Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Dúvida Mimic Vat Responder

Link directo: topico.asp?topico=121134

UtilizadorResposta

Sottomayor

De: Aveiro
8/23/2011 6:32:40 PM
Dúvida Mimic Vat
Boas ppl

Já estive a tentar perceber esta carta montes de tempo e como não tenho nenhum "expert" que me a explique, decidi recorrer aqui aos especialistas hehehhe.

Se possível pois pelo que pesquisei a carta ainda é um bocado complexa... gostava que me explicassem como funciona.




Por exemplo com um putrefax se é que é possível com esta carta ter um putrefax a dar dano duas vezes .

Obrigado pela ajuda.

Abraço o/
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
8/23/2011 10:42:18 PM
Re
Concordo plenamente com o teu ponto de tradução ineficiente. Mas é algo que tens de esperar por defeito em cartas traduzidas para português (do brasil). Bad translation is bad. São inúmeros os casos de má tradução enviados para cá, o Mimic Vat é só um em milhares. Usa sempre a referencia original 1º (english), just in case.

Cumps
Alterado a 8/23/2011 10:45:37 PM por S1NE4T3R

Sottomayor


De: Aveiro
8/23/2011 10:35:14 PM
Tks
Obrigado pela paciência sei que esta dúvida estava a ser um bocado massacrante, mas agora está tudo entendido.

E o facto de eu não ter entendido a carta acho que é fácil de perceber...

Eu passo a explicar eu tenho a carta em português e como podemos verificar aqui...



Na carta diz "...Se fizer isso devolva CADA card exilado..."

Enquanto nos outros idiomas diz...



"If you do, return each OTHER"

Mais um exemplo apenas para recalcar o meu ponto de vista...



"Si lo haces, regresa cada OTRA"

Em todos os outros idiomas diz devolvas as OUTRAS cartas exiladas ao cemitério dos seus donos, enquanto no nosso idioma diz CADA CARTA, cada carta são todas as cartas... acho que não foi uma tradução bem conseguida...


Abraços e tks again
Alterado a 8/23/2011 10:36:48 PM por Sottomayor

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
8/23/2011 10:25:36 PM
Re
"Aqui pelo percebi não seria assim, se o Inkmoth se torna uma criatura até ao final do turno quando o exilo nesse mesmo turno ele ainda é uma criatura, ou estou enganado ?"

É mais ou menos aquilo que referiste no teu ultimo EDIT abaixo. Quando um objecto muda de Zona, torna-se um objecto novo sem memoria da sua existencia anterior.

O que significa que se um Inkmoth no Battlefield em modo criatura morrer, vai para o Graveyard, e deixa de ser uma criatura, passando a ser agora um Inkmoth Nexus regular. O facto de ele ter sido uma criatura quando saiu do Battlefield para o Graveyard, é que permite o disparo do Vat. Mas no Graveyard, ele é só um Inkmoth regular, e é isso que exilas: uma carta de Inkmoth Nexus regular. Vai ser apenas isso que consegues copiar com o Vat consequentemente.

"Activo sim, a habilidade na minha 1ª main phase do turno seguinte. Assim já consigo ter um Inkmoth Nexus criatura pronto a atacar ?"

Yep, mas vais ter de activar o Nexus para ele ser uma criatura, como referi abaixo. Visto o Token ter Haste graças ao Vat, se o activares, entao vai ser um Inkmoth Nexus em modo de criatura, com Haste e pronto a atacar.

"Ou seja, quando o token é exilado não preciso de devolver o Inkmoth Nexus para o cemitério do seu dono ?"

Correcto. Só quando criaturas non-token vao para o cemiterio é que tens a hipotese de exilar esses cards e aí, devolver o que já está exilado pelo Vat de volta para o Cemiterio dos seus donos. Tokens criados pelo Vat nao interferem nem estão relacionados com esse processo.

"Mas se no exemplo que dei trocarmos o Inkmoth por um Putrefax consigo ter um Putrefax por 3 manas incolores, certo ?"

Claro. O token é feito através da activação do Vat, e colocado directamente no Battlefield. Não tens de pagar custos para alem da activação do Vat.

Cumps

Sottomayor


De: Aveiro
8/23/2011 9:32:39 PM
Re
Ora bem, vamos lá ver isto lol

"Sure, exilas o Inkmoth normal. Quando o exilas ele já nao é uma criatura, mas sim um terreno apenas."

Aqui pelo percebi não seria assim, se o Inkmoth se torna uma criatura até ao final do turno quando o exilo nesse mesmo turno ele ainda é uma criatura, ou estou enganado ?

Então pronto não activo a habilidade (criar token) do Mimic Vat no fim do meu turno(aí realmente não estava a interpretar correctamente).

Activo sim, a habilidade na minha 1ª main phase do turno seguinte.

Assim já consigo ter um Inkmoth Nexus criatura pronto a atacar ?

"Em nada o facto do Token ser exilado interfere com a carta Exilada pelo Vat."

Ou seja, quando o token é exilado não preciso de devolver o Inkmoth Nexus para o cemitério do seu dono ?


EDIT: Pronto, ok, acho que já percebi o Inkmotk como morre deixa automaticamente de ser criatura, portanto quando vai para o cemitério é terreno novamente, por isso não resulta o que estou a dizer.

Mas se no exemplo que dei trocarmos o Inkmoth por um Putrefax consigo ter um Putrefax por 3 manas incolores, certo ?

o/
Alterado a 8/23/2011 9:43:31 PM por Sottomayor

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
8/23/2011 9:01:30 PM
Re
Ganda confusão que já fizeste com as tricky things. Eu bem disse que eram tricky...

"Eu tenho um Inkmoth Nexus, pago um terreno, torna-se numa criatura até ao final do turno."

Pagas 1 mana para activar o Nexus. Terrenos produzem mana, mas terrenos nao sao mana, nem vice versa. Pequena correcção.

"Ataco, o meu adversário mata o meu Inkmoth Nexus, vai para o cemitério, exilo-o."

Sure, exilas o Inkmoth normal. Quando o exilas ele já nao é uma criatura, mas sim um terreno apenas.

"No final do meu turno, pago a habilidade do Mimic Vat, faço uma cópia do Inkmoth Nexus e no turno seguinte tenho um Token que é um terreno com haste pronto a atacar sem ter de activar a habilidade do Inkmoth Nexus"

Aqui e no EDIT é que fizeste a maior salganhada. Se na tua End Step decides activar o Mimic Vat, crias um token de um Inkmoth Nexus normal. Não é uma criatura, é só um Inkmoth Nexus (foi o que eu exemplifiquei na alinea b) abaixo). E se leres bem eu disse que se activasses o Vat numa End Step, o token durava até à End Step seguinte, ou seja do turno que vem imediatamente a seguir.

Sem efeitos externos ao barulho para nao complicar: se activares o Vat na End Step do teu turno, o token dura até à End Step do turno do oponente....nao dura até ao final do teu proximo turno...

E se queres ter o Nexus token como criatura, vais ter de o activar como farias normalmente a um Nexus.

Tambem relevo que nao precisas de obrigatoriamente activar o Vat no fim do turno...podes activa-lo em qualquer ponto de um turno, quando tenhas prioridade.

Cumps

Sottomayor


De: Aveiro
8/23/2011 8:41:09 PM

Boas

Aleluia consegui perceber a carta, muito bem explicado, obrigado

Então agora vamos ver se percebi mesmo bem, pegando nas "tricky things" hehhe

Eu tenho um Inkmoth Nexus, pago um terreno, torna-se numa criatura até ao final do turno.

Ataco, o meu adversário mata o meu Inkmoth Nexus, vai para o cemitério, exilo-o.

No final do meu turno, pago a habilidade do Mimic Vat, faço uma cópia do Inkmoth Nexus e no turno seguinte tenho um Token que é um terreno com haste pronto a atacar sem ter de activar a habilidade do Inkmoth Nexus ?

Se calhar não é um exemplo de uma grande jogada lol

Mas foi a 1ª que me lembrei ...


EDIT: Aliás o Token é apenas uma criatura se não me engano, pois era esse o estado do Inkmoth quando foi para o cemitério.

Alterado a 8/23/2011 8:43:34 PM por Sottomayor
Alterado a 8/23/2011 8:48:03 PM por Sottomayor

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
8/23/2011 7:19:11 PM
Re
Ora bem, vamos então explicar a carta passo a passo:

"Imprint - Whenever a nontoken creature dies, you may exile that card."

Esta é parte da triggered ability normal do Vat. Sempre que uma criatura (que nao seja um token), tua ou do oponente, for colocada no cemiterio a partir do Battlefield, esta habilidade dispara. Ao resolver, tens a opção de exilar essa carta do cemiterio, para a Exile Zone.

Nota: só poderás escolher exilar a carta, se a carta ainda existir no cemiterio na altura em que o trigger resolve. (há sempre efeitos que retiram cartas do cemiterio, ou cartas que nunca chegam a tocar no cemiterio, tens de ter atenção nisso)

Nota2: mesmo que o card nao seja uma criatura enquanto no cemiterio, se era uma criatura quando foi lá parar, podes à mesma exilar o card. Isto é importante para algo que vou mencionar no fim deste post, numa alinea b).

"If you do, return each other card exiled with Mimic Vat to its owner’s graveyard."

Esta é a outra parte do trigger. Se escolheres exilar esse card que está no cemiterio, entao outros cards que tenham sido exilados pelo Vat previamente, regressam aos cemiterios dos seus donos.

Exemplo: Tens um Mimic Vat, com um Goblin Guide exilado. Um Sun Titan em campo é destruido e vai para o cemitério, disparando o Imprint do Mimic Vat. Se decidires exilar o Sun Titan com esse Vat, o Goblin Guide exilado previamente por esse Vat sai da Exile Zone e regressa para o cemiterio do seu dono, ficando agora o Sun Titan exilado.

", : Put a token onto the battlefield that’s a copy of the exiled card. It gains haste. Exile it at the beginning of the next end step."

Esta é a habilidade activada do Mimic Vat. É uma habilidade directamente ligada ao Imprint do Vat. Quando a activas e a resolves, colocas um Token no Battlefield que é uma cópia exacta da carta actualmente exilada por esse Vat. Esse token recebe Haste de modo a poder atacar e/ou usar abilities no turno em que entra em campo. No inicio da próxima End Step, esse token é exilado e consequentemente deixa de existir.

Em nada o facto do Token ser exilado interfere com a carta Exilada pelo Vat.

Enquanto o Vat tiver um card exilado, sempre que activares o Vat, crias um Token desse card.

Em situações onde tens multiplos Vats, importante saber que não podes activar um Vat, copiando uma carta exilada por outro Vat. Para cada Vat, apenas a carta exilada por esse Vat é que será possivel de copiar.

Isto é o funcionamento do Mimic Vat, ao pormenor.
---------------------------------------------

Olhando para o exemplo que deste do Putrefax, tens de te realizar, que num turno só tens normalmente uma unica Combat Phase. Se um Putrefax atacante teu morre em combate, e o exilares para um Vat, criares um token cópia dele nesse turno, nao te permite atacares com o token, pois já atacaste nesse turno (isto só seria possivel com efeitos externos que te permitissem ter outras combat phases adicionais no turno, tipo Relentless Assault).

Se o teu Putrefax ao invés disso, for para o cemiterio através da sua propria triggered ability de sacrificio no inicio da End Step, e o exilares para o Vat, se estiveres no teu turno, activar o Vat não te permitirá atacar com esse Token, pois obviamente estás no final do turno.

Agora deixo-te algumas tricky things que podes fazer com um Vat.

a) Se criares um token cópia do card exilado, durante uma End Step, o token vai durar até á End Step do turno que se segue (independentemente de quem controla o turno).

b) Se o card exilado pelo Vat, não for uma criatura por defeito, por exemplo, se for um Gideon Jura que estava no seu modo 6/6 Human Soldier quando morreu, o card vai ser um Gideon Jura normal no cemiterio, bem como enquanto na Exile Zone, e o Token que criares através do Vat, vai entrar em campo como sendo um Gideon Jura normal, não animado. Muito util saber isto.

Cumps
Alterado a 8/23/2011 7:29:23 PM por S1NE4T3R
Responder

[1]