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Nuno Miranda : Um Blightning no GP Bruxelas...
em 3/30/2010 9:00:00 PM

Esta semana iremos ter mais um report.

Desta vez o Nuno Miranda conta-nos como foram os dois dias de gp onde terminou num optimo top64 com o seu deck RB aggro.

Vale a pena ler!>










Hey





Regressado de Bruxelas, após um top64, concluo que a minha escolha foi a certa.





Fiz 12-4 com um bye, perdendo para 2 jund dia 1, e 2 naya no dia 2.



De facto, estava a trabalhar para um top16, de modo a qualificar me para san juan, mas não deu, e tive de me contentar com os 200 USD’s.

Eu tinha deck para melhor na verdade, mas as derrotas nem foram próximas e não deu mesmo para o top16.











A lista que joguei foi:






4 Goblin Guide

4 Hellspark Elemental

4 Ball Lightning

4 Hell’s Thunder

4 Earthquake

4 Blightning

4 Lightning Bolt

4 Searing Blaze

4 Burst Lightning

4 Lavaclaw Reaches

4 Dragonskull Summit

4 Arid Mesa

4 Scalding Tarn

6 Mountain

1 Swamp

1 Akoum Refuge





Sideboard:

3 Dragon’s Claw

2 Goblin Ruinblaster

2 Doom Blade

4 Deathmark

2 Roiling Terrain

2 Tuktuk Scrapper



















A lista é bastante semelhante ao do vencedor do GP Kuala Lumpur, com algumas alterações:





Tirei os quenchable fire, porque aquilo é horrível.

Pus os 4ºs burst e quake, o quake e MVP do deck contra aggro e o burst lightning é melhor que o quenchable fire.





No side, mantive os 6 spot removal para os baneslayer’s, monks e firewalkers, o plano LD, só que preferi usar roilling terrain por serem cartas mais proactivas,

e ainda adicionei claw’s para ter free wins no mirror e os scrapper para os equip’s de naya e os everflowing chalices.





Na manabase, 8 fontes de preto era absurdo num deck sem draw nem fixers, por isso adicionei 2 fontes de mana preta e mesmo assim vejo-me a adicionar mais uma.



Quanto aos mu’s, sabia que tudo seria bastante favorável, excepto jund que seria renhido, e naya que que era ligeiramente desfavorável.





Este mono red, é o melhor mono red ever, provavelmente desde os tempos de iron claw orcs. É incrivel o output de dano dos spells do deck. Além disso as manlands são absolutamente sick. Bastantes jogos em que conseguia sacar cerca de 5-7 de dano delas.

Goblin guide é uma ball lightning por 1 de mana, hell’s thunder consegue sacar 8 de dano num só jogo, earthquake e searing blaze são a razão pela qual o deck é tão consistente:





Mono red agora consegue fazer attrition war!!





Ok, não vamos exagerar, mas a verdade é que nos primeiros turnos mono red consegue atrasar o desenvolvimento da board do oponente enquanto diminui a vida do oponente, coisa que até agora era impossivel. Assim, com uma só carta consigo matar o noble hiearch e dar 3 pontos de dano ao oponente. Outra coisa é blaze no eot no trinax e o earthquake a fazer reset à board, e com 2 duas cartas fizemos race e livramo-nos do que seria um eventual 2-1 de jund.



O deck é mesmo awesome.



Agora vem a parte má.





Mesmo com estes spells, torna-se dificil ganhar a naya. Naya é um mau deck é um facto, mas a verdade é que era esperado que fosse muito jogado, por razões que me escapam, porque aquilo não ganha nem a jund nem a UW, mas pronto, mas o deck com tanto bicho grande e lifelink torna-se dificil combater.





Jund, é o melhor deck do formato, a milhas dos outros todos, e um arranque de bolt, terminate, trinax, torna o mu muito dificil. Caso contrário, o mu e favoravel. Foi o que aconteceu nas rondas em que perdi pa jund.





Quanto a mythic, o mu no g1 depende ene do ratio de bichos de mana/burn spells que tenho para eles e se tem rhoxes e/ou baneslayers ou não. Post side viram byes.





UW é bastante fácil, visto que só temos de burnar até um range de 10 dano no early game, e depois jogar draw-go até juntarmos a critical mass ftw.



















Tinha a lista lockada e mal chegamos a Bruxelas fomos logo para o site e inscrevemo-nos num trial.







R1 valakut ramp... e como podem adivinhar foi brutalmente facil.



+ 4 LD

- 4 Earthquake






No 2º jogo ele ainda baixa 2 gladeheart e um SCG, mas mesmo assim, no sweat.







R2 apanho Naya



Draw’s brutais consigo ganhar 2-1.







+ 6 Spot’s, +2 Tuktuk

-4 Blightning, -4 Ball Lightning






R3 WW



Enes de facil, 2-0





+ 6 spot’s

- 4 Blightning, -2 Ball Lighnting








E assim tou no top4



Semi’s apanho Naya e o eventual vencedor do evento, e sucumbo 2-0.



Falhei o objectivo principal, mas deu para testar irl o meu deck e fiquei agradamente surpreendido e ainda ganhei 6 packs lol.







Quanto ao Main event no dia a seguir:



















R1 Bye









R2 Jund




Cá está ele, o bicho papão. As coisas começam a correr mal, quando sou sovado no g1, e no g2 ele deixa-me a 1, sem cartas na mão, com apenas 3 lands, mas do topo sai o hell’s thunder para os 4 de vida que lhe sobravam. G3 foi fácil





+4 LD

-2 Ball Lightning, 2 Earthquake












R3 Naya



Tive draw’s demasiado bons para ele sequer competir.









R4 Mythic



Surpreendemente ganho g1, perco g2, mas no g3, o quake do topo arruma o jogo.





+6 spot

-4 hellspark, -2 ball lightning










R5 Tenho um bye na forma de boros.





+ 6 spot

-4 ball lightning, -2 blightning








R6 apanho Jund, e sou absolutamente sovado.







R7 Mythic



Em que ele abre de noble, rhox, rafiq. g2 é facil, tive removal po anjo, g3 foi disputado após ter de lidar com um mycoid sheppard.





R8 Jund[7b]



Perco para nut’s em 2 jogos.







R9 Jund



Perco o primeiro, decido não sidar, e ganho facilmente os outros 2 jogos.







Consegui fazer dia 2, mas o top16 estava bastante compremetido, mas pronto, tinha de me concentrar ao máximo.





























R10, apanho naya... com 4 baneslayers de base, e os jogos nem foram próximos e perdi 2-0.







R11, apanho mythic





Ambos keepamos mãos de 1 land, mas eu tinha 3 R burn spells, goblin guide, searing blaze e hellspark, logo tinha jogo para esse land e se comprasse o 2º, ficava sick.



Fui matando os bichos de mana deles enquanto o guide esventrava-o, 2 turnos depois comprei o 2º land e correu tudo bem.



Perdi o jogo a seguir, mas ganhei o 3º.





R12, UW control





Um mu muito facil, mas mesmo assim o gajo teve nuts no 2º jogo e conseguiu ganhar-me com chalice e flashfreeze ao 2º, firewalker e flashfreeze ao 3º, entretanto ele n tinha mao, e eu matei lhe o kor, entramos em race de ruinblaster vs colonade e eu comprei 4 lands seguidos gg. No 3º jogo, fui burnando-o, até ele baixar um kor, mas eu tinha 2 deathmarks, mas não queria usa-los pois sabia que havia um baneslayer na mão dele graças ao scout do goblin guide. Fizemos draw-go durante uns turnos até que lhe queria forçar o baneslayer da mão e matei-lhe o kor, ele tinha outro e também matei esse. A seguir ele compra o 7º land, baixa o baneslayer a 7 de vida, com duas manas livres, eu tinha 3 cartas na mão. 2 Burst Lightning e 1 bolt. GG





+12 cartas de side (- dragon’s claw)

- 4 ball lightning, -4 searing blaze, -4 quakes






R13, Mais um naya... que me ganhou 2-1.







R14, Eldazi Elves



Alto bye.



+6 spots, 2 tuktuk

- 4 goblin guide, -4 blightning








R15, Koros





Tambem muito facil.





+ 6 spot, +2 tuktuk grunt

- 4 ball lightning, -4 blightning






R16 Mirror



Ganho o 1º, sido os dragon’s claw, mas nao os vi no 2º jogo e perdi, no 3º faço mull a 6, nao volto a ver os dragon’s claw, mas mesmo assim ganho.





+ 2 ruinblaster, 1 doom blade, 3 dragon’s claw

- 4 quakes, 2 ball lightning












Enfim, fiquei no dinheiro, foi satisfatório.

O deck é bastante bom, mas precisa de mais mana preta e de remodelar o side, visto que o LD plano e um falhanço.







Fiquem bem.


















TelmoS


De: Alí Quem Vira!!!
4/1/2010 1:33:40 PM
Parabens!!!

MIRANDA ÉS O MAIOR

(e o chuck norris tambem) xD


PARABENS

Miguel11


De: Braga
3/31/2010 6:19:03 PM
RE
manabarbs é decente, mas nada de especial, ainda por cima agora que o povo sabe dela.

os tuktuk foram bons, parti equipamentos, dei 1 de dano e ainda tinha um bicho em jogo. valem os slots.

gybe


De: Póvoa Sta. Iria
3/31/2010 3:57:47 PM
re
ya manabarbs também é muita bom mas é muita crazy. do testing que fiz só foi realmente útil contra control de onde sabes que não vai sair dano bruto de repente mas é muita manhoso porque só metes aquilo mais para o meio/fim do jogo a baseares-te no que fazes draw e nunca sabes se vem aí um guide ou um hell’s thunder. eu acho brutal jogar com isso na mesa, adorava sideboardar sulfuric vortex no meu de goblins, mas tenho que admitir que é muita arriscado. nunca tinha pensado é no tuktuk. foi útil nuno?

gybe


De: Póvoa Sta. Iria
3/31/2010 3:22:23 PM
re
@MeTelmo de uma forma crua o deck perde agressividade. sem plated geopede, teetering peaks, e até alguns que usavam banefires e quenchable fire há menos dano para dar. mas card advantage é um bem demasiado precioso. e se quer pôr isso não se pode dar ao luxo de pôr mais terrenos a entrarem virados, plated geopede são claramente a pior criatura logo é a que sai, banefire só é útil a partir do 6º turno atrasa muito e quenchable fire atrasa também é não é assim tão bom. além disso a maravilha de splashares preto é o sb, deathmark e doom blade acabam com um dos grandes problema do monored puro que é tirar bichos grandes da mesa. e com mais garantia de teres mesa limpa e o outro com menos cartas na mão acaba por ser uma questão de tempo até poderes pôr os bichos grandes à vontade.

e pra mim era sidar com 4 roiling terrains. faz o mesmo que ruinblaster e até é mais provável que se saque mais dano com o roiling.

daOne


De: Corroios
3/31/2010 3:13:04 PM
re
E Manabarbs em vez de LD? É mau?

elmeck


De: Fação
3/31/2010 2:52:49 PM
re
epa então não sei xD

Eu vou ver se apanho mais nayas no MTGO e dps digo te como me estão a correr os testes

abraços

Miguel11


De: Braga
3/31/2010 1:18:26 PM
re
testei meu.
Mas é que naya é um deck rápido. Depois de mono red, é o deck mais rápido do formato.
Aquilo curva. E põe alta pressão na mesa. Mas tem alta falha, a manabase. Daí se tu explodires com os birds, ganhas muito tempo. E os 6 de dano da ball lightning são irrelevantes. Não te interessa muito dar 6 de dano se a seguir eles vão equipar um nacatl e ganhar 3 (na melhor das hipóteses). Como disse, a ball lightning é a pior carta do deck, pois é a que tem baixo ratio de dano/custo. O hell’s thunder tem menos é certo, mas consegue dar 8 de dano e ainda por cima tem alta evasão. Contra naya interessa-te ter muito spot removal e acabar com o gajo de hellsparks, thunder e searing blazes e quakes. Não podes deixar o gajo equipar e atacar, mas interessa-te que eles gastem 2 manas para equipar e a seguir explodes o bicho, é tipo fazer-lhes time walk.

MeTelmo


De: Braga
3/31/2010 1:13:00 PM
óh nuno!?
top64?
que raio de numero é esse?
conheço-te como top8, ou com azar em alguns casos.
agora...top64??
Ao menos dizias top69!


Compreendo a troca do blightning pela ball.
Mas como disse o elmeck, o ball bem jogado, manda os 6 de dano.

Tenho uma pergunta, o deck nessa troca não perde "agressividade"?
Ou fica dessa forma mais agressivo, com o blightning?

Abraços

elmeck


De: Fação
3/31/2010 1:02:56 PM
hmm
eu percebo a cena do lightning bolt e de a ball ser fragil, mas a verdade e que o deck em certos MU’s precisa de spells que encaixem dano pra cabar com o jogo...

e que para os birds ja ha bolts e etc...digamos que e preciso ter noção da altura certa pra correr a ball... pk jogado na altura certa ela será sempre um genero de searing blaze e na melhor das hipoteses encaixará os 6 de dano...

Ate pk Naya não e 1 deck rapido mas chegast a testar ou nem por isso, foi so em teoria???

Miguel11


De: Braga
3/31/2010 1:30:32 AM
re Tiago Gaspar :P
Hmmm, a minha linha de pensamento foi:

As ball lightning são a pior carta do deck, pois facilmente a perdes para um bolt. Aí o hellspark e o thunder têm vantagem.

Depois, no draw gosto de ter os blightning para lhes corroer a mão, e no play gosto dos goblin guide para entrar a abrir.
Os guide no draw são piores pois tu precisas de matar o bird do primeiro turno, e depois os nacatls já vão trocar com o teu guide, logo sucka.
O blightning é mau no play, porque eles têm sempre aquele draw extra que lhe reduz a utilidade.

Os burst lightning são fixes pois servem para matar os 6 birds, quem sabe uns nacatls.

Opa o mu é próximo, tudo depende do arranque deles. Se eles se engasgarem a arranjar equipamentos para por pressão, podem arrumar as cartas.
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