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UtilizadorResposta

Amon

De: Olhão
2/13/2011 7:42:20 PM
To counter or not to Counter
Boa noite,

Bem a minha dúvida é a seguinte:

Quando é que os spells são "countered" por completo?

E em que situação o spell vai tentar resolver tudo o que pode?

-----------------

Seria possível dar uma breve -ou extensa- explicação de como funciona a regra:

613. Interaction of Continuous Effects

Em que ordem se aplicam os layers?

Qual o peso de cada um deles?


Obrigado,
cumprimentos.





Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/13/2011 11:57:57 PM
Re
O Annihilate nao chega a resolver. Quando tenta resolver, verifica os seus alvos e vê que o Mongrel agora é uma black creature. Todos os alvos do Annihilate sao ilegais, logo o spell é anulado automaticamente pelo jogo.

Como o spell nao resolve, nenhuma das suas instruçoes é feita.

Cumps

Amon


De: Olhão
2/13/2011 10:49:01 PM
re
Deu para perceber, dentro dos possíveis
Isto com uns exemplos vai lá.
Logo arranjo mais dúvidas complicadas lol

Faço cast de um Annihilate num Wild Mongrel e o meu oponente descarta uma card e torna o preto.
Eu não puxo carta pq todos os alvos se tornaram ilegais, certo?


Alterado a 2/13/2011 11:01:53 PM por Amon

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/13/2011 10:18:35 PM
Re
Ui ui, prepara-te para ficares bem confuso. But you asked for it...

Indo à parte mais facil da tua duvida primeiro:

"Quando é que os spells são "countered" por completo?"

Em 2 alturas: a) Quando um efeito resolve que anula esse Spell na Stack; e b) Quando esse Spell possui alvos, e todos eles são ilegais na altura em que o Spell tenta resolver (tambem chamado de "Fizzle").

"E em que situação o spell vai tentar resolver tudo o que pode?"

Quando o Spell pode resolver e o faz, cumpre todas as instruçoes dentro do possivel ao spell nessa altura. Quer seja um Spell que resolva normalmente e possui efeitos que nao podem ser cumpridos (mas quissá com alguns que possam se-lo ou nao); quer seja um Spell com alvos, mas que conseguiu resolver quando apenas alguns dos alvos (e nao todos) eram ilegais na altura em que tentou resolver (aqui o Spell em questao cumpre as instruçoes respectivas unicamente aos alvos legais).

-----------------

"Seria possível dar uma breve -ou extensa- explicação de como funciona a regra:

613. Interaction of Continuous Effects"


Aqui é que a porca torçe o rabo. A Tabela de Interacçao de Efeitos Continuos é algo avançado em termos de conhecimento de regras de MtG e pode ser confuso para maior parte do pessoal.

É uma tabela que ajuda a ordenar e a definir quais e como certos efeitos continuos sao aplicados num objecto. Quando multiplos efeitos continuos sao aplicados num mesmo objecto, pode tornar-se confuso em saber como esse objecto fica alterado no final. A tabela existe para ajudar a perceber como o resultado final é alcançado, através de um sistema de Layers.

Existem 7 Layers no total, a 7ª a ter 5 sub-layers:

1st. Copy effects
2nd. Controller change effects
3rd. Text change effects
4th. Type change effects (para tipos, supertipos, e subtipos)
5th. Color change effects
6th. Ability add/remove effects
7th. Power/Toughness change effects:
7a. CDAs (Characteristic Defining Abilities, i.e.: A habilidade estática que calcula o P/T de um Tarmogoyf)
7b. P/T Setting effects (efeitos que definam P/Ts a um valor especifico)
7c. P/T Changing effects (+X e -X effects)
7d. P/T Changing Counters (todo o tipo de counters que modifique P/T)
7e. P/T Switch effects (efeitos que permutem o P/T)

Efeitos continuos aplicados num objecto sao regulados através desta tabela. Quando multiplos efeitos sao aplicados num mesmo objecto, deve-se usar esta tabela e aplica-los em ordem da mesma, obtendo o resultado final.

Quando multiplos efeitos sao aplicaveis na mesma layer, usa-se timestamp (ordem temporal) para definir quais sao aplicadas em 1º na layer e quais em ultimo. O resultado final é sempre o unico que importa.

Esta tabela nao é algo que use a stack, ou algo que possa ser respondido. É uma monitorizaçao constante do jogo que é aplicada de imediato.

Confuso? You bet.

Cumps
Alterado a 2/13/2011 10:19:55 PM por S1NE4T3R
Responder

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