Utilizador | Resposta |
Cookie
De: Lisboa 11/25/2006 10:19:02 AM | All you need to know about abilities!
Existem vário tipos de habilidades. Estes dividem-se em 3 grandes tipos: activited abilities, triggered abilities e static abilities. Activited an Triggered abilities também podem ser mana abilities, entre outros:
Abilities
Activited abilities
Uma habilidade activada tem escrito [custo]: [efeito]. O custo está sempre antes dos [:]. Apenas o controlador da carta pode pagar o custo da habilidade, a não ser que a carta diga o contrário. Uma criatura com uma habilidade activada que envolva [tap] no custo só pode ser usada no próximo upkeep do seu controlador. Se a criatura tiver haste, ignore esta regra.
Triggered abilities
Uma habilidade desencadeada começa com as palavras “when”, “whenever” ou “at”. As habilidades desencadeadas não são jogadas. Ao invés disso elas automaticamente “desencandeam” quando a condição for satisfeita. Quando a habilidade for desencadeada ela passa à mesma pelo stack. Numa habilidade desencadeada pode-se ler “When/whenever/at …, if [condition], [effect]”. Quando a condição é satisfeita a habilidade é desencadeada e vai para o stack. Quando a habilidade resolve volta a ver se a condição é satisfeita e activa a habilidade. Se não for satisfeita a não se realisa a habilidade. Esta regra é apenas referenciada se a habilidade tiver “if”.
Algumas cartas têm uma static ability ligada com a habilidade desencadeada num só paragrafo. A static ability vem primeiro e depois a habilidade desencadeada.
Exemplo: "Reveal the first card you draw each turn. Whenever you reveal a basic land card this way, draw a card"
Static abilities
Uma habilidade estática faz o seu efeito sempre, ao invés de ser activada ou desencadeada. A habilidade não é jogada, apenas existe.
Vistas já as principais passemos às secundárias:
Mana abilities
Uma habilidade de mana pode ser tanto uma habilidade activada como uma habilidade desencadeada que produz adicional mana. Uma habilidade de mana pode produzir outro efeitos ao mesmo tempo que produz mana.
Spells que pões mana numa mana pool de um jogador não são considerados habilidades de mana. Elas são jogados e resolvem exactamente como outra spell. Habilidades desencadeadas que põe mana numa mana pool não são habilidades de mana se desencadearem por outros eventos, sem ser por habilidades activadas. Elas vão para o stack e resolvem como outra habilidade qualquer.
Se uma habilidade de mana produzir uma ou mais mana de um tipo indeterminado, esta não produz mana
Exemplo: "{Tap}: Add to your mana pool one mana of any type that a land you control could produce"e não tens mais nenhum terreno em jogo.
Se uma habilidade de mana não a poder produzir, é legal jogar a habilidade, mas nenhuma mana será produzida.
Adding and Removing Abilities
Habilidades e efeitos podem adicionar ou remover habilidades de algumas cartas. Um efeito que adiciona uma habilidade terá na carta “gains” ou “has” essa habilidade. Um efeito que remove uma habilidade dirá na carta “loses” essa habilidade.
Um efeito que dá uma determinada característica ou simplesmente uma qualidade a uma carta não são habilidade de adicionar ou remover habilidade. Quando uma carta “gains” ou “has” uma habilidade, essa habilidade pode ser removida por outro efeitos. Se um efeito defenir a característica de uma carta ( [permanente] is [valor da característica] ), não é uma habilidade de adicionar ou remover habilidades.
Um efeito que remove uma habilidade, remove todas.
Exemplo. Uma criatura com flying é encantada com um Flight, ela tem duas vezes flying. Um só efeito que diga “Target creature loses flying” removerá ambos.
Handling Triggered Abilities
Porque elas não são jogadas, esta desencandeam quando é legal jogar mágicas/habilidade e efeitos que previnem habilidades de serem jogadas não os afectam.
Exemplos: 1) Pode-se ler numa carta “All lands are creatures” Quando é jogado um terreno ele já entra como sendo uma criatura.
2) Quando pode-se ler “When [this card] leaves play” a habilidade desencadeia na zona para onde ele for.
Qualquer dúvida postem ou pm me.
Num próximo artigo falarei dos tipos efeitos que existem.
Até mais ver,
Cookie
Alterado a 25-11-2006 12:27:37 por Cookie |
Szadek18
De: Porto 1/17/2007 6:54:04 PM | re
Parabéns pelo artigo. Eu tinha umas dúvidas sobre alguns efeitos, mas agora já não tenho.
Continua assim. |
Cookie
De: Lisboa 11/28/2006 5:42:25 PM | re
y isso do blink ja ha mt k sabia k os tokens dps voltavam... e a habilidade n e um state-based effect, existe um state-based effect que remove tokens fora de jogo de jogo, mas estas n interagem na resoluçao de um spell, por isso e k os tokens nao sao removidos de jogo... e isso n tem nenhum nome em especial, e so um efeito lol
knt a cena k ha umas k n trazem a explicaçao, cada um se souber a explicaçao sabe k por exemploi no transmute paga e descarta a carta e faz uma cena (vai buscar uma carta) logo ve s bem o k e...
espera pelo meu artigo dos efeitos
Fika bem!
Alterado a 28-11-2006 17:58:44 por Cookie |
Alpha_n1
De: Telheiras 11/28/2006 5:38:30 PM | yo
ya cookie, algumas cartas com transmute e cycling tem o texto dentro de parenteses a ajudar, mas algumas das mais jogadas grozoth e decree por exemplo nao mencionam [cena]:[coiso] levando muit gente ao erro. acontece inumeras vezes kuando tens um Bts em jogo e ele faz um cycling ou um transmute etc e nao desconta vida.
quanto a cena do token... foi o k me disseram e é uma das regras mais dificeis do magic, pois nos pensamos que se um token vai pa mao, é removido, ou vai po grave morre. ta errado rofl com o blink ele nao morre disseram.me k era por causa das static abilities sao intervirem no meio da resoluçao de uma spell. agr dps de perguntar outra vez disseram-me k eram os state based effects que nao intervinham. rofl contudo, isto demonstra k o magic tem muito muito rulling.
abraço
|
Cookie
De: Lisboa 11/27/2006 12:59:55 PM | re
Transmutação 1UU (1UU, Descarte este card: Procure em seu grimório um card com o mesmo custo de mana convertido deste card, revele-o e coloque-o em sua mão. Depois, embaralhe seu grimório. Jogue somente como um feitiço.)
Quanto ao outro reparo não percebi bem isso do token. Exemplos de Static abilities são: First Stirke, Haste, Protecções, a regeneração do holy nimbus, etc...
Fika bem!
Alterado a 27-11-2006 13:00:21 por Cookie Alterado a 27-11-2006 18:10:04 por Cookie |
Alpha_n1
De: Telheiras 11/26/2006 10:55:52 PM | ...
Cookie desde ja peço desculpa, mas o artigo tem alguns bugs...nomeadamente nas activated abilites onde dizes k sao as que tem ":" transmute nao tem : e é activated por exemplo.
as static abilities nao estao sempre presentes, so estao presentes antes e dps da resoluçao de cada spell. ex: tens 1 token fazes ghostway, ele morre pk segundo as static tokens desaparecem se forem RFG mandados pa mao ou po grave. o ghostawy resolve dps a static avalia, ve um token RFG e entao ele desaparece.
por outro lado, fazes momentary blink num token ele vai RFG e volta na resoluçao da spell, deste modo o a static nao avalia o RFG entao o token volta para jogo.
alguns reparos mas k nao deixam de fazer do teu artigo um artigo defenitivamente util. [ ] |
Sony
De: Seixal 11/26/2006 1:58:06 AM | Re
Outro artigo bastante útil ,
Estes artigos sao mt úteis ... (ainda mais para os noobs ) ,
Gostei |
Isidoro
De: Vila Franca de Xira 11/25/2006 11:13:02 PM | re
O artigo está muito bom ( eu que ainda tinha algumas dúvidas sobre algumas habilidades, já não tenho) , parabens e continua a escrever assim. |
Dark.Fenix
De: Coimbra 11/25/2006 6:18:02 PM | ...
já k foste em frente com isto k tal eu fazer o do banding como disses-t??
ñ sobre a habilidade em si mas pork é k foi banida e como a wizards compensou os amantes de banding (como eu) por esta "baniçao".
é uma ideia a pensar.
fika bem. |
Dark.Fenix
De: Coimbra 11/25/2006 5:51:48 PM | ...
muito bem feito. bom artigo.
simplesmente util, só seria mais util s tirasse cafés
embora sendo um bom artigo e estando no lugar certo eu tambem concordo em copiar isto como sticky prás duvidas, já temos sobre as habilidades especiais e agora teria-mos sobre as habiliades em geral.
fika bem. |
Big_J
De: rio tinto 11/25/2006 3:10:20 PM | re
Uma explicação simples e objectiva das abilidades das cartas. Um bom trabalho! |