Good question.
Sim, é possivel diminuir a eficacia de uma Sprite, destruindo-a (ou outras faeries) em resposta ao trigger, causando assim um decrescimo no nº de faeries em campo.
O "X" da habilidade desencadeada da Sprite, é determinado e verificado em 2 ocasiões: quando a habilidade dispara e quando a habilidade tenta resolver.
Um alvo legal para o trigger é definido como sendo "um spell alvo com custo de mana convertido igual ou menor a X", onde o X é o nº de faeries que o jogador controla.
Ou seja, se conjurares um spell de CMC=1, e o teu oponente conjurar uma Sprite, ela resolve antes do teu spell, entra em campo, dispara o seu trigger e o trigger pode visar o teu spell de CMC=1, pois o teu oponente tem 1 faerie em campo (a Sprite). O spell de CMC=1 é legal para o trigger.
Mas o alvo é novamente verificado quando o trigger tenta resolver para anular realmente o spell. Se o alvo for ilegal nesta altura, o trigger é auto-anulado pelo jogo.
O que significa que se tu em resposta ao trigger da Sprite na Stack, diminuires o nº de faeries que o teu oponente controla, podes fazer com que o spell que ele quer anular, ja nao seja legal para o trigger. Pegando no exemplo acima, se tu em resposta ao trigger atirares um Shock à Sprite, o teu oponente passa a ter 0 faeries. Quando o trigger da Sprite tenta resolver, vê que o seu alvo é ilegal (o spell tem CMC=1, e o X equivalente ao nº de faeries é 0 agora - o trigger só conseguiria ter como alvo legal um spell de CMC=0 ou menos) e o trigger é auto-anulado pelo jogo. O spell de CMC=1 resolve normalmente.
Cumps