Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Como fazer um Netdeck - Parte II Responder

Link directo: topico.asp?topico=30486

UtilizadorResposta

Zoroastro

De: Porto
7/11/2007 6:51:15 AM
Como fazer um Netdeck - Parte II
Como fazer um Netdeck - Parte II
O Sonho Megalómano

Já li em resposta às minhas críticas que nem todos temos tempo ou capacidade para criar decks competitivos e para ser gurus. E assim se conformam as consciências com o netdecking. Isto parece um argumento válido, mas na verdade é apenas fogo-fátuo. Parece que é real e que está lá. Mas não. E se chegarmos suficientemente perto veremos que cheira mal.

Será que há aqui alguém que acha que o Boros Deck Wins é o resultado de uma mente brilhante que um dia disse para si mesmo, "Acho que vou fazer um deck de criaturas baratas e burn, e vou partir a loiça toda. Que estranho que ninguém se tenha lembrado disto antes."? Não!! BDW é a fusão do White Weenie e do Red Deck Wins, actualizada com a card pool legal na altura. E será que o Dralnu não segue os mesmos princípios do True Control, esse tipo de decks que já existe desde os tempos imemoriais em que José Régio jogava Magic no Liceu com os colegas?

Criar um deck é uma questão de engenharia. É pegar numa ou duas ideias que tenham sinergias e desenvolver um corpo para as sustentar e promover. Depois é pegar nesse deck e retirar o que não é indispensável. "Um designer sabe que atingiu a perfeição, não quando não há nada mais a acrescentar, mas quando não há nada mais a retirar." Esta afirmação de Antoine de Saint-Exupry refere-se à necessidade de retirar tudo o que é acessório (a gordura) de forma ao produto final ficar mais leve e mais eficiente.

Se pegarem neste meu último parágrafo compreenderão as verdadeiras motivações que me levam a escrever estes artigos.

Os Jonhies como eu podem contribuir ideias para começar a base de um deck. Os Spikes podem pegar nessas mesmas ideias e testá-las para ver se têm a força necessária para vingar. O desafio que vos lanço não é grande, não é enorme, é gigantesco!!

Vamos todos juntos criar uma decklist de raíz com o propósito único que ela venha a ser alvo de netdeck. Mas um netdeck feito por nós.

Eu não o farei sozinho. Nem nenhum de vós isoladamente. Daí a obrigatoriedade de trabalharmos em conjunto para criar algo grandioso. Seremos sempre uma comunidade de tanga, se a única coisa que sabemos fazer é cêra ou pior, crítica destrutiva. Mas se todos aproveitarmos este espaço de convívio e debate público podemos criar algo de belo. Ninguém paga para participar no fórum. E ninguém tem que comprar cartas para jogar no MWS. Se uma pessoa sozinha não tem ideia de como começar, há vinte que podem dar uma mãozinha. E depois, é uma questão de nos juntarmos no MWS a testar as ideias e cartas e a ver matchups. Não é preciso ninguém fazer disto vida, nem passar o dia só a jogar. Como é um esforço partilhado por tanta gente, bastaria umas horas a cada um para o resultado final ser bom.

Não sei quanto a vós, mas eu gostaria de um dia entrar no site da Wizards e ler na coluna do Frank Karsten ou do Mike Flores o nome de um deck chamado Portuguese Power House. Porque é que pode haver Brasilian Beats ou Simic Dutch Aggro e não haver um português?

Não, não tenho ilusões de que será fácil atingir esta meta. Aliás, acho que temos 95% de hipóteses de falhar, especialmente com o desinteresse da maioria de vós, aqueles que estão a ler este artigo a pensar que é uma utopia, e que já abandonaram a ideia antes sequer de esboçar qualquer esforço. O dizer mal é fácil, é o construir que é difícil. De Velhos do Restelo estamos todos fartos. Cabe agora a cada um cumprir com a sua quota-parte ou ficar à margem do que pode ser um grande desígnio do Magic nacional. Cada um se interrogue: Quero ser uma formiga ou uma cigarra?

Sugiro que apontemos baterias para Time Spiral Block Constructed. A card pool é menor e por isso mais fácil de testar.

Deixo aqui a decklist do GilardiNNo.

4 Terramorphic Expanse
3 Mountain
14 Island

3 Gathan Raiders
4 Drifter il-Dal
4 Sulfur Elemental
4 Flying Men
3 Maelstrom Djinn
3 Voidmage Prodigy
4 Looter il-Kor

4 Delay
4 Psionic Blast
4 Unstable Mutation
2 Snapback

Também deixo a minha.

12 Island
4 Zoetic Cavern
7 Plains
2 Urza’s Factory

4 Vesuvan Shapeshifter
4 Fathom Seer
4 Coral Trickster
4 Shaper Parasite
3 Willbender
3 Brine Elemental
4 Maelstrom Djin
2 Body Double
4 Voidmage Prodigy

3 Momentary Blink

Peço que cada um se procure lembrar de uma ideia que o deixou excitado mas que por qualquer razão não explorou devidamente. Afixem-nas todas para daqui a uma semana fazermos uma votação das melhores ideias e chegarmos a uma decklist-base única e consensual. Depois é levá-la para o MWS e afiná-la, acrescentando ou retirando, até termos um deck de fazer roer de inveja quem ficou sentado no sofá à espera do amanhã.

Agora que acabo de escrever estas últimas linhas, sinto uma certa apreensão. Tenho a nítida sensação que esta iniciativa vai ser recebida com mais entusiasmo junto daqueles a quem chamam depreciativamente de nOObs, do que junto dos mais experientes. Mas é precisamente desses que precisamos. De quem pegue num deck engraçado e o faça alcançar um patamar mais elevado. Daqui por uns dias veremos qual foi a reação a este artigo: se mobilizou a comunidade a trabalhar em grupo, ou se pelo contrário, ficou tudo na mesma, tudo parado, tudo imóvel, tudo à espera da novidade que vem de fora, em vez de criar a mudança aqui mesmo com a nossa bandeira e o espírito inventivo que todos sabemos que o povo português tem mas não usa.

Repto aos Administradores do MagicTuga:
Promovam e acarinhem esta iniciativa. Provavelmente será um flop. Mas imaginem o caso de resultar. Querem ser um site de referência em Portugal? E porque não na comunidade lusófona? Já aqui li posts de users brasileiros. Que bela promoção do site seria o poder dizer que é o berçário de decks copiados no resto do mundo...

O 5º Império também passa por aqui.






Alterado a 11-07-2007 10:20:00 por Zoroastro

RACCAR


De: Vialonga
7/11/2007 12:10:51 PM
....
Bom este artigo tá muito bom e eu tenho orgulho em ser Portugues.

Ando á uns tempos para cá a tentar montar um deck Azul e Branco que tem como base a carta Magus of the Moat, o deck esta quase pronto, este deck tem como base esta carta não é devido a ser uma carta muito boa tem sim a ver com os decks que vou apanhar pela frente no dia 21 em Almada Goyfs, Korlash, etc.... aqueles decks que toda a gente já conhece de cor.

No PTQ vou tremer mais e divertirme mais se apanhar um deck diferente fora dos ultimos ptqs do que com os decks que já conheço.

Não estou á espera de ganhar nada com ele só de dificultar a vida a ppl que não se esforça nada para construir um deck.

Fiquem bem e bons jogos

GFSS

De: rio de mouro
7/11/2007 10:15:48 AM
re
Urza’s Mine sozinha deve bater bue entao em block !

é a fabrika de urza...
Responder

<< Pagina anterior [1] [2]