Boas pessoal.
A algum tempo que me tento inserir no formato Legacy, mas não tendo as bases necessárias tem sido muito difícil.
Legacy é um formato muito diversificado, onde existem muitas estratégias que se podem usar, umas mais caras em termos monetários, como mais budgets.
Mas todos o que jogam nesse formato sabem que as opções mais budget nesse formato, depende muito do metagame de que formos jogar contra.
Esta conversa toda me fez lembrar de um dos meus artigos, aliás o primeiro de todos:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=59869
Todos os que já me conhecem por aqui, sabem perfeitamente que gosto de criaturas Sliver. E mesmo nessa altura, no qual escrevi o artigo sobre eles, já pensava fazer um deck legacy com eles.
Sendo esse deck denominado por
CounterSliver.
Mas o deck ficaria demasiado caro. Desde
Force of Will a Duals de Revised, como também fetch lands.
Por isso tive que optar por outra estratégia.
Visto que qualquer deck me ficaria caro de se fazer, por não ter bases, então só haveria uma coisa a fazer para começar a adquirir essas mesmo.
Jogando Pauper Legacy. ^^
Pauper é um formato que só pode ser constituído por cartas comuns, ou cartas que outrora já foram editadas com raridade comum.
Eu sou muito fã deste formato e como tal optei por fazer um deck Pauper.
Na verdade Pauper tem muitos decks baseados em alguns existentes sem ser de apenas comuns. Por tal isso incentivou-me mais.
Não só faria decks com algumas (poucas) bases iniciais de outros existentes nos seus formatos normais (e dizendo normais desta maneira quero dizer que são sem ser pauper), como também jogando com eles poderia ganhar alguma experiencia necessária para começar com Legacy competitivo.
Mas pois claro a lista que mais me chamou a atenção foi de certo:
Sliver (lista original de
Sensei)
CREATURES (24)
4x
Virulent Sliver
4x
Sidewinder Sliver
4x
Plated Sliver
4x
Sinew Sliver
4x
Muscle Sliver
4x
Spinneret Sliver
SPELLS (13)
3x
Thrill of the Hunt
4x
Oblivion Ring
3x
Holy Light
3x
Prismatic Strands
LANDS (23)
10x
Forest
10x
Plains
2x
Secluded Steppe
1x
Tranquil Thicket
SIDEBOARD
3x
Obsidian Acolyte
1x
Holy Light
4x
Quick Sliver
4x
Circle of Protection: Red
3x
Armadillo Cloak
Sendo eu uma pessoa que adora sliver. ^^
A lista é muito simples de entender.
Jogar Slivers, e mais slivers e cada vez mais… nada mais básico. E indo atacando com eles, esperando que sejamos o mais agressivo possível.
Thrill of the Hunt é muitas vezes chave do sucesso deste deck, onde existe demasiado removal que define destruir algo com três ou menos de defesa.
Cartas como
Holy Light e
Prismatic Strands são bastante boas e essenciais onde o metagame é cheio de
Storm decks. Estas cartas ajudam a ganhar o jogo 1 contra eles.
Sim sim, existem listas de Storm em Pauper.
Aliás existe de tudo em Pauper. Desde mono reds, Affinity, MUC, entre outros mais.
O resto de este deck Sliver é fácil de compreender.
Mas no entanto não foi esta a minha decisão de deck a fazer. Embora goste de Sliver, isso não quer sempre dizer que é a melhor opção. Não quero isto dizer que não é um bom deck, aliás eu até acho que é óptimo.
A verdade é que fiquei bastante surpreendido com a variedade de decks que existiam neste formato, mesmo sendo Pauper.
Portanto quis alargar mais os meus horizontes.
Desde do bloco de Mirrodin (do fim da sua rotação a T2) até 2009, que só tenho jogado de Aggro decks no competitivo. Mas quis mudar isso e assim o fiz.
Começando a jogar de
Runeflare Trap em T2 por exemplo.
Com mais uma pesquisa fiquei bastante interessado nos decks de Storm existentes no formato.
Sempre foi a estratégia que mais me fascinou no formato Legacy, e o facto de existir em Pauper, só me puxou mais para fazer também um deck desses.
STORM CONTROL era dos decks que mais se jogava onde só usava
.
O deck original/base focava em fazer storm count de o máximo possível e jogar
Empty the Warrens ou duplo
Grapeshot. Para ajudar tinha cartas com a habilidade de Suspender, que eram jogados de maneira muito estratégico/matemático.
Também tinha a possibilidade de ganhar com
Goblin War Strike, após de fazer uma boa quantia de Tokens Goblin.
Com tantas cartas de draw, o deck simplesmente era eficaz no que fazia.
Nunca percebi o porque de não usarem
Goblin Bushwhacker. Acho com esta carta o deck teria uma vertente mais agressiva, como tambem não dependia tanto de War Strike.
No entanto o uso de
Grapeshot chamou-me á atenção, e ao pesquisar decks que o usavam, deparei-me com esta lista:
MAINDECK
Spells
4
Cabal Ritual
4
Chromatic Sphere
4
Dark Ritual
4
Empty the Warrens
4
Grapeshot
4
Lotus Petal
4
Manamorphose
4
Ponder
4
Rite of Flame
4
Sign in Blood
3
Chromatic Star
3
Ideas Unbound
1
Compulsive Research
1
Reclaim
Lands
4
Ancient Spring
4
Sulfur Vent
2
Geothermal Crevice
2
Irrigation Ditch
SIDEBOARD
4
Deep Analysis
3
Duress
2
Goblin Bushwhacker
2
Shred Memory
1
Temporal Fissure
1
Flaring Pain
1
Echoing Decay
1
Reclaim
Um deck de Storm que apenas usa
Grapeshot e
Empty the Warrens para vencer o adversário, como o anterior mas com a possibilidade de produzir as 5 manas existentes no magic.
O facto é que usar as cinco cores existentes de mana me chamou muito a atenção. Podia pôr qualquer carta que fosse de sideboard só por isso.
E o deck estava muito bem pensado. A verdade é que só apenas precisamos de praticamente três cores, o
.
Como outras cores eram produzidas, sem ser essas três, certas cartas foram adicionadas para filtrar essas mesmas.
Chromatic Star e
Sphere não só serviam para filtrar a mana para o que nós desejasse-mos, como também nos possibilita comprar uma carta. Só o facto de comprar carta é extremamente essencial para este deck, quando nosso objectivo é ganhar com Storm
Outra carta que faz o mesmo é
Manamorphose.
Esta carta ainda hoje em Extended é usada nos decks de
Pyromancer Ascension.
Mas como apenas filtrar mana não é o suficiente para o que se quer foi adicionado mágicas que geram manas.
Muitos lhes chamam de Rituais, pela maioria ter esse nome.
Dark Ritual já é bastante conhecido pelo pessoal “old Scool”.
Quem é que nessa altura não se lembra disto?
Eu lembro-me e bastante.
Dark ritual como
Cabal Ritual são bastante necessários para este deck. Não só possibilita o uso de uma das draw cards
Sign in Blood, como aumentam o Storm count.
Irão ficar bastante surpreendidos como
Cabal Ritual na maioria das vezes dará os seus
, pelo facto de termos as 7 cartas no grave. As lands que possuímos ajudam nesse processo, visto que a sua função no deck será o sacrifício.
Rite of Flame também já é uma carta bem conhecida. Usada nos decks de
Dragonstorm, juntamente com outras cartas como
Seething Song e (nalgumas listas)
Desperate Ritual.
O que esse deck tem em comum a este? Simples. Ambos os decks só funcionam com cartas de Storm cuja cor é
, sendo neste a carta chave o
Dragonstorm
Sem ser isto tudo temos o básico que existe em qualquer deck de Storm.
Ou seja a compra.
Ponder sempre foi uma óptima carta pelo facto de possibilitar o Shuffle do grimório. Por vezes isso torna-se essencial quando vemos que as três cartas que vêem a seguir, não nos ajuda em nada.
Ideas Unbound é a carta que simplesmente dou mais valor neste deck. Duas manas, 3 cartas. Simples quanto isto.
O quê? Tenho que descartar no final do turno 3 cartas da mão?
Sinceramente eu não estou com intenções de haver próxima etapa de final de turno.
No entanto havia certos aspectos do deck que pessoalmente não gostava. Muitas vezes ficava parado pela falta de mana azul, ou então simplesmente nunca me vinham lands suficientes.
É verdade que
Lotus Petal ajudava-me muito o facto de não ter lands por vezes e ainda contava para o Storm count. Mas mesmo assim achei que neste deck 12 lands fosse pouco.
Também perdia algumas vezes contra mono
Pauper, ao usar demasiadas vezes o
Sign in Blood. Quando não me calhava mais nenhum draw, tinha que tentar-me safar com este que me fazia perder dois de vida. Depois mal estava quase a perder, eles respondiam com algum burn e eu ficava por ali.
Compulsive Research e
Reclaim são boas cartas mas no entanto acho que estavam a mais. Sendo que este ultimo estava no lugar errado.
Tendo visto isto tudo decidi fazer umas pequenas alterações, no que concluiu isto:
The Storm of the Gods 1.2
// Lands
4 [IN]
Ancient Spring
4 [IN]
Irrigation Ditch
2 [SHM]
Island
4 [IN]
Sulfur Vent
// Spells
4 [TO]
Cabal Ritual
3 [MR]
Chromatic Sphere
3 [TSP]
Chromatic Star
4 [DDE]
Dark Ritual
3 [TSP]
Empty the Warrens
4 [TSP]
Grapeshot
4 [SOK]
Ideas Unbound
4 [TE]
Lotus Petal
4 [SHM]
Manamorphose
4 [LRW]
Ponder
4 [CS]
Rite of Flame
2 [ARC]
Seething Song
3 [M11]
Sign in Blood
// Sideboard
SB: 4 [M10]
Duress
SB: 2 [IN]
Geothermal Crevice
SB: 2 [ZEN]
Goblin Bushwhacker
SB: 1 [8E]
Nausea
SB: 2 [7E]
Reclaim
SB: 1 [M10]
Safe Passage
SB: 2 [RAV]
Shred Memory
SB: 1 [JU]
Flaring Pain
A lista é totalmente parecida. Apenas foquei a minha base de mana consoante o que senti muito mais falta. Que era o
.
Baixei o nr de
Sign in Blood para aumentar o de
Ideas Unbound. Não perder vida é importante contra determinados decks.
Em sideboard coloquei 2
Geothermal Crevice. Esses apenas se metem no caso de ser preciso para os
Reclaim.
Nausea e
Safe Passage contra mirror como também
Goblin Bushwhacker. Este ultimo também uso contra oponentes que tenham Mass Removal. Por vezes dá logo para saber.
Também servem contra o
Storm.
Shred Memory é bom para buscar tudo o que é de custo convertido a 2.
Flaring Pain para o obvio e
Duress contra outros decks de Storm e que usem algum tipo de counterspells, como contra o deck de Sliver ou outra coisa qualquer que use prevenções em massa.
No entanto existe uma carta, pequenina que me perturbava bastante.
Excepto
Safe Passage,
Benevolent Unicorn é uma carta que temo bastante. Este em campo e meus
Grapeshot serão totalmente inúteis.
Claro que existe carta contra ela. Aliás é exactamente a carta que substituirá
Nausea.
A carta que não só é um
Nausea 1.2, é instant e pode ser procurado pela habilidade de Transmute de
Shred Memory.
Eis
Echoing Decay!
Será uma carta que irei incluir no side no lugar de
Nausea visto que possui o mesmo impacto e ainda mata os
Benevolent Unicorn. Coisa que a anterior não faria.
Este deck possui uma percentagem elevada de jogos ganhos, á medida que o "combo", é feito o mais tarde possível em nr de turnos.
Aconselho vivamente tentarem “combar” ao 3º ou 4º turno. Um colega nosso aqui do magictuga já conseguiu ao 1º turno ganhar com este deck, coisa que ainda nunca fui capaz de realizar.
No entanto o deck é bastante focado na sorte, mas será aquele que vou usar nos próximos tempos no formato em si.
A estratégia de Storm sempre me fascinou, e ganhar em Pauper sem o uso de mágicas de criatura pareceu-me fascinante. E por tal escolhi este deck final.
Espero que tenham gostado deste artigo embora não mostre grande estatísticas de jogo, nos decks que apresentei.
Pauper ainda é um formato que não é oficial, sendo apenas online. Muitas lojas e clubes tem feito torneios neste formato, mas por aqui ainda não se fez Pauper Legacy.
Daqui
BMBA.
P.S:
--> Qualquer duvida sobre formatos ou cartas aqui referidas consultem o Moderador
S1NE4T3R ou consultem os seguintes links:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=10547
www.magictuga.com/topico.asp?topico=97988
Alterado a 1/5/2011 8:15:50 PM por BMBA