Quase nem valia a pena comentar esse reply, mas aqui vai na mesma...
1º_Esse comentário só revela que não conheces a mecanica do Affinity com Discipulo. Não é assim que o deck funciona, ele não se deixa apanhar desprotegido! Pelo contrário, dá-lhe mais resistencia e redundancia contra os "truques" do oponente. Perde o factor surpresa, a segurança contra combo e a base de mana consistente das versões com Force of Will, mas ganha mais velocidade de explosão e mais alcance contra decks que estão bem preparados para lidar com artefactos.
Há é pessoas que não sabem jogar com ele (e com todo o deck... )
2ª- Nunca disse para tirar o

. Podes ler letra a letra tudo o que escrevi que podes ter a certeza que isso não está lá. O

tem que ficar. Isso é obvio! O que eu disse é que sem Force of Will, não há razão para o deck ser tão predominantemente azul. O que quer dizer que tem mais espaço para as outras cores, ou, neste caso, o

. E se já não há o plano das FoW para dar consistencia ao deck então a unica maneira de ele ser competitivo contra os decks explosivos e/ou disruptivos do formato é mesmo tornar-se ao mesmo tempo mais explosivo e mais resiliente.
Isso consegue-se com dois passos simples e lógicos (ou talvez não, ao que parece):
- Juntar Thoughtseize e Disciple of the Vault no lugar que normalmente é das Fows e dos Somber Overguards.
e
- Aprender a jogar bem com o deck, que é (pelo que tenho visto na generalidade) o verdadeiro problema.
Quanto ao Canonist, acho que a ideia de que é uma má carta em qualquer deck que não tenha Erayo é bastante falaciosa.
Tenho a certeza que o Saito discordou dessa premissa quando colocou 4 em main-board no Zoo com que ganhou o GP Kobe*.
Na verdade o Canonista é uma boa carta contra alguns decks que ocasionalmente infestam o meta, como ANT e DRAGONSTOMPY (o que não é o caso no momento por causa da grande prevalencia de Merfolks) e a sua combo com Erayo é provavelmente a maneira mais fraquinha de o usar. O Affinity com Erayo nunca foi particularmente bom nem quando estava em Extended, e não há grande razão para o ser agora em Legacy.
Dito isto, concordo que neste momento o Canonista é uma carta de side-board. E só se for espectável um bom número de decks vulneráveis à carta.
*
www.deckcheck.net/deck.php?id=25542
Alterado a 10/12/2010 11:44:57 PM por flavioalves