Começo pelo mais facil: Stoneforge Mystic.
Subiu para o reino da popularidade com a versão de CawBlade em que foi inserida. Simplesmente por factores bem explicitos: vai-te buscar um early equipment, e dá-te a possibilidade de o colocares em campo, muito cedo (e se o mantiveres em campo, ainda te pode servir como utilizador desses equipamentos em alguns combates).
A sua sinergia com CawBlade (servindo como toolbox para buscar as Swords entre outros equipments) começou a expandir a sua jogabilidade. Quando New Phyrexia saiu, e com ele o equipamento Batterskull...a carta ficou absolutamente broken. Agora nao só ia-te buscar um equipamento, ia-te buscar um mini-Baneslayer Angel com auto-recursão.
Essa versão ainda mais forte de CawBlade com Batter fez com que certos jogadores perdessem interesse em participar em eventos de T2, pois era tudo repleto de CawBlades e eventualmente Stoneforge Mystic foi banida de T2 por uma descida de afluencia de jogadores em eventos. Mas ainda vê play em Legacy, onde tem ainda mais equipamentos bons (aka Jitte, ou outras Swords de multiplas variedades) para pesquisar.
--------------------------------------
Em termos do Finks...basta olhar para a carta. É mais uma opção sólida e vantajosa para decks que o queiram usar.
- É uma sólida 3/2 creature por 3 manas (pode matar boas criaturas vs Aggro só com esses stats e tambem é um bom early attacker e potencial clock contra decks de control). O facto dela regressar com Persist, torna-a bastante eficiente vs removal que nao a exile imediatamente, ou até em combate em trades de criaturas.
- Mas onde ela realmente brilha é no life gain que ela produz. Um bicho resistente (graças ao persist como ja referi acima) que ainda te atribui um potencial de 4 vida, é algo bom para estabilizar ou tomar vantagem sobre estrategias muito agressivas (como Zoo, e afins).
Overall, um bicho bem solido contra aggro decks, com life gain para recuperar vs essas estrategias agressivas, e um potencial clock eficiente contra control.
Em decks onde consigas usar alguma recursão para a trazer de volta mais tarde no jogo, ainda melhor. Se tiveres techs como Oran-Rief, the Vastwood, all sorts of fun happen.
Viu play em decks como UW Control, Doran Rock, Jund, 4C Control, Lark decks, alguns Scapeshift combo, Mono W decks, por aí fora. Entra facilmente em decks que precisem dele, e irá continuar a ser jogada em Modern, muito provavelmente.
Cumps
Alterado a 8/20/2011 11:34:44 PM por S1NE4T3R