Ora bem, vamos então explicar a carta passo a passo:
"Imprint - Whenever a nontoken creature dies, you may exile that card."
Esta é parte da triggered ability normal do Vat. Sempre que uma criatura (que nao seja um token), tua ou do oponente, for colocada no cemiterio a partir do Battlefield, esta habilidade dispara. Ao resolver, tens a opção de exilar essa carta do cemiterio, para a Exile Zone.
Nota: só poderás escolher exilar a carta, se a carta ainda existir no cemiterio na altura em que o trigger resolve. (há sempre efeitos que retiram cartas do cemiterio, ou cartas que nunca chegam a tocar no cemiterio, tens de ter atenção nisso)
Nota2: mesmo que o card nao seja uma criatura enquanto no cemiterio, se era uma criatura quando foi lá parar, podes à mesma exilar o card. Isto é importante para algo que vou mencionar no fim deste post, numa alinea b).
"If you do, return each other card exiled with Mimic Vat to its owner’s graveyard."
Esta é a outra parte do trigger. Se escolheres exilar esse card que está no cemiterio, entao outros cards que tenham sido exilados pelo Vat previamente, regressam aos cemiterios dos seus donos.
Exemplo: Tens um Mimic Vat, com um
Goblin Guide exilado. Um
Sun Titan em campo é destruido e vai para o cemitério, disparando o Imprint do Mimic Vat. Se decidires exilar o Sun Titan com esse Vat, o Goblin Guide exilado previamente por esse Vat sai da Exile Zone e regressa para o cemiterio do seu dono, ficando agora o Sun Titan exilado.
", : Put a token onto the battlefield that’s a copy of the exiled card. It gains haste. Exile it at the beginning of the next end step."
Esta é a habilidade activada do Mimic Vat. É uma habilidade directamente ligada ao Imprint do Vat. Quando a activas e a resolves, colocas um Token no Battlefield que é uma cópia exacta da carta actualmente exilada por esse Vat. Esse token recebe Haste de modo a poder atacar e/ou usar
abilities no turno em que entra em campo. No inicio da próxima End Step, esse token é exilado e consequentemente deixa de existir.
Em nada o facto do Token ser exilado interfere com a carta Exilada pelo Vat.
Enquanto o Vat tiver um card exilado, sempre que activares o Vat, crias um Token desse card.
Em situações onde tens multiplos Vats, importante saber que não podes activar um Vat, copiando uma carta exilada por outro Vat. Para cada Vat, apenas a carta exilada por esse Vat é que será possivel de copiar.
Isto é o funcionamento do Mimic Vat, ao pormenor.
---------------------------------------------
Olhando para o exemplo que deste do Putrefax, tens de te realizar, que num turno só tens normalmente uma unica Combat Phase. Se um Putrefax atacante teu morre
em combate, e o exilares para um Vat, criares um token cópia dele nesse turno, nao te permite atacares com o token, pois já atacaste nesse turno (isto só seria possivel com efeitos externos que te permitissem ter outras combat phases adicionais no turno, tipo
Relentless Assault).
Se o teu Putrefax ao invés disso, for para o cemiterio através da sua propria triggered ability de sacrificio no inicio da End Step, e o exilares para o Vat, se estiveres no teu turno, activar o Vat não te permitirá atacar com esse Token, pois obviamente estás no final do turno.
Agora deixo-te algumas tricky things que podes fazer com um Vat.
a) Se criares um token cópia do card exilado, durante uma End Step, o token vai durar até á End Step do turno que se segue (independentemente de quem controla o turno).
b) Se o card exilado pelo Vat, não for uma criatura por defeito, por exemplo, se for um
Gideon Jura que estava no seu modo 6/6 Human Soldier quando morreu, o card vai ser um Gideon Jura normal no cemiterio, bem como enquanto na Exile Zone, e o Token que criares através do Vat, vai entrar em campo como sendo um Gideon Jura normal, não animado. Muito util saber isto.
Cumps
Alterado a 8/23/2011 7:29:23 PM por S1NE4T3R