Dark_Wolf
   De: V. N. Famalicão 3/29/2012 5:48:52 PM | minha ajuda...
Tenho feitos MUITOS decks de commander mas por acaso, esse general e essas cores nunca fiz…, esta “ajuda” não é pra te dizer especificamente o quais as cartas que deves colocar ou tirar, mas sim, o que podem ser boas ideias (a meu ver)… de qualquer forma e na minha experiência, em Commander não há nada melhor que experimentar as cartas e depois vais mantendo/tirando as cartas que queres. Eu raramente jogo 2 jogos seguidos de Commander com a lista das mesmas 100 cartas.
Uma coisa que deves ter em conta a construir um deck de commander é: se queres fazer o deck melhor com as melhores cartas (que existem), outra coisa é fazer um deck melhor com as cartas que tens. Na primeira opçao, ha muita carta boa antiga e nova que podes usar em Commander, é uma questao de comprares/trocares (o que as vezes torna-se um pouco dificil/caro: treachery, bribery). Na segunda opção, é veres que cartas tens e adaptares o que queres as cartas que tens...agora vem-me a ideia Sensei Divining Top, se nao o tiveres (e nao quiseres arranjar por achares caro) podes usar Crystal Ball, por exemplo.
Ah, e não esquecer que deves adaptar o deck pra situações de multiplayer ou de duelo (são 2 formas de jogo MUITO diferentes)
Lands:
Deck de 3 cores aconselho entre 36 a 38 lands, incluindo fetchs (marsh flats, terramorphic expanse, etc) e as que dão 2 manas (azorius chancery, etc).Há um colega meu que normalmente joga com apenas 32-33 lands no máximo e só se queixa da quantidade excessiva de lands (a mim, vejo-me sempre à rasca pra ter as lands que necessito). Colocar sempre no mínimo 3 basic lands de cada cor (no teu caso 9). Num deck de 3 ou + cores não uses muitas lands que adicionem mana incolor. E as manlands dão sempre jeito.
Planeswalkers:
não tenho muito a dizer…é uma questão de gostos…Tezzeret é sempre bom quando há artefactos à mistura (e quantos mais melhor), Sorin (a 2ª habilidade) é Killer-Bomb, a L. Vess faz tutores e Jace faz draw e Unsummon, tudo bastante bom. Venser neste formato também parece ser fenomenal.
Quanto a mass removal:
tendo em conta que usas muitas permanentes, não aconselho Planar Cleansing…quanto a Day of Judgment suponho que seja devido a não teres disponível Wrath of God ou Damnation (cada um deles é melhor, mas tb não tens de arranjar essas cartas so por causa de deck Commander---um dos motivos pelo qual ADORO este formato). Scourglass tem o mal do upkeep, mas é reutilizável com Sharum, por isso, é uma questão de prioridades (usar mass quando precisas, ou recursion), mas já tens N. Disk (e tb podes usar Oblivion Stone) , por isso acho que o tirava… Sunblast Angel e Massacre Wurm são mass removal não mt eficazes…mas depende com quem jogas…contra tokens M. Wurm é Killer, mas devias tirar um
Quanto a spot removal:
Os teus spots removal parecem-me muito condicionais …aconselho mais do tipo instants : Go for the Throat, Doom Blade, Path to Exile e não tantos encantamentos nem sorcerys (Barter in Blood eu costumo considera-lo mass removal)..Spine of Ish Sah…so vale a pena se conseguires ter uma boa forma de a sacrificar varias vezes ou então Venser Sojourner, senão corta-o. E também devias por + removal pra artifacts ou enchantments
Counters:
Mais uma vez é uma questão de gostos…há muitos e variados counters, daqueles que são baratos e só anulam, tipo counterspell (gotta love the classics) , e daqueles que alem de anular, ainda fazem cenas (soul manipulation, spelljack)
Grave Hate
Não gosto de Suffer the Past…custa muito se quiseres/precisares de remover tudo/muita coisa do cemitério…é melhor optares por 1 ou 2 destas cartas: Relic of Progenitus, Scribling Claws, Tormod’s Crypt ou Nihil Spellbomb (que já colocaste), e todas elas podem ser “tutoradas” com Trinket Mage (carta que é mesmo muito boa)
Reanimation:
Neste caso tambem é uma questão de gostos e de quanta recursion usas…eu gosto mt do beacon of unrest, e também gosto do elixir of immortality…dá pra evitar perderes por milling e da pra evitares que te removam o grave todo
Accel/ Fixing
Axo que escolheste bem, a excepção de Manalith (não gosto da carta)
Draw
Acho que os looters são muito frágeis…não permanecem em campo muito tempo…mas a verdade é que o facto de serem/parecerem ser frágeis possa fazer com que passem despercebidos, e assim durar mais tempo na mesa (mas neste formato em multiplayer, normalmente existem MUITOS mass removal). E parece-me que usas muito one shot cards (ex: preordain, ponder), era melhor escolheres mais cartas que pudesses voltar a utilizar ou cumprissem mais que uma função (ex: Blue Sun Zenith, Recurring Insight, aqueles artefactos que compras uma carta ou vais buscar uma basic land quando entram/saem de jogo em combinação com o venser soujouner)
Goodies:
Sinceramente, acho que te faltam muitas goodies, devias colocar criaturas mais fortes e eficientes: Titans, Angels (Akroma), Praetors etc…e mais artefactos pra poderes abusar da Sharuum (Wurmcoil Engine, etc)…Já joguei varias vezes contra decks Sharuum…e há poucas coisas piores do que: Mindslaver repetidos, Darksteel Forge, Blightsteel Colossus, Magister Sphinx, Summoner Sphinx e aquele artefato que sacrificas 3 artefactos e colocas em jogo um artefacto directo da library.
Combos
Se realmente pretendes ganhar o jogo através do combo, não te esqueças que deves ter mais do que uma forma de ganhar, ou então varias formas de ir buscar (tutors) as peças do combo. E mais uma vez, coloca mais artefactos pra abusares da sharuum (que é um general “buil around me”)
Em termos de números e estatísticas nos meus decks de 3 cores, como regra geral utilizo:
37 Lands
27-33 Creatures
30-36 Other Spells: dos quais pelo menos 3 mass removal, 4 spot removal.
Vai construindo e jogando com o deck, vais ver que à medida que jogas com o deck e que te deparas com situaçoes diferentes vais te apercebendo das cartas que te fazem falta, cartas desnecessarias, combos que resultam ou nao, etc
Se quiseres mais ajuda (pra commander) diz…
Cumprimentos
Alterado a 3/29/2012 6:05:42 PM por Dark_Wolf |