Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Discussão de Magic-->Commander/EDH - Discussão Responder

Link directo: topico.asp?topico=20829

UtilizadorResposta

Cookie

De: Lisboa
1/12/2007 6:55:19 PM
Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).



Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.

Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.

Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.

Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.

A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.

Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.

Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:

Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.


Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
2/9/2013 9:28:05 PM
re
Já não jogo há algum tempo EDH, das últimas vezes foi em torneios na Gárgula, em que usei Sharuum principalmente, e que enfim é uma javardice de general, nestas cores tens acesso aos tutores mais parvos, e ela própria é uma peça de combo que não dá para lidar muito facilmente.

Também experimentei RUG com o Riku, é engraçadinho também e cheio de combos se assim quiserem.

Eu prefiro usar combos em commander porque é um ambiente mais descontraído, mas claro que em kitchen table é preferível cenas menos broken.

O primeiro torneio que joguei de commander levei Karn, Silver Golem e foi uma risada total, aquilo era só malta a ler as cartas que eu meti lá pa dentro para o atrofio...

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/9/2013 7:27:10 PM
Re
És a minha nova pessoa favorita por me teres usado o tópico.

Que generals/decks costumas correr?

Cumps

ffpolonio


De: Quinta do Anjo
2/7/2013 10:07:01 AM
re
Queria apenas partilhar a minha experiência de entrada no EDH;

Sempre fui muito dado a eventos casuais, e por vezes acho o ambiente em algumas lojas um tanto intimidante;

Falando de eventos, nunca tive paciência em acompanhar o standard, e também pesava na carteira (Isto na altura do bloco de Invasion e Odissey). Quando voltei a jogar à cerca de um ano, experimentei o draft, e tornou-se os meus eventos de eleição;

Com o lote de cartas que tinha do passado, e com as que ia obtendo em draft, acabei por criar um cubo para jogar casualmente, e tornou-se o meu formato do verão passado;

Recentemente, dediquei-me realmente a ler sobre o EDH, que achava confuso. Percebi que tinha alguns generais porreiros, alguns staples, e que tinha cartas desejáveis dos meus drafts para trocar por mais staples do formato;

Portanto, estou bastante entusiasmado com os poucos jogos que tenho feito! Tenho de tirar o chapéu a lojas que promovem eventos de EDH, visto que é um formato ’madrasto’ pela parte da wizards.

milton18


Moderador
De: Aveiro
11/5/2012 10:20:32 PM
r
"Isso de te distraíres quando jogas contra vários é mais falta de hábito que outra coisa."
Não, não é. Já joguei muitos jogos com mais do que 2 jogadores e costumo frequentemente jogar 3 free for all.


"Só depois de se ganhar o hábito de jogar em formatos de multipalyer é que commander fica a render, ficando muito mais interactivo e divertido."
divertimento é subjectivo, o que é divertido para ti pode não ser para os outros

TAbril


De: Barreiro
11/5/2012 7:49:30 PM
...
Isso de te distraíres quando jogas contra vários é mais falta de hábito que outra coisa. Eu como jogo mais em formatos de multipalyer que singleplayer acabou por não ter grandes problemas com o tempo de espera (resistência a frustração e distracções) e nº de jogadores (nº e tipo de ameaças). Só depois de se ganhar o hábito de jogar em formatos de multipalyer é que commander fica a render, ficando muito mais interactivo e divertido.

milton18


Moderador
De: Aveiro
11/4/2012 6:20:42 PM
r
única coisa que poderia mudar era usar cartas que afectam todos os oponentes e isso de forma a ganhar mais valor em mesas maiores.
mas como não tenho nenhuma carta dessas que me agrade, nao preciso de mudar de listas. prefiro ter uma para tudo de qualquer forma.

por outro lado, não gosto muito de jogar contra várias pessoas ao mesmo tempo. A parte política do formato não é o que me agrada mais e por isso sempre que somos mais de três jogamos em equipas, 2HG.
não gosto muito de ver 3 turnos inteiros passar sem poder jogar, leva-me a distrair.

TAbril


De: Barreiro
11/4/2012 1:30:09 AM
...
Nunca jogai 1 vs 1... Mas ultimamente ando a jogar Archenemy com baralhos de Commander, o que acaba por dar 3 vs 1 Archenemy.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
11/4/2012 1:29:42 AM
Re
Eu também utilizo a mesma versão de multiplayer em 1v1. Tem uma estratégia bem definida, e não tem grandes diferenças de jogabilidade em cada variante.

Cumps

GDV


De: Rio de Mouro
11/3/2012 9:10:43 PM
Boas
No meu caso, a lista que utilizo para 1 vs all e a mesma que utilizo 1 vs 1, porque simplesmente a mecanica esta montada e, como dizes, deck para 1 vs 1 nao tem tanta piada.

Btw, e apenas a opiniao de uma pessoa que tem jogado muito pouco, ou quase nada, ultimamente e que esta a voltar a jogar, mais commander do que qualquer outro formato

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
11/2/2012 9:59:05 PM
re
Ultimamente tenho tentado jogar Commander 1 vs 1 apenas.

Mas reparo que não é tão divertido.
Se os decks em questão estiverem preparados para jogos 1 vs 1 apenas...Os jogos acabam demasiado rápido.

Parece que simplesmente uma pessoa nao se diverte.

Mas no entanto...costumam adoptar por listas diferentes quando jogam 1 vs 1? Ou jogam com a mesma do 1 vs all?
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] Proxima pagina >>