Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Discussão de Magic-->Commander/EDH - Discussão Responder

Link directo: topico.asp?topico=20829

UtilizadorResposta

Cookie

De: Lisboa
1/12/2007 6:55:19 PM
Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).



Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.

Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.

Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.

Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.

A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.

Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.

Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:

Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.


Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R

BiSk


De: V.N.Famalicao
3/18/2013 12:09:14 PM
re
Isso lembra me que ontem ao oitavo turno um colega meu joga o primordial verde a custo 7 creio, do novo ciclo de gatecrash de primordiais, e faz Land Destruction ao povo todo, passa e ... O que vem depois faz metamorfo nesse bicho, LD outra vez, imagem no bicho, LD de novo e o spell tambem de gatecrash que tem cipher e ... LD de novo!!!

Acabei com 6 lands em jogo e mana screw de branco e um colega meu de 5 cores ficou com uma montanha e um pantano ... U MAD BRO?

milton18


Moderador
De: Aveiro
3/16/2013 1:39:29 AM
r
isso lembra-me de um jogo que perdi ha algum tempo.
Estava de Mimeoplasm, faço Life’s Finale e vou ao deck da Kaalia buscar Gisela entre outros. É sempre uma satisfação roubar a Gisela, lol
Correu-me mal porque o oponente tinha Defy Death...
Perdi exactamente por causa da minha jogada,

Dark_Wolf

De: V. N. Famalicão
2/26/2013 6:42:30 PM
re: T. M.A.
...err...nao tava a falar necessariamente de formas rapidas/boas de ganhar jogos ou de fazer algo broken...era mais sobre situações épicas...por exemplo a do Warp World normalmente é jogada por alguem que está na mó de baixo quando outro está na mó de cima...e ÀS VEZES (efeito random) as situações invertem-se por causa disso, ...

ou entao colocar na mesa 164 bichos duma vez...ou existirem 5 copias de Primeval Titan na mesa quando so estavam 3 jogadores em jogo...e só um jogava de verde

milton18


Moderador
De: Aveiro
2/26/2013 2:39:50 AM
r
eu não me importo de jogar contra esse tipo de coisas, mas o pessoal com quem jogo não curte.
e essas coisas não tem 90% da piada quando ninguém consegue/tenta impedir-te.
Por isso não uso nenhum combo nos meus decks, fico-me por imcremental card advantage e afins.
Vou ganhando devagarinho, sem se dar por isso

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
2/25/2013 12:39:35 AM
re
Depende dos playgroups, nem toda a gente obviamente tem o mesmo objectivo para EDH, que é um formato casual.

Eu gosto de jogar para ganhar, mas respeito quem apenas queira encher a mesa de bichos ou fazer jogadas diplomaticas, enfim cenas do género.


S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/24/2013 11:03:31 PM
Re
"Os meus amigos arrepiam-se quando faço reanimate Turn 2 a Iona. ^^"

Já conheci um rapaz que praticamente foi rejeitado de um grupo de EDH por fazer exactamente isso xD

Smartattack

De: Lisboa
2/22/2013 3:16:41 PM
re
Azami + Mind Over Matter é meio caminhado andado para gg.

T.M.A.


De: Lisboa
2/22/2013 10:09:35 AM
re
Os meus amigos arrepiam-se quando faço reanimate Turn 2 a Iona. ^^

Dark_Wolf

De: V. N. Famalicão
2/14/2013 5:25:57 PM
concordo com S1NEAT3R
em EDH joga-se sempre com algum tipo de combo, às vezes intencional outras vezes nao; a diferença reside se é nessa forma que te focas para vencer o jogo ou nao.

Exemplo do general Scion of Ur Dragon : podes meter muitos combos como: Niv-Mizzet + Ophidian Eye ou entao só atacar com Skithyrix ou Dragon Tyrant + Pump. A opção está no momento de construção do deck.

No meu caso, houve uma vez que ganhei um jogo com a combinação: Vicious Shadows + Greater Good + varios saprolings em campo e os meus adversários tinham as maos cheias...O meu general era o Uril e o deck tava era feito para ser o Uril a bater nos oponentes, mas calhou o jogo de acabar assim.Outras vezes é um Exsanguinate a X=20 que acaba com os jogos

Uso alguns combos nos meus decks, mas muito raramente foco a construção em combo, mas isso é opçao pessoal; normalmente ao construir o deck escolho cartas que realmente quero usar no deck: seja por ja nao jogar com elas ha muito tempo, seja por nunca ter jogado com elas, ou porque o general "pede" a inclusao dessas cartas.

Ah, um aparte/desafio : e que tal exporem aqui momentos épicos que tenham assistido (jogado) em EDH e/ou cartas que adoram sempre jogá-las em EDH

Eu por exemplo até me arrepio quando jogo (ou alguem joga) Warp World


S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
2/9/2013 10:36:44 PM
Re
Eu honestamente não consigo jogar EDH sem fazer combos de alguma maneira. Mesmo o meu de Scion of the Ur-Dragon tem o Niv 1.0+Curiosity/Ophidian Eye e como tou a usar uma Conspiracy package já pensei em meter lá uma Phage só para adoçicar um pouco aquilo.

E agreed, Sharuum é uma badalhoca. Já joguei imensas vezes contra o deck dos 600 mil combos com ela.

Cumps
Alterado a 2/9/2013 10:36:59 PM por S1NE4T3R
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] Proxima pagina >>