Ora viva a todos e, desde já, muito obrigado por dispensarem algum tempo para ler este artigo.
Neste artigo, vou falar-vos de um tema que alguns de vós são capazes de não conhecer. Todos sabem que, em cada expansão, são-nos oferecidas novas habilidades com keyword. Contudo, muitas delas são perdidas e até esquecidas à medida que novas expansões são lançadas para o público. Este artigo foca-se em algumas dessas habilidades perdidas: morph e ninjutsu.
Mas primeiro vamos ver o que são estas habilidades:
Morph - Habilidade estática que funciona em qualquer zona de onde seja possível conjurar a carta que o tem, e que significa "Você pode conjurar esta carta como se fosse uma criatura 2/2 virada para baixo, sem texto, nome, subtipos, símbolo de expansão e sem nenhum custo de mana, pagando (3) ao invés de pagar o seu custo de mana." Quando tiver prioridade, você pode virar a carta para cima, pagando [custo], sendo isto uma acção especial que não usa a Pilha. Recuperará as suas características originais aquando virada para cima, e o efeito de Metamorfose terminará. Virar a carta para cima, não causa com que ela reentre no campo de batalha. Enquanto virada para baixo, e enquanto Mágica na Pilha ou Permanente no campo de batalha, o seu controlador pode verificar a parte não visível da carta quando quiser. Noutras zonas, não é permitido.
Como podem ver, não é a mais simples das habilidades. É original do bloco de Onslaught, tendo reaparecido, mais tarde, no bloco de Time Spiral.
Ninjutsu - Habilidade activada que significa "[custo], devolva para sua mão uma criatura atacante que não está a ser bloqueada: Coloque esta carta no campo de batalha da sua mão virada, e a atacar." Só poderá activar Ninjutsu quando tiver prioridade, após a Etapa de Declaração de Bloqueadores, até à Etapa de Final de Combate. A criatura com Ninjutsu irá ser posta no campo de batalha sem ser bloqueada a atacar o mesmo jogador ou planeswalker que a criatura que foi devolvida para mão estava a atacar nesse instante.
Ninjutsu é originário do bloco de Kamigawa, mais especificamente da expansão Betrayers of Kamigawa.
O que poderão ter estas habilidades de especial? Aqui não vou dizer grande coisa, vou deixar á vossa imaginação. Mas posso adiantar que Ninjutsu é uma boa maneira de fazer alguns efeitos e dano ao mesmo tempo de uma maneira quase de graça sem o oponente suspeitar de nada.
No vídeo que vou colocar a seguir está uma coisinha especial que o morph é capaz de fazer e que quase nada é capaz de tal feito:
Estas 2 habilidades nada têm em comum e o seu uso em conjunto não parece ter muita lógica mas, isto será mais à frente exemplificado.
Decks de morph e ninjutsu nunca foram muito usados. Sempre houveram mecânicas mais úteis e fáceis de usar. Quando Onslaught estava em T2, um dos grandes decks do momento era o deck de Cycling, que foi campeão mundial. Kamigawa saiu na altura em que Mirrodin bombava com affinity e afins, tendo resultado a que não houvessem grandes decks baseados em alguma mecânica de Kamigawa. Ninjutsu foi uma das habilidades que sofreram com isso.
Na rubrica de decks semanais que eu fazia à algum tempo atrás, eu cheguei a construir um deck baseado em Morphs:
A estratégia principal deste deck é usar o Mossbridge Troll em conjunto com a Mayael’s Aria, sendo o apoio todo dado pelos morphs. Tem criaturas grandes, meios alternativos para as jogar, aceleração de mana, cartas para responder às ameaças do oponente e uma winning condition alternativa. Sugiro-vos que o experimentem :P
Contudo, eu não fiz este artigo para mostrar este deck. Ora eu, como adoro decks casuais, construí alguns baralhos com as cartas não usadas que eu tenho em casa. Um desses baralhos foi o baralho de Morph e Ninjutsu:
Neste deck, ambas as habilidades foram combinadas. Normalmente, após uma criatura exercer o seu efeito de morph, fica quase inutilizada passando a ser apenas uma criatura pequena que serve como bloqueadora. Com o uso de ninjutsu, essa criatura pequena pode voltar para a mão do seu controlador ficando disponível para novo Morph, enquanto que nesta acção também ocorreu o efeito da criatura de ninjutsu. Esta foi uma das maneiras que eu encontrei de reutilizar o morph para não ter o Backslide completamente sozinho na sua função.
Este deck possui um pouco de tudo desde devolução, anulas, tapar, compra de cartas, prevenção de dano, mudança de alvos, descarte a muitas criaturas, redirecção de dano, aumento de poder, destruição de artefactos, etc.
A mana base não é grande coisa eu sei mas foi o que se pode arranjar.
Como vês BMBA, cumpri a promessa xD.
Espero que tenham gostado.
Porque não? Claro que nunca seria algo sério mas para jogos casuais são essas habilidades que tornam muitos jogos divertidos.
Além que não custa tentar fazer alguma coisita de jeito
pedrobronze
De: Senhora da Hora 8/14/2011 1:17:35 AM
-
meu, nunca faças um deck com banding...
David Ramos
Staff de cartas De: Vila Chã 8/10/2011 8:05:36 PM
re
Por acaso não tenho cartas de banding senão tinha um baralho com isso de certeza.
Se calhar, depois de formatar o pc, volto a instalar o mws e faço decks de banding, phasing, horsemanship e flanking.
De facto foi pena ter acabado o deck semanal mas não havia muito mais por onde lhe pegar. Mas como podem ver, eu não me esqueço dos decks, sobretudo o que tu sugeriste Milton
Muito obrigado aos 3
BMBA
De: Fazendas de Almeirim 8/10/2011 9:46:07 AM
re
Sim cumpristes de facto David Ramos. E gostei do que li.
De resto foi pena a rubrica do deck semanal ter acabado. Compreendo no entanto porque.