Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Decks / Combos-->[Casual]   Combo Deck Responder

Link directo: topico.asp?topico=148852

UtilizadorResposta

zedestroyer

De: Santa Marinha
2/2/2013 12:13:33 PM
[Casual]   Combo Deck
Estou a tentar montar 1 deck preto e verde com combos baseados no Necrotic Oooze e Quillspike, mas estou a ter dificuldades em fechar o deck.

Neste momento estava a pensar na seguinte composição:

Creatures ( 28 )
4 Elvish Harbinger
4 Fauna Shaman
4 Devoted Druid
4 Quillspike
4 Necrotic Ooze
1 Kiki-Jiki, Mirror Breaker
1 Death Cultist
1 Civilized Scholar
1 Thornling
1 Korozda Guildmage
1 Kitchen Finks
1 Murderous Redcap

Spells ( 8 )
4 Insidious Dreams
4 Profane Command

Lands ( 22 )
6 Swamp
3 Forest
4 Gilt-Leaf Palace
4 Treetop Village
4 Llanowar Wastes
1 Yavimaya Hollow



Sideboard ( 15 )
4 Duress
4 Krosan Grip
4 Primal Command
1 Wickerbough Elder
1 Gigantomancer
1 Cartel Aristocrat

A ideia será poder usar o Necrotic Ooze para ganhar o jogo, usado as criaturas no cemitério, mas ter uma alternativa para ganhar o jogo em campo, caso o meu oponente me esvazie o cemitério ou remova o Necrotic Ooze, daí querer ter um combo em campo com o Quillspike.

Partes do deck:

Necrotic Ooze:
Necrotic Ooze + Kiki-Jiki, Mirror Breaker = tokens infinitos com haste que poderei desvirar com o Devoted Druid, ou que poderei sacrificar com o Death Cultist para drenar vida.

Necrotic Ooze + Civilized Scholar = draw engine, considerando a que as crituras representam metade do deck, poderei ir buscar uma grande quantidade de cartas, de forma a ter na mão as cartas que precise para jogar e no cemitério as criaturas necessárias aos combos com o Necrotic Ooze.

Quillspike:
Quillspike + Devoted Druid = criatura infinitamente poderosa que poderei tornar mais dificil de bloquear com intimidate ou sacrificar para ter uma grande quantidade de tokens, usando a Korozda Guildmage.

Adicionei o Kitchen Finks e o Murderous Redcap por terem uma boa sinergia com o Quillspike.

Apoio:
Elvish Harbinger: além de corrigir a produção de mana, ajuda-me a encontrar os Devoted Druid e Fauna Shaman

Fauna Shaman: permite-me colocar na minha mão cartas úteis para jogar (como o Necrotic Ooze) e descartar cartas para jogar através do Necrotic Ooze (como o Kiki-Jiki, Mirror Breaker).

Thornling: para dar haste e tornar o Necrotic Ooze indestrutível.

Insidious Dreams: basicamente a mesma função do Fauna Shaman

Profane Command: permite-me ressuscitar cartas que precise no campo de batalha, retirar pontos de vida (cominado com o Necrotic Ooze, Quillspike e Devoted Druid poderá retirar todos os pontos de vida a um adversário), pode tornar criaturas mais difíceis de bloquear (Quillspike) e até remover alguma criatura mais problemática.

Mas ainda faltam 2 cartas, será que meta mais 1 ou 2 Korozda Guildmage, ou mais 1 ou 2 Thornling, talvez 1 Murderous Redcap e 1 Kitchen Finks ... o que acham?


Alterado a 2/2/2013 12:13:59 PM por zedestroyer
Alterado a 3/13/2013 9:14:30 PM por milton18

milton18


Moderador
De: Aveiro
2/4/2013 3:38:49 AM
r
Orders não é mau nesse estilo de deck, a manter assim até usava.

Mas Orders não é melhor que Buried Alive. Buried Alive pode ser jogado no turno 1 de um dark ritual e vai buscar todas as peças de uma vez.

Jogar com Buried Alive leva a que jogues com efeitos de reanimar, o que dá protecção contra removal.
Também dá para fazer uns truques fixes com Vengevine/Demigod of Revenge como plano B. Que são cartas muito mais poderosas e importantes de se tentar interagir.

A parte do mill é relativamente irrelevante. Se combares nos primeiros turnos dificilmente perdeste muitas cartas. O Thornling pode dar haste, mas requer mana, atrasando novamente um turno.
A parte do multiplayer podes matar um oponente com o combo e tentar matar o resto com o plano aggro. Ou tentar ter um cmc total do deck suficientemente alto (bastante possível com Demigods ou Vengevines).

A questão de facto é que a maior parte das criaturas que podem servir de pára-raios para o Ooze neste deck são muito fracas. Toda a gente vai guardar o removal para o Ooze depois de ver o que o deck faz.

Korozda Guildmage para quê? Fazer montes de tokens? Podes simplesmente atacar com um quillspike gigante. O Aristocrat parece fixe até. Mas lembrei-me de Sylvan Safekeeper, parece melhor.

Experimenta este exemplo:
Fiz uns quantos jogos com esta lista e com a tua e esta é muito mais eficaz na minha opinião. Uma coisa que acontece que não esperava é usar o Buried Alive para por as peças do combo no cemitério quando já tenho o Ooze.
Em quatro jogos em que combei ao quinto turno, exilei o deck todo para ver quanto dano conseguia dar e dava 60 de dano em média. Suficiente para 3 oponentes.


3 Necrotic Ooze
1 Putrid Imp
1 Triskelion
1 Phyrexian Devourer

4 Buried Alive
1 Jarad’s Orders
4 Fauna Shaman
1 Acidic Slime
1 Shriekmaw
1 Sylvan Safekeeper
4 Reanimate

4 Vengevine
4 Basking Rootwalla
4 Birds of Paradise

4 Inquisition of Kozilek

4 Llanowar Wastes
4 Woodland Cemetery
2 Treetop Village
7 Forest
5 Swamp

zedestroyer


De: Santa Marinha
2/3/2013 3:27:58 PM
re
Uma alternativa melhor ao Buried Alive seria o Jarad’s Orders. Assim poderia ir buscar 1 carta para jogar e outra para descartar para o cemitério (por exemplo Necrotic Ooze para a mão e Fauna Shaman para o cemitério).

E o Necrotic Ooze é bom tendo criaturas no cemitério, daí que prefira apostar em cartas de criaturas e reduzir as restantes magias ao máximo, em contrapartida coloquei magias de controlo no Sideboard para poder ajusatar o deck, face a deck’s com mais removal ou controlo.

Eu já considerei o combo Triskelion+Phyrexian Devourer, mas coloquei-o de lado devido às limitações inerentes ... nomeadamente contra mill decks e em multiplayer. Mas até seria interessante ter 1 combo que não fosse necessário virar, apesar de ter o Thornlin para dar haste ao Ooze... tenho que pesquisar melhor para verificar se há uma alternativa viável.

O facto de ter formas alternativas de jogar, além do Necrotic Ooze, significa que os meus oponentes terão que gastar magias para remover ou cancelar outras cartas, impedindo que se foquem a 100% no Necrotic Ooze, porque por mais magia de controlo que tenha, se o meu oponente se concentrar no Necrotic Ooze e tiver um número significatico dessas magias, será complicado salvar os Ooze.

Para simplificar, esta a pensar tirar o Murderous Redcap e o Kitchen Finks, para colocar mais 2 Korozda Guildmage (combo com Quillspike e Devoted Druid) e remover o Civilized Scholar para colocar o Cartel Aristocrat (para maior protecção do Ooze).

As 2 cartas que faltam, poderia colocar algum controlo ou adicionar mais um par de Thornling’s.

Alterado a 2/3/2013 3:30:11 PM por zedestroyer

GDV


De: Rio de Mouro
2/2/2013 7:49:34 PM
Eu já dei a minha opinião, mas ....
... já que é casual, porque não tentar meter algo tipo The Mimeoplasm + Lord of Extinction + Murderous Redcap ?

Tipo uma forma diferente de poderes ganhar o jogo ??


Btw, é só uma ideia, tal como as anteriores ...

Espero que consigas arranjar as melhores soluções para o deck.

Cumps





milton18


Moderador
De: Aveiro
2/2/2013 5:26:04 PM
r
Indo pelos buried alive ganhas velocidade, o que pode tornar muitos counters, removal, etc inúteis.
Para não falar de um tutor para todas as cartas do combo.
Essa velocidade extra faz com que não precises de essas cartas que servem apenas para sinergias secundarias e são muito fracas sozinhas. Não queimando slots nessas cartas ganhas espaço para descarta/counters teus, de forma a proteger o Ooze.

Não é particularmente relevante qual é a kill que usas. Sendo claro que as que usam menos slots são melhores. Triskelion+Devourer é melhor do que a do Kiki Jiki+Death Cultist, porque envolve virar. Demora mais um turno em que o removal pode actuar.

Esse exemplo de deck não é muito bom na minha opinião. Pode até ser a melhor forma de fazer o deck em modern, que é o que está no artigo, mas se estás em casual não estás limitado nas cartas que podes usar. Não vejo motivo nenhum para não fazer algo mais poderoso.

zedestroyer


De: Santa Marinha
2/2/2013 3:43:54 PM
re
Já tinha pensado nisso, sim.

O problema é se o meu adversário joga um counterspell ou removal contra o Necrotic Ooze ouse jogar algo para limpar o meu cemitério, daí a ideia de ter os Quillspike como alternativa, que tembém apresentam uma boa sinergia com os Ooze (Devoted Druid + Quillspike = Necrotic Ooze infinitamente poderoso e mana infinita).

Neste baralho o combo também consiste no Necrotic Ooze em campo mais 2 criaturas no cemitério - o Kiki-Jiki, Mirror Breaker mais 1 Death Cultist ou 1 Devoted Druid.

O baralho acho que tem potêncial, sendo baseado em: www.wizards.com/Magic/magazine/Article.aspx?x=mtg/daily/boab/198.

Mas acho que será necessário fazer alguns ajustes e há a questão das 2 cartas em falta.


milton18


Moderador
De: Aveiro
2/2/2013 1:14:25 PM
r
Já pensaste em usar apenas o combo de Ooze com Triskelion+Phyrexian Devourer?
Tem como vantagens matar com apenas 3 cartas e puderes ir buscar tudo com Buried Alive e depois reanimar o Ooze, ganhando imediatamente.
Ganhas acesso a Dark Ritual como aceleração e montes de espaço no deck para proteger o combo.

Mesmo mantendo a tua shell acho que deves considerar o Triskelion+Devourer, ocupa menos slots no deck do que as kills que tens.

Não indo por esse caminho podes considerar pelo menos Grisly Salvage e Tracker Instincts.
Responder

[1]