Nos últimos tempos, e para minha infelicidade, tenho-me deparado com algumas situações menos agradáveis, por assim dizer.
Assim, vou fazer uma breve explicação sobre a importância dos compromissos assumidos, em relação a trocas, vendas e compras.
Em primeiro lugar, é preciso que todos os users percebam uma coisa: ainda que estejamos a falar de cartas magic, e não de bens de maior valor e importância, quando fechamos um negócio, estamos a celebrar um contrato!
Por isso, existem regras, consagradas no Código Civil e em outros diplomas, que regulam a compra e venda de bens. Algumas dessas regras são injuntivas (obrigatórias) e outras supletivas (afastáveis pela vontade das partes). As obrigatórias não podem ser afastadas a não ser por uma Lei ou por um Decreto-Lei.
Por isso, as regras internas do fórum não estão acima do Código Civil. As regras do fórum, ao invés, servem para melhorar o funcionamento dos negócios que aí se fazem, nomeadamente para assegurar uma maior segurança nas transacções.
Isto tudo para dizer o seguinte: quando um user envia uma proposta a outro user e este último aceita, existe um negócio, um contrato! A partir desse momento, a parte que voltar atrás na sua palavra encontra-se numa situação de incumprimento! De acordo com a Lei!
A função das pré-refs é aumentar a segurança dos traders, uma vez que ninguém vai estar a assinar contratos para transaccionar cartas magic, como é óbvio. Mas não se iludam, porque existe contrato e obrigação de o cumprir mesmo sem estar nada escrito!
Outro ponto importante, tem a ver com as condições das cartas. Uma vez que a Lei nada diz a este respeito, estamos num campo supletivo, discricionário para as partes. O que significa que aqui o magictuga, na condição de “dono”do espaço, pode, à semelhança do que acontece quanto às pré-refs, pode criar regras. E a regra diz que, salvo quando estiver indicado, se presume que as cartas estão mint ou near mint.
Isto quer dizer que, quando os users nada dizem à parte com a qual estão a negociar, que esta última estará legitimamente à espera que as cartas não estejam degradadas.
Decidi escrever estas breves linhas porque fico surpreendido com a falta de tacto de algumas pessoas (os chamados “chicos-espertos”) que fazem asneiras e depois, quando confrontados com as consequências normais de quem não cumpre, ainda têm a distinta lata de ficar muito indignados e vir reclamar utilizando argumentos sem sentido.
Há regras e há consequências para aqueles que não as cumprem. Tenham noção disso e não invertam os papéis.
Assim quero deixar duas notas finais:
1- Quando se fecham vendas, compras ou trocas (e independentemente de ser antes ou depois de existir pré-ref), não interessa só que alguém tenha uma perda material. Ou seja, se alguém não recebe a carta ou não recebe o dinheiro, mesmo que não tenha ficado a perder o dinheiro ou a carta, respectivamente, pode ficar numa situação foleira. Se alguém quer cartas é porque precisa delas para jogar; e muitas vezes precisa delas para jogar torneios importantes, pelo que se as não tiver, vai jogar debilitado. Se alguém vende cartas pode ser porque precisa do dinheiro, por isso se não o receber, é chato.
Por isso, evitem estas situações e evitem também tentar desculpá-las com argumentos do tipo “afinal não tenho carta” ou “não encontro a carta”.
2- Quanto ao estado das cartas, não enviem cartas em estados deteriorados sem avisar a outra parte. Porque, às vezes, a outra parte não as quer assim, mas pode precisar tanto delas no imediato, que “tenha” que as aceitar. E depois não venham dizer coisas do tipo “se estivesse impecável, eu vendia mais caro”. Isso é um elemento completamente subjectivo e muitas vezes falso, por haver pessoas dispostas a vender cartas abaixo do seu preço de mercado.
Espero que isto sirva um propósito pedagógico para todos aqueles que têm por hábito a prática da “chico-espertice”.
Uma ressalva só para dizer que, em geral, os traders do fórum são de confiança, não vá alguém pensar que isto é um Texas!
Sejam responsáveis!
Cumprimentos a todos.
Duarte