1º Expliquei isto recentemente num dos tópicos abaixo, mas não há problema em referi-lo again aqui. O "colocar um marcador" não é uma habilidade. É um custo para activar a habilidade, e é aqui que te perdeste um bocadinho.
As habilidades de Planeswalkers são nada mais do que Activated Abilities. Têm um custo, e um efeito respectivo. São activadas pelo seu controlador, colocadas na Stack, custos são pagos, e o efeito da habilidade resolve quando a habilidade resolver da Stack.
Durante o processo de activação de uma habilidade (tal como no processo de conjuração de uma mágica) não há prioridades para jogadores fazerem nada. O pagamento de custos faz parte deste processo. Quando jogadores recebem prioridade para usar a Stack, já a habilidade foi activada, com o pagamento dos seus custos efectuado.
Ele tinha toda a razão na sua lógica. Ele conjurou o Planeswalker normalmente no turno dele, ele é o jogador activo, logo é ele a receber prioridade mal um item (o Walker) resolve da Stack. Ele usa a sua prioridade para activar uma habilidade desse Walker, tu recebes prioridade para responder quando ele decidir não adicionar mais nada à Stack, e nesse ponto, já a modificação dos counters no Walker foi feita, pois esse era o custo de activar a habilidade.
2º Esta pergunta está tão cheia de erros que nem sei por onde começar, honestamente. Desde o estares a conjurar um feitiço em resposta a um trigger (sorceries são conjuradas com a Stack vazia e no teu turno), referires que o Snipe não está em campo mas dá o seu dano, e o dano dele passar de 2 a 3 de dano, acho que deves ter escrito um bocado à pressa e não re-leste bem antes de postar.
Mas colocando tudo em ordem correcta (Guttersnipe, Fiend Hunter, e digamos um Bolt que é instant):
- O Fiend Hunter entra em campo, dispara o seu trigger visando o Snipe.
- Conjuras um Bolt em resposta ao trigger visando o Hunter.
- O Guttersnipe (que ainda está em campo), vê que conjuraste uma Instant, dispara o seu trigger.
End Result: O trigger do Guttersnipe resolve, e dá 2 de dano a cada oponente. O Bolt resolve a seguir e mata o Hunter. O trigger de "leaves-play" do Hunter dispara, resolve e não devolve nada pois não há nada exilado. O trigger de "enters play" do Hunter resolve a seguir (pois como disseste na 1ª pergunta, habilidades existem na Stack independentes das suas fontes e afectar a fonte não afecta a habilidade), exila o Guttersnipe, que fica exilado para sempre.
Cumps
Alterado a 10/5/2012 12:18:32 AM por S1NE4T3R