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UtilizadorResposta

katta
De: Castro Verde
1/18/2011 4:07:06 PM
Mais dúvidas
Eu reparei que existem certas cartas como Shrapnel Blast que um dos seus poderes é criar dano ao jogador ou à criatura alvo (Shrapnel Blast deals 5 damage to target creature or player.)

Eu sei que uma criatura tem X/X (P/R) e que quando ataca, se a criatura que o oponente controla tiver menos P/R do que a criatura (ex: criatura que o jogador atacante controla- 4/4; criatura que o jogador defensor controla- 3/3) e bloquear, o jogador defensor ainda perde 1 de vida.

Mas como eu estava a falar o que eu não entendo é que como é que uma criatura leva com 5 de dano sobre ela?

Eu sei como é que o jogador leva com 5 de dano (ex: tem vinte de vida, fica a 15), mas o que eu não entendo é que a criatura alvo também pode levar com dano em cima)

Agradeço resposta

Cumps
Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
1/18/2011 6:39:11 PM
Re
"Eu sei que uma criatura tem X/X (P/R) e que quando ataca, se a criatura que o oponente controla tiver menos P/R do que a criatura (ex: criatura que o jogador atacante controla- 4/4; criatura que o jogador defensor controla- 3/3) e bloquear, o jogador defensor ainda perde 1 de vida."

Incorrecto. Uma criatura atacante que seja bloqueada da maneira que exemplificas acima, nao vai designar dano extra ao jogador defensor, a nao ser que possua a habilidade de Trample.

Em relaçao à tua duvida, e explicando isto de uma maneira basica e detalhada, pois reparo que és novo ao jogo, em Magic: The Gathering existem multiplas maneiras de atribuir dano a objectos.

Criaturas, como ja reparaste possuem Poder e Resistencia. A Resistencia (ou Toughness) é o valor que define quanto dano é no minimo necessario para destruir a criatura.

Dano dado a uma criatura, fica «marcado» na mesma. Quando uma criatura possui dano marcado num valor igual ou superior à sua Resistencia, ela é destruida. Isto chama-se "destruiçao por dano letal". Ou seja, a criatura é destruida por ter dano marcado igual ou superior à sua defesa.

Dano pode ser dado de multiplas maneiras. Tens dano de combate, que é dano dado através de criaturas em combate (no valor igual ao Poder da criatura que dá o dano).

E tens dano "genérico" (digamos assim), que é dano dado através de habilidades, mágicas ou efeitos. O Shrapnel Blast, é uma dessas mágicas que atribui dano generico a um objecto.

Criaturas podem tanto levar dano de combate como dano generico. Mesma coisa com jogadores ou planeswalkers. Logo ao resolveres um Blast com uma criatura como alvo, estás simplesmente a dar a essa criatura 5 de dano. Ela ficará com 5 de dano marcado, e se for dano letal, será destruida.

Uma expressao tambem muito conhecida é a expressao "dano directo". Isto é simplesmente dano generico atribuido directamente a jogadores.

Outra regra importante que convem saberes, é que dano marcado em criaturas (que ainda estejam no Battlefield) é limpo pelo jogo sempre no final de cada turno e unicamente nessa altura.

Cumps
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