TAbril

    De: Barreiro 2/17/2015 4:31:49 PM | ...
Boas, eu adoro Tortured Toolbox em pauper, e testei o deck com todas as combinações de cores possíveis.
Dicas de quem joga com Tortured Toolbox faz tempo.
1º Non-creature spells que só podem ser feitos da mão, só rendem caso tenham um impacto directo nas primeiras jogadas e sirvam para complementar a estratégia do deck (exemplo: commune with the gods, grisly salvage, etc)
Cartas do estilo disfigure e devour flesh, assim como duress e outras que usas em side, são muito fracas na mecânica do baralho (não as recomendo nem para main nem para side). Um dos motivos que leva este deck a ter rendimentos muito inconsistentes é o facto de muitos jogadores utilizarem este estilo de cartas para resolver problemas, que na pratica estas cartas não resolvem devido à mecânica do baralho.
2º Non-creature spells a utilizar, cartas com sinergia com a estratégia base (exemplo: commune with the gods, grisly salvage, etc) e cartas reaproveitáveis do grave (exemplo: gnaw to the bone, chainers edict, etc).
3º Lands, jungle hollow e golgari guildgate são péssimas, a melhor land bicolor é golgari fot farm devido ao bounce que é util em qualquer fase do jogo. Radiant fountain não é útil de todo neste deck.
A tua lista usa as "lands normais", eu devido a testes percebi que o melhor é mesmo limpar o deck o mais depressa possível para passar a ter um constante "draw" de respostas. O que recomendo (num deck GB) deste género é em utilizar 24 lands, sendo 4 evolving wilds, 4 terramorphic expance, 3 forest + 8 swamp (total 11, o numero de fontes g e b varia com as necessidades dos spells utiliados), 3 barren moor (ou barren moor/tranquil thicket conforme as necessidades de mana do deck), 1 bojuka bog e 1 golgari fot farm. Quicksand também é uma opção, mas devido ao tipo de decks e ao numero dos mesmos no formato, acaba por ser desnecessária neste deck.
4º Creature spells tens uma lista muito dependente do que tens no grave e sem ter uma resposta intensiva ao que o outro usa para ganhar.
Werebear é uma boa carta, mas para este deck existem melhores, e porque? Porque ele depende do grave (coisa que vai ser o alvo dos teus oponentes no jogo 2 e 3, e porque mesmo podendo ser uma 4/4 não é uma resposta a nada). Também não necessitas de 4 stinkweed imp, ideal é 3, se abres o grave de mais habilitaste a levar com uma resposta que te vai deixar coxo o resto do jogo. Crypt rats são uma das melhores respostas no formato, devias usar 3 de main, e ter um 4º em side, porque na pratica permitem limpar tudo. Undergrowth Scavenger é gira, mas o que não falta no formato é removal, pode ter um grande corpo mas na pratica não rende e não serve de resposta contra nada. As restantes que não comentei é porque são boas opções.
A nivel dos tilling treefolk, eu trocava um deles por um krosan tusker, tem melhor corpo para late game e a habilidade dele é muito dinâmica e perfeita para a mecânica do baralho em qualquer fase do jogo.
Outra adições: grave scrabbler, é uma boa forma de trazer todo o grave de volta para o jogo, e uma resposta decente contra spells e efeitos anti-grave; predatory nightstalker, é uma 3/2 que permite lidar com decks de auras, ur combo ou mesmo decks com grandes bichos (é um chainers edict versão criatura); sylvok replica (que é similar a wickerbough elder, mas com um efeito mais rapido 3+g e com maior facilidade na reciclagem do efeito, visto este ser sacrificado para o efeito); deadly crotalus (pensado em side), é um anti-ar perfeito e que juntamente com os 3 imps também serve para eliminar bichos grandes; faerie macabre (pensado em side), boa anti-grave, não só em mirror, mas também contra alguns combos; spore frog, é para ter sempre 3/4 entre main e side e serve como resposta a ifect, auras, ur combo, mass army, etc, etc; thrull surgeon é muito bom vs contol (mas tens que aprender a usar para render).
A nível de criaturas existe ainda a opção de combar viscera seer com faceless butcher (para exilar o bicho do oponente para sempre, e voltar a repetir o processo), também pode ser utilizada para reciclar outras in game (exemplo: grave scrabbler, predatory nightstalker, etc). Este combo (com viscera seer) permite ainda abusar de Mesmeric Fiend, fazendo deste algo muito superior a thrull surgeon. O mal do combo é a dependência de viscera seer, no entanto, para quem quiser usar o combo ela é a melhor opção, muita gente usa Carrion Feeder, mas é inferior, porque ele fica maior mas acaba por morrer na mesma (basta pensar que se usa crypt rats na lista, fora o removal do oponente) e o sac. não tem nenhum beneficio extra.
Faceless butcher mesmo sem combo é a melhor opção de removal contra tron.
Exemplo de lista GB que testei
3 Crypt Rats
1 Sylvok Replica
1 Faceless Butcher
2 Gnaw to the Bone
1 Krosan Tusker
1 Predatory Nightstalker
4 Terramorphic Expanse
4 Putrid Leech
4 Tortured Existence
3 Barren Moor
2 Grave Scrabbler
4 Evolving Wilds
3 Forest
1 Battlefield Scrounger
1 Bojuka Bog
3 Stinkweed Imp
8 Swamp
3 Fume Spitter
4 Satyr Wayfinder
2 Golgari Brownscale
1 Golgari Rot Farm
1 Tilling Treefolk
3 Commune with the Gods
SB: 3 Spore Frog
SB: 2 Viscera Seer
SB: 2 Deadly Recluse
SB: 2 Faerie Macabre
SB: 1 Crypt Rats
SB: 1 Sylvok Replica
SB: 1 Faceless Butcher
SB: 2 Chainers Edict
SB: 1 Gnaw to the Bone
Cumps Alterado a 2/17/2015 4:39:33 PM por TAbril |