Fórum MagicTuga.com
Link directo: topico.asp?topico=20829
Utilizador | Resposta | Cookie
De: Lisboa 1/12/2007 6:55:19 PM | Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).
Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.
Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.
Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.
Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.
A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.
Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.
Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:
Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.
Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R | BMBA
De: Fazendas de Almeirim 9/30/2012 11:55:24 AM | re
Sliver.EDHdeck é algo a considerar.
É divertido de se jogar com essas criaturas e pode-se fazer vários tipos de versões, desde aggro como de combos...ou até mesmo os dois incluídos.
Não sei alguém por aqui decidiu fazer deck de Commander com Slivers.
| milton18
Moderador De: Aveiro 9/30/2012 1:55:38 AM | r
Do bloco de Kamigawa os comandantes que vejo mais vezes são o Godo, a Azusa e a Azami | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 9/30/2012 1:19:04 AM | Re
Para já, só uso um, Scion of the Ur-Dragon, num reanimator deck, obviamente com o combo porco de Niv-Mizzet 1.0 e Curiosity/Ophidian Eye incluido (não resisti a pô-lo).
É uma budget (very budget, principalmente nas lands) list, que eventualmente posto aqui em breve. Também sou meio "inexperiente" no formato, só investi mais nele desde meados do fim do ano passado e ainda não tenho o deck todo (jogo maioritariamente online). Desconheço em maior parte os decks que rolam mais, mas tenho noção das staples mais gerais.
Comprei uma porrada de packs e decks na altura do Kamigawa block (foi o meu ultramar do Magic), mas mesmo assim nunca me deu para fazer um EDH deck baseado nalguma das 500000 lendas nesse bloco. Malta que esteja mais informada nos decks mais populares do formato, que queira chutar as mais jogaveis dessa altura, let me know. Posso sempre obter mais ideias para decks no futuro.
Cumps | milton18
Moderador De: Aveiro 9/30/2012 12:48:19 AM | r
então e o que é que vamos discutir?
que tal começar pelo(s) commander(s) de cada um? | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 9/20/2012 9:13:05 PM | Update
E aqui está ele. Oficialmente aberto, discuss away.
Cumps Alterado a 9/30/2012 12:07:55 AM por S1NE4T3R |
<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]
|