1º Estás correcto, não é válido. Planeswalkers (por norma) não são criaturas e não podem ser declarados como atacantes/bloqueadores. A única excepção a isto são Planeswalkers (como algumas versões do Gideon ou Sarkhan, por exemplo) que possuem habilidades que os transformam em criaturas durante um turno, embora normalmente seja para ataques. É possivel engendrar uma maneira para fazer com que esses bloqueiem (tipo com a última habilidade do
Teferi, Temporal Archmage), mas é algo complicado de executar.
2º Certo. Quando declaras atacantes para um oponente, podes escolher quais criaturas atacam esse oponente e quais criaturas atacam um Planeswalker que ele controle (e isto responde à tua 3ª questão). Aquilo que ele pode fazer, é declarar criaturas bloqueadoras para as tuas atacantes como normalmente se faz para qualquer ataque.
4º Se a criatura está a atacar o Planeswalker, é só o Planeswalker que está a atacar. A totalidade do dano da criatura atacante vai para o Planeswalker, mesmo que seja acima da Lealdade restante e mesmo que a criatura tenha Trample. Lembra-te que Planeswalkers não são criaturas. Trample apenas funciona contra criaturas.
5º Aha, a regra de redireccionamento de dano que não seja de combate. É mais simples se for explicado desta maneira: se possuis um efeito (mágica
ou habilidade - isto responde à tua 6ª questão) que vá dar
dano - efeitos de perda de vida não contam - a um oponente, na altura em que esse efeito resolve, podes escolher redireccionar a porção total de dano que iria ser dada ao oponente para um Planeswalker que ele controle. A escolha é tua e tua apenas, o teu oponente não tem escolha na matéria.
7º Certissimo. Planeswalker é um objecto que permanece em campo, logo são permanentes. Efeitos que afectem permanentes (tipo
Utter End) afectam Planeswalkers.
Cumps