Realmente depende muito da situaçao.
Uma criatura atacante que nao possui bloqueadores declarados no inicio da Declare Blockers Step, é considerada uma criatura "nao bloqueada" desde esse ponto até ou ser removida de campo, removida de combate, ou até à fase de Combate acabar, o que acontecer 1º.
O que significa que Ninjutsu pode ser activado basicamente em 3 Steps: Declare Blockers Step, Combat Damage Step (após dano ter sido dado), e End of Combat Step.
Se o Ninjutsu for activado no fim da Declare Blockers Step, entao a nova criatura está presente na Combat Damage Step que se segue e é dela que levas o dano (a criatura devolvida para a mao nao está presente em campo logo nao designa dano).
Se o Ninjutsu for activado no fim da Combat Damage Step, o dano de combate ja foi dado, logo levaste dano da criatura que eventualmente foi devolvida para a mao. A nova criatura que entra em campo, ja vem tarde à festa, e nao te vai dar dano (exceptuando em casos de Double/First Strike, que irei explicar mais abaixo em nota).
Se o Ninjutsu for activado no fim da End of Combat, é praticamente a mesma coisa que acima. O dano de combate ja foi todo designado na Step anterior, logo ja levaste dano da criatura que foi devolvida para a mao e nao vais levar da nova.
NOTA: Se existirem First/Double Strikers em combate, entao há 2 Combat Damage Steps. Ou seja, se o Ninjutsu for activado no fim da 1ª Combat Damage Step, podem existir certos resultados:
1 - Criatura devolvida:
1a. Se a criatura devolvida para a mao tiver First/Double Strike, entao ja deu dano na 1ª Combat Damage Step. Obviamente nao vai designar dano na 2ª, pois FStrikers só dao dano na 1ª e no caso de Double Strikers, ela nao está presente em campo para designar dano.
1b. Se a criatura devolvida para a mao nao tiver First/Double Strike, nao designa dano na 1ª CDS e nao vai estar em campo para designar nada na 2ª CDS.
2 - Criatura com Ninjutsu:
2a. Se a criatura que entra tem First Strike, nao vai designar dano na 1ª CDS (pois o dano nessa Step ja foi designado) nem na 2ª CDS (pois FStrikers nao dao dano na 2ª CDS).
2b. Se a criatura que entra tem Double Strike, vai designar dano na 2ª CDS (nao designa na 1ª pois como ja disse dano nessa ja foi designado).
2c. Se a criatura que entra nao tem nem FStrike nem DStrike, entao designa dano na 2ª CDS.
Cumps
Alterado a 4/25/2011 10:38:46 PM por S1NE4T3R