Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Soulbond mindf*ck Responder

Link directo: topico.asp?topico=144193

UtilizadorResposta

omgVomg
De: Póvoa de Varzim
10/21/2012 9:52:52 PM
Soulbond mindf*ck
Boas, a mecânica do soulbond já não é novidade para muitos mas continua a deixar-me com algumas dúvidas.
Imaginemos que possuo apenas um Pilgrim em campo e baixo um Silverheart, fazendo disparar a trigger dele e emparelho com o Pilgrim por este se encontrar não-emparelhado. Blabla o Pilgrim fica uma 5/5 e o Silver uma 8/8. Next turn, eu baixo um Silverblade Paladin e ora bem, segundo a regra eu não posso emparelhar o Paladin com nenhuma outra porque as outras duas já se encontram emparelhadas no momento em que ele entrou. Porém não posso fazer disparar a trigger do Silverheart e emparelha-lo com o Silverblade já que este último entrou não-emparelhado? Ou resumindo, não posso fazê-lo pelo simples facto do Silverheart já estar emparelhado com o Pilgrim? Nenhuma das triggers pode resolver e eu poder trocar o bond para outra criatura? Tenho mesmo de esperar que o Pilgrim morra ou whatever?...

Outra questão: Num mesmo momento, tenho o Pilgrim e o Silverheart emparelhados. No turno do oponente eu baixo o Restoration Angel... Caso eu não possa fazer ’bond’ (tendo em conta a dúvida acima)entre o Angel e o Silverheart, posso pelo menos fazer blink no pilgrim, fazendo-o sair de campo e num momento fazer o Angel emparelhar com o Silver? Ou a trigger do soulbond já não vai ter efeito pois deveria disparar na mesma altura que a trigger do Angel e nesse momento o Silverheart ainda está emparelhado?

Muito confuso xD mas ajudem-me please.

Cumps
Alterado a 10/21/2012 9:59:42 PM por omgVomg
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
10/22/2012 5:17:52 AM
Re
Ambas boas perguntas. Achas o necessário para a resposta à pergunta inicial no nosso Glossário:

"Elo Espiritual (Soulbound): Palavra-chave que representa duas habilidades desencadeadas: "Quando esta criatura com Elo Espiritual entra no campo de batalha, se voçê controla esta criatura bem como outra, e nenhuma das duas está emparelhada, voçê pode emparelhar esta criatura com uma criatura não emparelhada que controle, enquanto ambas permanecerem no campo de batalha sobre o seu controlo"; e "Sempre que uma outra criatura entra no campo de batalha sobre o seu controlo, e voçê controla-a bem como esta criatura com Elo Espiritual, e nenhuma das duas está emparelhada, voçê pode emparelhar as duas enquanto ambas permanecerem no campo de batalha sobre o seu controlo". Ou seja, uma criatura só pode estar num par de Elo Espiritual com uma outra criatura de cada vez, e criaturas só podem ser emparelhadas via Elo Espiritual se não estiverem já num par. Pares são quebrados se um ou mais dos seus membros sairem do campo de batalha, mudem de controlador, ou deixem de ser criaturas."

Agora dou-te a explicação mais complexa: Soulbound constitui-se através de 2 tipos de triggered abilities, ambas de condição IF. Sendo triggers de condição IF, para o trigger disparar sequer, a condição IF tem de ser "verdadeira" no momento em que o disparo do trigger é suposto ocorrer. Triggers de condição IF verificam a condição quando tentam disparar, e quando tentam resolver. Se em algum dos dois momentos a condição obtém um resultado de "falso", o trigger ou não dispara ou não resolve, respectivamente.

Ou seja, na situação em que a criatura com Soulbound entra em campo sobre o teu controlo unpaired, tens de controlar uma outra criatura unpaired para o trigger disparar, e em situações em que a criatura com Soulbound já está em campo e entra uma outra sobre o teu controlo, ambas têm de estar unpaired para o trigger disparar. Estas são as condições IF (ou condições ’SE’, se formos pelo português) de cada trigger.

Numa nota à parte, existe um aspecto engraçado com Soulbound num dos triggers (o da criatura com Soulbound a entrar em campo): sendo a habilidade algo que não faz alvo a nada, e sendo no essencial, uma escolha feita pelo controlador do trigger, no momento em que a criatura com Soulbound entra em campo e o trigger dispara, a escolha da criatura que vai ser emparelhada com a criatura com Soulbound só é realmente feita quando o trigger resolve.
No entanto na segunda situação (o outro trigger, criatura com Soulbound em campo e uma outra a entrar), o trigger refere especificamente que podes emparelhar essa criatura que entrou em campo juntamente com a criatura com Soulbound, logo apesar de não fazer alvo a nada à mesma, aqui já é um pouco mais restritivo naquilo que podes emparelhar.

Bom, respondendo ás tuas dúvidas e pegando no teu primeiro exemplo, possuis apenas um Pilgrim e um Silverheart em campo, e ambos estão emparelhados. O Paladin entra, e não há nada mais sem par, logo o trigger dele não dispara. O do Silverheart, obviamente também não dispara, porque o Silverheart está de momento abraçadinho ao Pilgrim.

No teu segundo exemplo, o Angel a entrar em campo não dispara o trigger do Silverheart (pois ele ainda está enrolado com o Pilgrim). O trigger do Angel a visar o Pilgrim desfaz o par, e causa o re-entrar do Pilgrim em campo, o que dispara o Silverheart, pois ambos estão unpaired. Tens aqui a escolha de emparelhar o Silverheart com o Pilgrim, ou não fazer par sequer e deixar o Silverheart pronto para uma outra criatura futura que entre em campo sobre o teu controlo.

Num outro exemplo (que te dou como extra) da situação engraçada com o 1º tipo de trigger de Soulbound, imagina que tens um Pilgrim sozinho em campo. Resolves um Silverheart, que entra em campo e dispara o seu trigger. Em resposta ao trigger conjuras e resolves uma criatura com Flash (neste caso vamos ignorar o 2º tipo de trigger do Silverheart oriundo da entrada desta nova criatura em campo). Quando o trigger de Soulbound resolve, aqui podes escolher emparelhar o Silverheart ou com o Pilgrim, ou com a criatura com Flash que se encontra de momento em campo sozinha também, ou não fazer par nenhum.

Cumps
Alterado a 10/22/2012 7:05:43 PM por S1NE4T3R
Responder

[1]