superior visto ter Undying, mas quem quer um Devil quando tens um Dragao? He he.
Mas o meu intuito foi mostrar que e possível jogar o formato de Legacy sem ter que gastar rios de dinheiro. Espero que tenham gostado deste tempinho que estiveram aqui comigo.
Ate um próximo possível artigo.
Daqui
BMBA
Alterado a 6/2/2021 1:21:34 PM por BMBA