Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Old&New - Aluren Responder

Link directo: topico.asp?topico=168319

UtilizadorResposta

TAbril

De: Barreiro
7/17/2014 3:50:57 PM
Old&New - Aluren


Resumo

Antes de mais, os meus cumprimentos a todas as almas trazidas pela curiosidade ou pelo caso. Este artigo visa transmitir um resumo da evolução, ou das influências, de uma dada carta ou ideia, com origem em mesas de jogo do século passado, até aos tempos mais actuais.



A carta/ideia que abordo hoje a pedido do user Sottomayor é Aluren, carta esta que para quem conhece, ou passar a conhecer com este artigo, será sempre associada a combos.

Old Aluren

Como Mike Cannon refere num artigo de 2013, a potencialidade de Aluren, enquanto chave de combo, foi rapidamente descoberta, vendo consequente utilização na Old Extended, formato com grande adesão por essa data. Actualmente esta carta ainda vê jogo em Legacy, embora os seus tempos dourados sejam mais associados à Old Extended.



Aluren ganhou vida em Extended num deck denominado Raisin Bran, ou simplesmente denominado de Aluren, visto a carta ser a imutável peça central:

Raisin Bran

Lands
4 Bayou
1 Forest
4 Island
1 Mountain Valley
4 Tropical Island
4 Underground Sea
4 Yavimaya Coast
Spells
4 Cavern Harpy
2 Man-o-War
4 Raven Familiar
2 Spike Feeder
4 Wall of Roots
4 Aluren
1 Arcane Denial
4 Brainstorm
4 Force of Will
4 Impulse
1 Stroke of Genius
4 Vampiric Tutor

O deck era constituído por dois combos, sendo que estes dependiam sempre de Aluren. Em primeira instância, era possível obter, pela interação que Aluren permitia constituir entre Cavern Harpy, Man-O-War e Spike Feeder, um looper de vida infinita. Em segunda instância, Spike Feeder era substituído por Wall of Roots ou Cloud of Faeries, criando quantidades de mana assustadoramente agradáveis para usar Stroke of Genius no oponente.
O deck em si corria quatro Force of Will para proteger o combo, o único problema é que requisitava um conjunto de cartas especificas para funcionar, as quais poderiam demorar mais tempo do que o desejável para virem à mão. De forma a colmatar tal a lista corria Vampiric Tutor, Brainstorm e Impulse, e claro uma vez já com o combo, a joia da coroa, Raven Familiar.

O deck acaba por sofrer alterações, fruto das rotações típicas do formato, passando a ser reconhecido pelo nome de Aluren:

Aluren Ryan Cimera 2005

Lands
3 City of Brass
4 Forest
4 Havenwood Battleground
3 Island
4 Polluted Delta
1 Swamp
4 Yavimaya Coast
Spells
1 Auriok Champion
4 Birds of Paradise
3 Cavern Harpy
1 Cloud of Faeries
1 Eternal Witness
3 Raven Familiar
4 Wall of Blossoms
4 Brainstorm
4 Intuition
4 Cabal Therapy
4 Living Wish
4 Aluren
Sideboard
1 Auriok Champion
1 Cavern Harpy
3 Eternal Witness
1 Genesis
1 Gilded Drake
1 Maggot Carrier
1 Masticore
1 Raven Familiar
1 Stern Proctor
3 Pernicious Deed
1 City of Brass

A nível das criaturas ocorreram alterações, sendo que inicialmente Soul Warden passou a substituir a interação entre Man-OWar e Spike Feeder, sendo posteriormente na ultima versão do deck, substituída por Auriok Champion devido à forte resistência ao removal.
A WinC também foi alterada, sendo que o deck passou a ver Maggot Carrier como principal WinC, pelo looper de Cavern Harpy e Maggot Carrier, na presença de Soul Warden/ Auriok Champion.
O deck acabou também por perder Impulse, adoptando Intuition, e por perder Vampiric Tutor, que foi inicialmente substituído por Eladamris Call, e posteriormente por Living Wish, que permitia uma eficiente resposta à meta e aceleração do combo. O baralho também perde Force of Will, mas recebe Cabal Therapy e Eternal Witness, para manter o combo seguro.

Após esta breve revisão sobre as listas de Old Extended em que Aluren teve casa, chega a vez de passar do “Old Aluren” para o “New Aluren”.
Na realidade Aluren joga em Legacy, como referido anteriormente, pelo que o “New Aluren” que refiro se traduz na actual vida activa da carta.

New Aluren

Aluren dá nome a um deck de Legacy, que em nada fica a dever a outros combos, sendo tão competitivo quanto Dredge ou High Tide, mas muito menos visível no formato. Tal deve-se ao facto das listas necessitarem de Imperial Recruiter, que em bom português, custa os olhos da cara.
O baralho pode assumir uma versão , que é tida como a ideal, no entanto, é possível encontrar listas , que recorrem a Shardless Agent de forma a colmar o problema.

Independentemente de se utilizar Imperial Recruiter ou não, existem duas versões do deck, sendo que uma não utiliza Living Wish, denominada Aluren, e a outra usa, assumindo o nome de Wishboard Aluren:


(1) Wishboard Aluren Kim-Maurice Dzang 2013
Sem Imperial Recruiter

Lands
4 Misty Rainforest
4 Tropical Island
3 Forest
2 Bayou
2 Verdant Catacombs
2 Island
1 Polluted Delta
1 Swamp
1 Underground Sea
Spells
4 Coiling Oracle
3 Shardless Agent
2 Cavern Harpy
2 Baleful Strix
1 Raven Familiar
1 Parasitic Strix
1 Eternal Witness
1 Dream Stalker
4 Force of Will
4 Cabal Therapy
4 Living Wish
4 Brainstorm
2 Lim-Dûls Vault
2 Intuition
1 Chain of Vapor
4 Aluren
Sideboard
1 Shardless Agent
1 Cavern Harpy
1 Parasitic Strix
1 Eternal Witness
1 Essence Warden
2 Carpet of Flowers
1 Bojuka Bog
1 Karakas
3 Virtues Ruin
3 Abrupt Decay


(2) Aluren Enrico Luppi 2014
Com Imperial Recruiter

Lands
4 Misty Rainforest
4 Verdant Catacombs
3 Wooded Foothills
2 Havenwood Battleground
2 Forest
2 Tropical Island
1 Taiga
1 Bayou
1 Volraths Stronghold
1 Underground Sea
1 Island
1 Swamp
Spells
4 Imperial Recruiter
4 Birds of Paradise
3 Coiling Oracle
2 Dream Stalker
1 Eternal Witness
1 Bone Shredder
1 Parasitic Strix
1 Cavern Harpy
4 Force of Will
4 Brainstorm
4 Intuition
3 Cabal Therapy
1 Lim-Dûls Vault
4 Aluren
Sideboard
4 Natural Order
1 Progenitus
1 Dryad Arbor
1 Harmonic Sliver
3 Krosan Grip
3 Thoughtseize
1 Faerie Macabre
1 Unknown Card

Básicos do deck

Em ambas as versões o objetivo do deck é utilizar Aluren para combar Parasitic Strix com Cavern Harpy, depois, game over. Anteriormente foi também utilizado em Legacy como WinC Brain Freeze, Ghitu Slinger, e até o combo usado em Extended com Maggot Carrier e Auriok Champion.
Existem cartas essenciais para o funcionamento do deck, destacando não só a obvia obrigatoriedade de Aluren, Cavern Harpy e Parasitic Strix, ou não há combo, mas também a presença de Force of Will, que é extremamente necessária para proteger o combo, de Cabal Therapy, que faz o trabalho de casa antes do combo ser iniciado, e de Brainstorm, que visto se jogar com tantas fetchs, ajuda bastante.

Agora a questão é como se consegue arranjar o combo, quando não se obteve este na mão inicial!

A lista de opções viáveis no deck para a função são Coiling Oracle e Baleful Strix, que permitem cavar o deck, interagem com Cavern Harpy e podem ser usadas pela FoW; Raven Familiar, que é um Brainstorm, que pode combar com Cavern Harpy permitindo cavar, além disso podem ser usada pela FoW; Imperial Recruiter e Shardless Agent, que permitem obter peças do combo e respostas ao oponente; e Man-o-War, Dream Stalker e Arctic Merfolk, que são utilizadas pelo bounce e pela interacção.
Exemplificando com a lista (1) Wishboard Aluren, que não usa Imperial Recruiter, tudo se vai centrar em Coiling Oracle, Baleful Strix e Raven Familiar, que serão alvos de bounce através de Cavern Harpy ou Dream Stalker, afim de se encontrar as peças do combo. No entanto, com a utilização de Shardless Agent a combar com Cavern Harpy, é fácil equiparar esta a Imperial Recruiter.
Exemplificando com a lista (2) Aluren, que joga com Imperial Recruiter, sendo o processo o mesmo, mas não tendo como target as peças do combo, mas sim Imperial Recruiter. Um vez tendo o Imperial Recruiter, utiliza-se o trigger do mesmo para trazer outro, assim sucessivamente até se ter os quatro em campo, permitindo atenuar o efeito de qualquer instant removal por parte do oponente. O trigger do último Imperial Recruiter deve fazer target a um Dream Stalker, que por sua vez faz bounce a um Imperial Recruiter. Este Imperial Recruiter volta a ser jogado para se encontrar Cavern Harpy. Cavern Harpy vai permitir fazer bounce ao Dream Stalker, que volta a ser jogando para fazer bounce a um Imperial Recruiter. Este Imperial Recruiter volta a ser jogado para se encontrar Parasitic Strix. Já com as duas peças do combo na mão é só finalizar, seguindo-se o game over.

Mais opções viáveis

Os decks tendem em correr ainda outras opções tais como Eternal Witness, geralmente pensando em recuperar FoW, alguma criatura azul para se usar FoW ou peças do combo; Pact of Negation, que pode ser uma opção para aumentar o numero de FoW, tendo utilidade apenas quando o combo é iniciado; Intuition, para encontrar peças do combo, geralmente a combar com Eternal Witness; e Lim-Dûls Vault, para cavar o deck.

A questão de sideboard

Numa lista de Wishboard, como é o exemplo da lista (1) Wishboard Aluren, o side é feito a pensar não só na meta, mas em usar e abusar de Living Wish, sendo que usa as WinC (Cavern Harpy e Parasitic Strix); outras peças do combo tais como Dream Stalke e Imperial Recruiter (em listas de Wishboard com Imperial Recruiter, ficam sempre 3 de main e 1 de side); Bone Shredder bastante útil contra Meddling Mage; Gaddock Teeg, para evitar FoW de oponentes e até outros combos, tais como Ad Nauseam e Time Spiral; Phyrexian Revoker; Spellskite; Harmonic Sliver com especial atenção a Umezawas Jitte, Leyline of Sanctity Trinisphere e Sneak Attack; Faerie Macabre; Essence Warden; Karakas; e Bojuka Bog. O side pode ainda possuir mais hate que funcione como side normal, atendendo à meta, sendo possível ver também o uso de Carpet of Flowers e Abrupt Decay, entre outras.
Quando não se trata de uma lista de Wishboard, como é o exemplo da lista (2) Aluren, o side é simplesmente feito a pensar na meta, sendo normal encontrar cartas como Bone Shredder, Faerie Macabre ou Harmonic Sliver, assim como outras respostas similares e mais comuns, tais como Abrupt Decay, Relic of Progenitus ou Krosan Grip, possuindo maior variedade de hate. Em algumas metas Leyline of Lifeforce pode assumir alguma utilidade.



Observações Finais

Aqui fica uma revisão da história de Aluren, que teve a sua grande rampa de lançamento na época da Old Extended, mas que se adaptou e ainda hoje persiste em Legacy. Embora actualmente veja pouco jogo, tal está mais associados aos custos de Imperial Recruiter, que à eficácia do baralho, no entanto, listas com Shardless Agent, são uma opção cada vez mais viável.
O facto de ser um deck pouco utilizado tem deixado muito caminho por desbrava, sendo que por instantes me parece aceitável testar o deck pensado em usar Laboratory Maniac como WinC, e como este exemplo existem múltiplos, basta nos debruçarmos sobre este baralho e pensarmos um pouco.

Espero que tenham gostado do artigo. Caso exista qualquer dúvida ou acréscimo a fazer relativo a este tema é só postar ou referir por pm. Gostaria também de pedir feedback para saber o que devo melhorar ou alterar para a realização de futuros artigos.

Por fim deixo em questão: Qual a carta/ideia que gostariam de ver num próximo artigo deste género?

Referências

mtgsalvation.gamepedia.com/Extended_Aluren_deck
archive.wizards.com/Magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/ftl/259
www.gatheringmagic.com/ryan-bushard-legacy-finance-financial-121312-reckless-investments/
www.mtgsalvation.com/forums/the-game/legacy-type-1-5/developing-legacy/181886-primer-aluren
www.mtgsalvation.com/forums/the-game/modern/modern-deck-creation/221760-restore-balance-combo
mtgtop8.com/archetype?a=82

Com os melhores cumprimentos,
TAbril
Alterado a 10/5/2014 5:35:28 AM por TAbril

slayerkiler

De: Portomar
10/5/2014 1:08:17 AM
re
Bom Artigo, podias tentar fazer um sobre Stasis ( adoro a carta ).
Continua assim... 5*

pedrobronze


De: Senhora da Hora
9/4/2014 12:36:52 AM
mmm
Ok, Yawgmoths Will não tem new! lol
Só em commander ou cube draft ou vintage, mas sempre apenas 1of.
Então que tal Armageddon?

pedrobronze


De: Senhora da Hora
9/4/2014 12:35:09 AM
RE
Yawgmoths Will! Que tal? É uma das minhas favoritas de sempre.
Já agora, parabéns pelo artigo e acima de tudo pelo esforço de não deixar esta secção morrer!
Responder

[1]