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UtilizadorResposta

Cookie

De: Lisboa
1/12/2007 6:55:19 PM
Commander/EDH - Discussão
Neste tópico poderão discutir o formato casual Commander, também conhecido como Elder Dragon Highlander ou EDH. Poderão postar/discutir listas, vídeos, notícias, estratégias, ideias para decks, valor jogável de certas cartas/comandantes no formato, achar playgroups, combinar jogatanas, tudo o que bem entenderem sobre o formato. Sendo um tópico de discussão de um formato mais casual com múltiplo conteúdo, este tópico irá ter um ambiente mais livre, mas por favor pede-se que mantenham o bom senso ao postar no tópico (nada de flame wars, insultos/ataques pessoais etc.).



Commander é uma variante casual de Magic, um formato que pode ser jogado tanto em 1v1 como em Multiplayer. Em Commander cada jogador pilota um deck de 100 cartas liderado por uma criatura lendária, o seu "Comandante" (existem também algumas cartas de Planeswalker que possuem no seu texto a capacidade de serem Comandantes). Múltiplas cópias de cartas que não sejam terrenos básicos não são permitidas no deck. As cores e símbolos de mana coloridos presentes no Comandante irão limitar e definir que cartas podem entrar no deck desse Comandante.

Exemplo: A carta Experiment Kraj é azul e verde. Isto significa que cartas num deck de Commander cujo Kraj é o Comandante só podem ser azuis, verdes, azuis e verdes ou sem cor. Os símbolos de mana coloridos nos textos dessas cartas só podem ser azuis , verdes , ou azuis e verdes . Cartas com os tipos de terreno básico Swamp, Mountain ou Plains não seriam permitidas neste deck, apenas Island e Forest. Este conceito de definição de cores do Comandante é chamado de "Color Identity" ou identidade de cor.

Comandantes começam o jogo fora do deck, existem numa zona própria chamada Command Zone e podem ser conjurados dessa zona, custando sempre 2 manas adicionais por cada vez que já foram conjurados préviamente dessa zona pelo seu controlador durante o desenrolar do jogo (ou seja, a 1ª conjuração do jogo não sofre adições). Quando um Comandante fosse colocado num Graveyard ou numa Exile Zone de qualquer outra zona, o dono desse Comandante pode ao invés disso recolocá-lo na Command Zone.

Jogadores batalham com 40 pontos de vida, e para além das regras normais de vitória/derrota, se um jogador receber 21 pontos de dano de combate provenientes de um dado Comandante, esse jogador perde o jogo.

A originalidade do formato, e a quantidade de estratégias produzidas pela jogabilidade da quantidade enorme de criaturas lendárias existente em Magic, levou Commander a tornar-se um dos formatos casuais mais populares do jogo, com um suporte oficial de produtos a surgir eventualmente nos mercados.

Para mais regras sobre este formato (recomendado, pois o que está acima é apenas um resumo que não contém as regras todas) consultem o livro de regras compreensivo oficial da Wizards, ponto 903. Ou então consultem o site oficial de Commander, mtgcommander.net.

Commander usa por defeito a lista de cartas banidas/restritas do formato Vintage, com algumas adições:

Para além das presentes na lista de banidas em Vintage, as seguintes cartas estão banidas por completo (Deck & Comandante) no formato:
Ancestral Recall, Balance, Biorhythm, Black Lotus, Braids, Cabal Minion, Channel, Coalition Victory, Emrakul, the Aeons Torn, Erayo, Soratami Ascendant, Fastbond, Gifts Ungiven, Griselbrand, Karakas, Library of Alexandria, Limited Resources, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Pearl, Mox Emerald, Mox Jet, Painter’s Servant, Panoptic Mirror, Primeval Titan, Prophet of Kruphix, Protean Hulk, Recurring Nightmare, Rofellos, Llanowar Emissary, Sundering Titan, Sway of the Stars, Sylvan Primordial, Time Vault, Time Walk, Tinker, Tolarian Academy, Trade Secrets, Upheaval, Worldfire, Yawgmoth’s Bargain.


Alterado a 1/18/2016 9:37:13 PM por S1NE4T3R

Soadi

De: Porto
7/26/2013 1:40:43 PM
re
O link que colocaste está bem? É que a mim não aparece nada.

milton18


Moderador
De: Aveiro
7/26/2013 12:53:24 PM
r
Um comandante acaba por ser sempre um reflexo dos teus gostos pessoais, é sempre melhor pegares na lista de todos e escolheres o que preferires.

http://gatherer.wizards.com/Pages/Search/Default.aspx?output=spoiler&method=visual&action=advanced&type=+[22Legendary22]+[22Creature22]

Posto isso, O Norin deve ser das coisas mais ridículas que há. Ou Child of Alara. Ou algo do género

Soadi

De: Porto
7/24/2013 2:50:01 PM
re
Bem para quem se está a iniciar no formato existe algum commander que recomendem? Quero um só mesmo para o fun assim com habilidades ridículas que dê vontade de flipar a mesa.

milton18


Moderador
De: Aveiro
7/23/2013 4:58:38 PM
r

milton18


Moderador
De: Aveiro
5/19/2013 12:57:23 PM
r
Nunca joguei contra esses comandantes, mas já joguei contra outros monocoloridos e tenho a sensação que não são muito eficazes.
Mono parece-me razoável pela força bruta e e Mono pela flexibilidade. As outras cores não me parecem tão capazes.

Na minha opinião, baralhos de uma única cor por ordem do melhor para o pior:
Mono
Mono
Mono
Mono
Mono

Com as excepções de certos comandantes tipo Azami e Krenko.


Mas a escolher entre esses dois que referiste ia para 8 + 1/2 caudas. Principalmente porque não gosto que o outro fique activo por as regras do formato te darem mais vida

TAbril


De: Barreiro
5/19/2013 12:57:18 AM
...
Gravedigger...

Eu ando para fazer um mono para jogar no formato e a passar os olhos pela zona de Decks / Combos relembrei-me da coisa. A duvida para commander é entre Eight-and-a-Half-Tails e Rune-Tail, Kitsune Ascendant para um mono .

Queria saber se já jogaram contra algum baralho do género e se acham exequível fazer um baralho à volta de algum dos dois, ou mesmo de jogar mono .

Cumps


Alterado a 5/19/2013 12:58:37 AM por TAbril

milton18


Moderador
De: Aveiro
3/28/2013 10:44:37 PM
r
eu prefiro as do core set às pains.
como não tenho duals de revised uso bouncelands, mas idealmente para mim eram fetchs com revised+shocks+core set.

por acaso cortei as fetchs do deck para reduzir a quantidade de vezes que baralho o deck, true story.
mesmo assim voltei a usar shocks para coisas como Skyshroud Claim.

pedrobronze


De: Senhora da Hora
3/28/2013 1:15:26 PM
lands
já agora, milton, que duals é que usas? é que se jogasse este formato provavelmente tb usaria 3 - duals de revised, shocklands e painlands (prefiro às filter e às de M10), com bué fetch.

milton18


Moderador
De: Aveiro
3/27/2013 8:23:06 PM
r
depende das 3 cores que são, de signets e afins que tenhas, da distribuição em geral das cores, etc.

no meu UBG, que tem custos duplos e triplos nas 3 cores, uso 3 duals por combinação de cor. 9 duals no total + command tower + terramorphic.
Mas uso um pouco mais verde e aposto no ramp para ter as cores sempre certas.

TAbril


De: Barreiro
3/26/2013 12:05:57 AM
...
Tenho tido um problema a nível das lands, como é que vocês gerem a coisa quando estão a jogar de três cores, ou seja, qual a % de duals que usam na totalidade das lands usadas?
Responder

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