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UtilizadorResposta

antoniolc

De: Almeirim
2/27/2009 7:33:48 PM
  Deck Semanal   c/ inquérito
Para variar um pouco, este tópico do “Deck Semanal” não vai incidir sobre a interpretação de um deck, mas sim de um baralho construido com o propósito de estar entre os padrões de um determinado metagame. Logo, é com base em opniões, escolhas, conhecimentos e até mesmo expriências que pretendemos que os users participem de forma a tornar o “Deck Semanal” uma fonte de informação.

___________________________________________________________________________


O baralho tenta concentrar alguma agressividade e ao mesmo tempo ter algum controlo sobre a mesa. Como só temos Noble Hierach a custar uma mana e praticamente inofensivo (mas importante para acelaração de mana) podemos ter inicios dificeis contra Mono Red Aggro, White Weenie, R/W Lark, etc. Tens Volcanic Fallout e Wrath of God para equilibrar com o apoio de Rhox War Monk e Kitchen Finks que ajudam a recuperar alguns pontos perdidos. Assim, os primeiros turnos são sempre um pouco apagados o que nos dá alguma desvantagem inicial.
Além do mass removal, Ignite Disorder é ideal para lidar com B/W Tokens (Spectral Procession, Cloudgoat Ranger) e ainda tem alguma utilidade contra Faeries; Path of Exile e Bant Charm desempenham uma função base na remoção.



Criaturas [21]
4 [CFX] Noble Hierach
4 [MOR] Chameleon Colossus
4 [SHM] Kitchen Finks
4 [ALA] Rhox War Monk
4 [LRW] Mulldrifter
2 [LRW] Cloudtresher

Instant [12]
4 [CFX] Volcanic Fallout
3 [CFX] Path of Exile
2 [ALA] Bant Charm
3 [CFX] Ignite Disorder

Sorcery [3]
2 [10E] Wrath of God

Enchantement [3]
3 [LRW] Fertile Ground

Terrenos [21]
4 [ALA] Seaside Citadel
4 [ALA] Jungle Shrine
4 [ALA] Reflecting Pool
2 [EVE] Cascade Bluffs
2 [SHM] Wooded Bastion
2 [10E] Forest
1 [10E] Ilha
1 [10E] Mountain
1 [10E] Plains

Sideboard [15]
2 [10E] Wrath of God
3 [CFX] Celestial Purge
3 [LRW] Burrenton Forge-Tender
3 [CFX] Scattershot Archer
2 [SHM] Vexing Shusher
2 [EVE] Stillmoon Cavalier


Que opnião geral partilham do deck?
Acham que Scattershot Archer deve ter lugar no Sideboard, dada a sua utilidade contra B/W Tokens, Faeries e baralhos que usem Bitterblossom?
Tendo em conta o formato em que está inserido, que opnião têm sobre a competividade do deck, os seus pontos fracos e match-ups em que pode haver maior susceptiblidade?
Que alterações acham necessárias no baralho de forma a melhorar o seu desempenho?
Falando de uma forma mais geral, o que pensam do impacto de Conflux em Standard?

Opinem, argumentem e discutam!

___________________________________________________________________________


Com o objectivo de melhorar este tópico semanal e torna-lo do agrado de todos, gostariamos que dessem a vossa opnião acerca do tipo de tópico que preferem para o Deck Semanal:

1) Match-ups/Metagame (num tópico mais trabalhado eu e o David Ramos faziamos uma analise dos match-ups do baralho)

2) Deck tech (uma análise aprofundada do deck, em que explicavamos as escolhas, mecânicas e possiveis interacções com o metagame)

3) Sem qualquer análise (sem referir formato, nem estrategia como o Miraklum fazia, onde o objectivo era os utilizadores identificarem esses aspectos)

4) Análises a formatos (de uma forma mais geral em termos de evolução, etc, sempre com a componente do baralho) de preferência alguns mais recentes do tipo "Pauper"

5) Introdução ao deck (apenas explicamos como o baralho funciona, as estratégias, de uma forma mais breve)

6) Outro (fazer referencia a esse tipo)

Escolham os que preferirem e acharem mais indicados (não tendo necessariamente que ser apenas um).

Estamos abertos a mais sugestões!

Obrigado.

Alterado a 28-02-2009 18:18:47 por antoniolc

Szadek18

De: Porto
2/28/2009 11:02:58 PM
Re:
2

Nuno Neves


De: Oliveira do Hospital
2/28/2009 8:48:38 PM
Re
Tive a testar a versao com vermelho por ser a que mais me inspirou e mudei este deck:

Criaturas [22]
4 [CFX] Noble Hierach
4 [MOR] Chameleon Colossus
4 [SHM] Kitchen Finks
4 [ALA] Rhox War Monk
4 [LRW] Mulldrifter
2 [EVE] Stillmoon Cavalier

Instant [9]
2 [CFX] Volcanic Fallout
4 [CFX] Path of Exile
4 [ALA] Bant Charm

Sorcery [3]
3 [10E] Wrath of God

Enchantement [3]
3 [LRW] Fertile Ground

Terrenos [23]
4 [ALA] Seaside Citadel
4 [ALA] Jungle Shrine
4 [ALA] Reflecting Pool
2 [EVE] Cascade Bluffs
2 [SHM] Wooded Bastion
2 [10E] Forest
2 [LRW] Vivid Meadow
2 [LRW] Vivid Crag
1 [10E] Mountain

Sideboard [15]
2 [10E] Wrath of God
3 [CFX] Banefire
3 [LRW] Burrenton Forge-Tender
3 [CFX] Scattershot Archer
2 [SHM] Vexing Shusher
2 [CFX] Volcanic Fallout

A primeira coisa que vi foi que Finks nao vale a pena com a introduçao de novas cartas de conflux como por exemplo path e experimentei jogar com 2 Oblivion Ring(Para ajudar contra planeswalkers e blossom, entre outros) e 2 Tidings e revelou-se imporante para o draw ja que e 1 deck de controlo.

Tambem gosto de Colossus mas ja que temos o Exalted do Noble experimentar adicionar 4 Stoic Angel o que se revelou melhor contra fadas e contra tokens pois eles passam a nao puder desvirar e so aguentar que venha o Fallout com/sem ajuda de Tidings/Drifter.
Isto foi o que experimentei a primeira vista vou tentar trabalhar mais no deck se tiver tempo.

Cumps

Alterado a 28-02-2009 20:49:33 por Nuno Neves

antoniolc


De: Almeirim
2/28/2009 7:30:48 PM
re
Ramone podias postar a lista alterada, conforme as tuas expriencias.

Faeries é um match-up dificil e sem Volcanic Fallout vai ser menos uma vantagem que temos.

Deixo aqui a versão com vermelho adptada.

Criaturas [22]
4 [CFX] Noble Hierach
4 [MOR] Chameleon Colossus
4 [SHM] Kitchen Finks
4 [ALA] Rhox War Monk
4 [LRW] Mulldrifter
2 [EVE] Stillmoon Cavalier

Instant [9]
2 [CFX] Volcanic Fallout
4 [CFX] Path of Exile
4 [ALA] Bant Charm

Sorcery [3]
3 [10E] Wrath of God

Enchantement [3]
3 [LRW] Fertile Ground

Terrenos [23]
4 [ALA] Seaside Citadel
4 [ALA] Jungle Shrine
4 [ALA] Reflecting Pool
2 [EVE] Cascade Bluffs
2 [SHM] Wooded Bastion
2 [10E] Forest
2 [LRW] Vivid Meadow
2 [LRW] Vivid Crag
1 [10E] Mountain

Sideboard [15]
2 [10E] Wrath of God
3 [CFX] Banefire
3 [LRW] Burrenton Forge-Tender
3 [CFX] Scattershot Archer
2 [SHM] Vexing Shusher
2 [CFX] Volcanic Fallout

Tirei dois Volcanic Fallout devido a não ser muito seguro contra aggro quando as criaturas incham seja por Glorious Anthem, Ajani Goldmane ou até Wizzed Cenn em White Weenie. (apesar de ser ameaça mais facil de resolver).
O deck ainda não está tão a base de controlo, ainda precisa de algum trabalho.

Acham que devemos trabalhar os dois decks e no fim decidimos qual era o melhor?

Alterado a 28-02-2009 19:57:25 por antoniolc

antoniolc


De: Almeirim
2/28/2009 7:25:18 PM
re
Ramone, de facto existem alguns lapsos na base de mana. Inicialmente o deck não tinha basic lands, mas isso era pejorativo contra Path of Exile por isso pus umas basic lands, que não foi uma decisão muito premeditada.
Como eu referi anteriormente e tu disseste e bem, quando começam a aparecer criaturas com resistencia maior ou igual a 4 (Doran, the Siege Tower, Rhox War Monk, Reveillark, Woolly Thoctar, etc) torna-se dificil ligar com elas através de burn.
É muito bom ouvir que alguem se deu ao trabalho de testar o deck para o compreender melhor. (e assim indentificam-se as falhas mais facilmente)
Bem vamos à presumivel lista:

Criaturas [20]
4 [CFX] Noble Hierach
4 [MOR] Chameleon Colossus
4 [SHM] Kitchen Finks
4 [ALA] Rhox War Monk
4 [LRW] Mulldrifter

Instant [7]
4 [CFX] Path of Exile
3 [ALA] Bant Charm

Sorcery [3]
3 [10E] Wrath of God

Planeswalker [3]
1 [ALA]Elspeth, Knight-Errant
2 [LRW]Ajani Goldmane

Terrenos [24]
3 [10E] Treetop Village
2 [10E]Adarkar Wastes
3 [EVE]Flooded Grove
2 [EVE]Mystic Gate
4 [SHM]Reflecting Pool
4 [ALA]Seaside Citadel
2 [SHM]Wooded Bastion
2 [10E]Yavimaya Coast
2 [10E]Forest

Sideboard [15]
1 [10E] Wrath of God
3 [CFX] Celestial Purge
3 [LRW] Burrenton Forge-Tender
4 [CFX] Scattershot Archer
2 [SHM] Vexing Shusher
2 [EVE] Stillmoon Cavalier

57 cartas no total

Tentei fazer mais ao menos um apanhado de aquilo que foi dito e pensei que talvez 3 Planeswalkers fossem dar mais alguma consistencia ao deck.

Existem 3 vagas no main deck, o que é que acham importante adicionar?
Em que soluções pensam para melhor os match-ups vs Control?

Continuem a participar!

Cumprimentos

P.S: Acham que devo fazer um "update" no próprio tópico, tirando o outro deck e as perguntas de introdução, substituindo por este? Ou deixando o tópico inicial mas adicionar o deck aqui feito?

Alterado a 28-02-2009 20:07:08 por antoniolc

Ramone

De: Grândola
2/28/2009 6:20:30 PM
re
Ok. Neste curto espaço de tempo, estive a ver uns filmes deck tech e basicamente o que me pareceu foi isto.

Fallout bate imenso em faeris.

Fallout não bate em W/B Tokens porque assim que jogas o primeiro, eles passam a jogar os anthems/ajanis antes e "acabou-se a papa doce".

Fallout é bastante usado em 5 Color Control. Este deck é um pouco aggro até com os Rhox e Chamaleon. Por isso agora penso que era transformar mais em Control e manter os fallouts ou fazer um Bant.

Estive de novo a testar contra fadas e não me safei :/

Nuno Neves


De: Oliveira do Hospital
2/28/2009 6:06:50 PM
Re
Penso que 1º que tudo a incluisao do vermelho so para 2 ou 3 cartas e mau. Desde ja alteraria o sideboard de 3 celestial purge para Banefire pois lida com faeries na mesma, 5cc que nao parece ser 1 bom matchup desse deck.

Penso que Ignite Disorder de main nao e essencial pois se se apanha decks fora de W e U pode ser 1 carta que fica ali na mao a pairar. Acho que seria melhor por isso de sideboard e trazer para main + 1 Wrath of God e + 2 Stillmoon Cavalier.

Acho que Cloudthsher nao e essencial e os terrenos sao poucos emborar aja Fertile Ground penso que se devia trocar o Cloudthsher por 1 filter G/U e por uma X/R.

Penso que esta bom o deck mas alem disso detectei 1 erro. No deck o Bant Charm aparece [CFX] Bant Charm, ou seja de Conflux, mas e de Shards of Alara e tambem reparei que Reflecting Pool esta de outra ediçao que nao Tempest ou Shadowmoor

Penso que se quiseres manter o Vermelho deves meter umas vivid land pa jogar o fallout que obriga a pagar 2 vermerlhas.

Ja agora em relaçao a votaçao:
1 e 2

Cumprimentos

Alterado a 28-02-2009 18:13:46 por Nuno Neves

Ramone

De: Grândola
2/28/2009 5:57:34 PM
Boas antoniolc
Estive a experimentar esse deck no mws E a maior parte das vezes ficava com os fallouts encravados na mão ou devido a não ter as duas manas vermelhas ou devido a o meu oponente não ter criaturas em jogo porque já tinha ido tudo quer com danos de combate quer com path to exile / WoG. De facto isto aconteceu-me mesmo muitas vezes. Já para não falar que outras vezes, a maior parte das criaturas tinham mais de 2 de defesa e não sortia efeito.

Ignite Disorder foi a mesma coisa. Mas ainda pior. Porque se calhas a jogar contra um outro deck qualquer sem ser branco ou azul, esquece aquilo. Penso que a manter vermelho no deck, Ignite devia passar para sideboard porque pode ficar muitos jogos na mão sem nada para fazer.

A tirar vermelho, de facto ficaria um Bant. Um dos meus decks de Extended é Bant e digo-te que tem solução contra tudo. É um deck muito versátil mesmo.

Se eu tinha como opinião inicial tirar vermelho, depois de testar, penso que mantenho essa opinião. Mas volto a repetir que não estou muito dentro do ambiente de T2.

antoniolc


De: Almeirim
2/28/2009 5:29:21 PM
re
Boas,

Realmente não é muito comum veres 4c deste género em Standard mas o objectivo é melhora-lo, fazer determinadas escolhas e sobretudo ser sempre (ou quase sempre) algo de novo.

O baralho tem muito removal para conseguires ter quase sempre resposta aos perigos. As cores que te dão mais poder nesse campo (na minha opnião) são o branco e o vermelho. Logo tens a Wrath of God para responder aos muitos decks aggro do formato, a começar por White Weenie, B/W Tokens, etc.
O Volcanic Fallout além de disturpar alguns aggro é uma excelente arma contra Faeries (apesar de poderes seres supreendido com Thoughtseize e Vendilion Clique). Ignite Disorder também é uma forte ajuda especialmente vs B/W Tokens e Faeries (mas há muitos mais match-ups que ele pode vir a ser usado). Mas depois aparecem aquelas criaturas que o burn tem mais dificuldade em resolver: Doran, The Siege Tower, Reveillark que pode vir a desiquilibrar a balança, Rhox War Monk, etc. Daí a necessidade de Bant Charm e Path of Exile. Acho que as escolhas estão +- explicadas.

Realmente tocaste num ponto importante, o vermelho entra apenas em duas cartas, Volcanic Fallout e Ignite Disorder (além do Vexing Shusher de Sideboard). Ou seja tens duas alternativas:

1) Como referiste tirar o vermelho do deck e substituir essas peças, por algo equivalente ou então algo que torne o baralho mais ameaçador face a outros match-ups. Isto encaminharia o deck para algo do genero Bant Aggro/Control.

2) Por outro lado podia-se usar mais algum vermelho como ameaça (especialmente no que toca as criaturas) e talvez usufrir de alguns 1st e 2nd drop de forma a melhorar o desempenho do baralho. Isto requeria algumas alterações no deck claro, como a base de mana e talvez possa injustificar o uso de Fertile Ground (que é usado para ajudar na base de mana e para acelarar mais o deck).

Basicamente ou aproveitar mais esta cor tornando o deck mais ameaçador, ou retira-la dando mais alguma estabilidade.

Gostava de ouvir a tua opnião Ramone e a de mais utilizadores sobre o que acham mais correcto dado o metagame e a funcionalidade do baralho. E consoante a vossa opnião, a que alterações procediam no main deck?

Obrigado Ramone por teres iniciado a discussão de uma boa forma.

Agora vamos tentar mante-la, se possivel ainda com mais utilizadores a interagir.

Cumprimentos

Alterado a 28-02-2009 17:40:14 por antoniolc

Ramone

De: Grândola
2/28/2009 3:35:04 PM
re
Em relação ao Deck em si:

Eu não jogo muito T2. Desde que voltei a jogar, só ainda joguei extended. Mas olhando para o deck, o que me parece é que é um pouco confuso. Parece um Bant splashado de vermelho (deve ser isso mesmo lol).
Acho que 4 cores em T2 é um pouco complicado. Como correram os vossos jogos em termos de base de mana? Será assim tão necessário ter vermelho splashado?

A alternativa a usar vermelho seria mais path, mais bant charm e mais Wrath of God.

Os fertile Ground são mesmo necessários?


Em relação ao Sideboard:

Penso que Scattershot Archer é essencial. Deviam apostar em usar mesmo os 4.


Em relação à votação:
1, 2 e 4.

Penso que pelo menos para quem ainda não está bem dentro de T2 como eu, iria ajudar a perceber melhor o ambiente que é jogado, etc. Da mesma forma que iria também ajudar nas próprias escolhas para alterações no deck.

Cumps

Gorgon8


De: Setúbal
2/28/2009 2:03:24 PM
-
1 e 2 , podiam ir alternando consoante o que achassem mais adequado consoante o deck. cumps
Responder

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