1º Right. Não faria sentido as habilidades estáticas desses cards funcionarem se os cards que as possuem não estão em campo.
2º
(Relembrando sempre que aquilo que faz alvo num O-Ring é a sua triggered ability quando ele entra em campo) O Oblivion Ring resolve e entra em campo, o que dispara dois triggers: o dele, e o do Confusion.
Quando multiplos triggers controlados por multiplos jogadores disparam em simultâneo, são colocados na Stack em APNAP order (Active Player -> Non-Active Player). Tu és o jogador activo e és o controlador do Ring. O oponente é o controlador do Confusion. Ou seja, o trigger do O-Ring é colocado primeiro na Stack (a visar o Confusion segundo o teu exemplo), e o trigger do Confusion é colocado em último (se não houver outros enchantments em campo do teu lado, o alvo terá de ser o teu O-Ring). Trigger do Confusion resolve primeiro, o do Ring resolve depois.
Resultado final, o trigger do Confusion resolve e troca o controlo do O-Ring pelo do Confusion, depois o trigger do O-Ring resolve e exila o Confusion pois o Confusion ainda é o alvo legal. Ou seja, o oponente fica com um O-Ring em campo que tem o Confusion (originalmente) dele exilado.
A troca entre um e outro não torna as permanentes em objectos novos (não há mudança de zona, estão ambos à mesma no Battlefield) e consequentemente não afecta o alvo visado inicialmente para o trigger do O-Ring. Não te esqueças que o alvo para o Ring foi declarado quando colocaste o trigger na Stack.
Cumps

Alterado a 10/28/2012 3:17:39 AM por S1NE4T3R