Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Como fazer um Netdeck - Parte II Responder
Apenas para utilizadores registados!

Link directo: topico.asp?topico=30486

UtilizadorResposta

Zoroastro

De: Porto
7/11/2007 6:51:15 AM
Como fazer um Netdeck - Parte II
Como fazer um Netdeck - Parte II
O Sonho Megalómano

Já li em resposta às minhas críticas que nem todos temos tempo ou capacidade para criar decks competitivos e para ser gurus. E assim se conformam as consciências com o netdecking. Isto parece um argumento válido, mas na verdade é apenas fogo-fátuo. Parece que é real e que está lá. Mas não. E se chegarmos suficientemente perto veremos que cheira mal.

Será que há aqui alguém que acha que o Boros Deck Wins é o resultado de uma mente brilhante que um dia disse para si mesmo, "Acho que vou fazer um deck de criaturas baratas e burn, e vou partir a loiça toda. Que estranho que ninguém se tenha lembrado disto antes."? Não!! BDW é a fusão do White Weenie e do Red Deck Wins, actualizada com a card pool legal na altura. E será que o Dralnu não segue os mesmos princípios do True Control, esse tipo de decks que já existe desde os tempos imemoriais em que José Régio jogava Magic no Liceu com os colegas?

Criar um deck é uma questão de engenharia. É pegar numa ou duas ideias que tenham sinergias e desenvolver um corpo para as sustentar e promover. Depois é pegar nesse deck e retirar o que não é indispensável. "Um designer sabe que atingiu a perfeição, não quando não há nada mais a acrescentar, mas quando não há nada mais a retirar." Esta afirmação de Antoine de Saint-Exupry refere-se à necessidade de retirar tudo o que é acessório (a gordura) de forma ao produto final ficar mais leve e mais eficiente.

Se pegarem neste meu último parágrafo compreenderão as verdadeiras motivações que me levam a escrever estes artigos.

Os Jonhies como eu podem contribuir ideias para começar a base de um deck. Os Spikes podem pegar nessas mesmas ideias e testá-las para ver se têm a força necessária para vingar. O desafio que vos lanço não é grande, não é enorme, é gigantesco!!

Vamos todos juntos criar uma decklist de raíz com o propósito único que ela venha a ser alvo de netdeck. Mas um netdeck feito por nós.

Eu não o farei sozinho. Nem nenhum de vós isoladamente. Daí a obrigatoriedade de trabalharmos em conjunto para criar algo grandioso. Seremos sempre uma comunidade de tanga, se a única coisa que sabemos fazer é cêra ou pior, crítica destrutiva. Mas se todos aproveitarmos este espaço de convívio e debate público podemos criar algo de belo. Ninguém paga para participar no fórum. E ninguém tem que comprar cartas para jogar no MWS. Se uma pessoa sozinha não tem ideia de como começar, há vinte que podem dar uma mãozinha. E depois, é uma questão de nos juntarmos no MWS a testar as ideias e cartas e a ver matchups. Não é preciso ninguém fazer disto vida, nem passar o dia só a jogar. Como é um esforço partilhado por tanta gente, bastaria umas horas a cada um para o resultado final ser bom.

Não sei quanto a vós, mas eu gostaria de um dia entrar no site da Wizards e ler na coluna do Frank Karsten ou do Mike Flores o nome de um deck chamado Portuguese Power House. Porque é que pode haver Brasilian Beats ou Simic Dutch Aggro e não haver um português?

Não, não tenho ilusões de que será fácil atingir esta meta. Aliás, acho que temos 95% de hipóteses de falhar, especialmente com o desinteresse da maioria de vós, aqueles que estão a ler este artigo a pensar que é uma utopia, e que já abandonaram a ideia antes sequer de esboçar qualquer esforço. O dizer mal é fácil, é o construir que é difícil. De Velhos do Restelo estamos todos fartos. Cabe agora a cada um cumprir com a sua quota-parte ou ficar à margem do que pode ser um grande desígnio do Magic nacional. Cada um se interrogue: Quero ser uma formiga ou uma cigarra?

Sugiro que apontemos baterias para Time Spiral Block Constructed. A card pool é menor e por isso mais fácil de testar.

Deixo aqui a decklist do GilardiNNo.

4 Terramorphic Expanse
3 Mountain
14 Island

3 Gathan Raiders
4 Drifter il-Dal
4 Sulfur Elemental
4 Flying Men
3 Maelstrom Djinn
3 Voidmage Prodigy
4 Looter il-Kor

4 Delay
4 Psionic Blast
4 Unstable Mutation
2 Snapback

Também deixo a minha.

12 Island
4 Zoetic Cavern
7 Plains
2 Urza’s Factory

4 Vesuvan Shapeshifter
4 Fathom Seer
4 Coral Trickster
4 Shaper Parasite
3 Willbender
3 Brine Elemental
4 Maelstrom Djin
2 Body Double
4 Voidmage Prodigy

3 Momentary Blink

Peço que cada um se procure lembrar de uma ideia que o deixou excitado mas que por qualquer razão não explorou devidamente. Afixem-nas todas para daqui a uma semana fazermos uma votação das melhores ideias e chegarmos a uma decklist-base única e consensual. Depois é levá-la para o MWS e afiná-la, acrescentando ou retirando, até termos um deck de fazer roer de inveja quem ficou sentado no sofá à espera do amanhã.

Agora que acabo de escrever estas últimas linhas, sinto uma certa apreensão. Tenho a nítida sensação que esta iniciativa vai ser recebida com mais entusiasmo junto daqueles a quem chamam depreciativamente de nOObs, do que junto dos mais experientes. Mas é precisamente desses que precisamos. De quem pegue num deck engraçado e o faça alcançar um patamar mais elevado. Daqui por uns dias veremos qual foi a reação a este artigo: se mobilizou a comunidade a trabalhar em grupo, ou se pelo contrário, ficou tudo na mesma, tudo parado, tudo imóvel, tudo à espera da novidade que vem de fora, em vez de criar a mudança aqui mesmo com a nossa bandeira e o espírito inventivo que todos sabemos que o povo português tem mas não usa.

Repto aos Administradores do MagicTuga:
Promovam e acarinhem esta iniciativa. Provavelmente será um flop. Mas imaginem o caso de resultar. Querem ser um site de referência em Portugal? E porque não na comunidade lusófona? Já aqui li posts de users brasileiros. Que bela promoção do site seria o poder dizer que é o berçário de decks copiados no resto do mundo...

O 5º Império também passa por aqui.






Alterado a 11-07-2007 10:20:00 por Zoroastro

Vertigo


De: Braga
7/13/2007 12:43:53 PM
re Jonas
Estás no Top500? em algum formato? Se não tiveres é mau ainda que seja o melhor da região, não deixa de ser fraco comparativamente aos inventores de tier1s.

PS: Porque é que o Couceiro não é despedido?

jonastoze


De: Barreiro
7/12/2007 4:36:23 PM
re
Já agora vertigo o meu ranking não é mau . é que disseste e passo a citar "de todos nós"

darkayz


De: Alentejo & Paris
7/11/2007 6:29:04 PM
Faz mençao que em mil novecentos e noventa e tres...
"Numa casa sem pão, todos choram e nenhum tem razao!"

Acho que é assim o ditado popular...


COncordo penamente contigo numa coisa : "Boros Deck Wins é o resultado de uma mente brilhante que um dia disse para si mesmo, "Acho que vou fazer um deck de criaturas baratas e burn"

Não isso de criaturas baratas e burn ja vem aos anos, tal como o blue control etc. Para quem leva o magic a serio e controi um deck a serio cada carta tem de ser estudada, tens de lhe atribuir a card advantage que ela te traz, o tempo etc...

Claro que era bUnito aparecer ai um deck de topo chamado Lusitan Pride por exemplo. E isso de criar um deck competitivo nao é num forum que se faz. É na casa de uns amigos com todas as cartas possiveis e imaginarias e muitas noites sem durmir. Eu conheco pessoalmente varios criadores de decks conhecidos e sei o tempo que eles investem no magic, alias... sei o tempo que lhes sobra pra poder viver a vida deles. A maior parte nao tem trabalho, ou se tem nao é um trabalho que lhes canse e outros a unica namorada deles é o portfolio da Ultra Pro. Uma pessoa que trabalhe/estude e que tenha mais actividades nao pode de se dar ao luxo de criar um deck seu ( ok pode criar, mas nao é um deck 100% competitivo) entao recorrem ao netdeck, pois o t2 corre muito rapido.
Em eternal o ritmo ja é outro, e ai ja da pra se fazer decks competitivos sem investires metade da tua vida no magic.

Eu tb gosto mais dos deks fun, e jogo mais com os decks fun que com os netdecks, mas quando vou a um torneio gosto de mostrar o que sei.
Ja ganhei um torneio com mais de 30 jogadores com um deck feito de raiz por mim, mas admito que tive mesmo muita sorte.

Por isso, nao leves a mal as pessoas que fazem netdeck, pk a maior parte acaba por nem saber jogar com esse deck. Agora eu prometo se um dia conseguir fazer um deck de geito eu baptizo-o de Lusitan Pride.






Alterado a 11-07-2007 18:30:19 por darkayz

Vertigo


De: Braga
7/11/2007 5:28:14 PM
re
Gostava de saber para que é que vou estar aqui a perder tempo com um deck que nunca na vida dará nada. Tu és adepto de rogue decks, epa fixe, que bom pra ti, nos gostamos de netdecking, epá, então deixa-nos gostar, escusas de estar a fazer artigos todos os dias contra adeptos daquilo que internacionaliza e divulga magic. Mostra-me o teu DCI, quero ver o teu ranking, de certeza que é uma bosta, como o de todos nós. Se não somos jogadores de top mundial, porque haveriamos de fazer decks de top mundial?

|DiaboliK|

De: Setúbal
7/11/2007 3:42:17 PM
re
BAH!

Em 1º lugar queria agradecer ao sistema de respostas do forum,pois após escrever uma resposta enorme,ele decide dar erro e não postar nada do que escrevi,perdendo a resposta pelo meio. (e aquele "bah" foi só em relação a isso e não ao tópico em si)

Como tal,não me apetece voltar a escrever muito,tentando assim resumir por pontos aquilo que escrevi:

1- O zoroastro parece um padre (não leves esta comparação a mal),tentando pregar a sua religião aos "infieis". Como tal,muito poucos o vão ouvir/levar a sério e o resto vai continuar com as suas vidas.

2- Netdecking não é bom,mas também não é mau. Nem toda a gente tem tempo/disponibilidade para fazer um deck e testá-lo exaustivamente, daí recorrendo ao netdecking. Testar um deck não é facil e duvido que muita gente o faça como deve ser.

3- Muitas das vezes,quem criar um deck de raiz e depois o for aperfeiçoando,vai normalmente ficar com uma versão parecida dos decks que aparecem na net. Isso leva a muitos jogadores a verem isso como "perda de tempo" pois bastava ter ido à net,copiar a lista a alterá-la de acordo com o metagame que chegavam ao mesmo resultado (e até talvez melhor).

4- Nem toda a gente tem jeito para construir decks,da mesma maneira que nem todos sabem as regras na totalidade.

5- Quem pensa que netdecking é so copiar e jogar,está muito enganado (nem me alongo mais neste ponto,acho que é esclarecedor o sufeciente).

Basicamente é isto. Netdecking é mau? Não. Rogue é bom? Nem por isso. Dizes que te dá mais diversão fazer um deck de raiz e que não entendes quem faz netdecking a diversão que têm. Não é por não entenderes que eles não se divirtem. Cada um faz do seu passatempo o que lhe apetece,sendo magic um passatempo,cada jogador é livre de o praticar da maneira que o diverte mais,seja a fazer netdecking seja a construir decks.

EDIT: Jonas,esse deck precisa de bue tunning =P
Alterado a 11-07-2007 15:43:11 por |DiaboliK|

jonastoze


De: Barreiro
7/11/2007 2:24:29 PM
re: uma das minhas ideias que não foi devidamente explorada por mim
// Lands
1 [PLC] Urborg, Tomb of Yawgmoth
5 [OD] Swamp (4)
1 [OD] Swamp (3)
3 [MR] Mountain (3)
4 [TSP] Terramorphic Expanse
5 [8E] Swamp (4)
2 [FUT] Graven Cairns
2 [8E] Mountain (2)

// Creatures
3 [FUT] Tombstalker
2 [TSP] Bogardan Hellkite
4 [FUT] Korlash, Heir to Blackblade
3 [FUT] Street Wraith

// Spells
4 [TSP] Tendrils of Corruption
2 [MI] Stupor
3 [TSP] Phyrexian Totem
4 [TSB] Browbeat
1 [FUT] Slaughter Pact
3 [TSP] Sudden Death
4 Disintegrate
4 [PLC] Damnation

// Sideboard
SB: 4 [PLC] Sulfur Elemental
SB: 3 [TSP] Sudden Shock
SB: 2 [TSB] Stupor
SB: 2 [FUT] Slaughter Pact
SB: 1 [TSP] Sudden Death
SB: 3 [TSP] Premature Burial


Como ela está fiquei em 6º lugar num trial do m-l perdendo apenas para um mana ramp que teve muita sorte topdeckando...

Neste momento faria algumas alterações, mas quero ouvir opiniões 1º.Talvez adicionar Coalition Relic e algum azul para take possession mas isto já sou eu a falar por alto .

jonastoze


De: Barreiro
7/11/2007 2:20:50 PM
re
è capaz de ter ficado mais rico em termos de artigos que de dinheiro acho que não .
Quanto aos teus artigos em questão ainda não tive tempo de postar, mas posto agora neste.
Tambem não concordo sobre o teu ponto de vista do netdecking sou apologista do netdecking pois sem ele a qualidade de torneios nunca era tão boa como internacionalmente.

E mesmo com o netdeck muitos jogadores usam deck’s terrivelmente maus e não pensam bem nas suas ideias.
E eu apesar de usar o netdecking os meus deck’s (pelo menos 90% deles) foram radicalmente alterados ou então até usei algumas ideias originais que até resultaram (não sei como mas acontece .)

Usem o netdecking, mas tenham em conta que é preciso saber usá-lo.

]{4MI]{4Z3

De: Porto
7/11/2007 1:59:17 PM
Re: Zoroastro.
Só uma coisa. Eu sabia que os dois artigos que postaste foram seguidos. Eu fiz questão de colocar Entre aspas " " o título do artigo a que me referia: "como por macacos a ler poesia" e este, não foi seguido mas sim uns dias antes.

Não aceito o teu pedido de tréguas, simplesmente porque não estou chateado contigo, nem estou em guerra com ninguém. É um debate de ideias como tu disseste, simplesmente isso. Felizmente que nem todos concordamos uns com os outros. Assim é viver em democracia. Podemos explanar as nossas ideias sem medos e sem hipocrisias. Acho que defendes galhardamente as tuas posições e acho isso louvável. Não sei à quanto tempo usas o fórum, mas uma coisa é certa, se aplicares tanta dedicação a ajudar os users deste fórum assim como aplicas no rigor dos textos que escreves, tenho a certeza de que este fórum só ficou mais rico pela tua participação.

Fica bem.

Abraço.
Alterado a 11-07-2007 13:59:53 por ]{4MI]{4Z3

Zoroastro


De: Porto
7/11/2007 1:34:39 PM
Pedido de tréguas
Caro Kamikaze,

Os dois artigos foram escritos e publicados simultaneamente, se vires as horas da criação do tópico. Esta segunda parte não foi influenciada pelo teu reply.

Tal como te disse na pm que te enviei, não estou chateado contigo. Não acredito que a tua intenção fosse ofender-me. Quanto te referes às farpas, partes do princípio que é um ataque pessoal dirigido a ti. Eu vejo-o como o rebater de um argumento inválido. Se quisesse mandar bocas foleiras escusava de ter o trabalho de fazer estes tópicos extensíssimos que dão uma trabalheira a escrever. Há insultos mais curtos de escrever e mais eficazes em ofender.

Não estou a par desse deck colectivo a que te referes mas parece-me louvável. Se correu mal da primeira vez, tentemos agora que corra melhor, até porque já há gente com experiência, e assim evitamos repetir os mesmos erros, ainda que possamos fazer novos...

Espero poder contar contigo e com todos os netdeckers para fazer disto algo giro. Porque não acredito que o faça sozinho. E porque acredito que é necessária a opinião dos mais conhecedores para levar esta ideia a bom porto.

Espero que o tom conciliatório deste comment sirva para tirar achas da fogueira e recentre o debate novamente em aspectos mais positivos.

Um abraço,



Alterado a 11-07-2007 13:40:53 por Zoroastro

]{4MI]{4Z3

De: Porto
7/11/2007 12:40:51 PM
Re: Zoroastro.
Estou a ver que o que disse deixou mossa... Aqui e ali dá para perceber que me vais lançando umas farpas pelo meu reply no "como pôr macacos a ler poesia", um título que antes de ser, já o era, um pouco altivo e sugestivo de arrogância... Para minha surpresa dei com algo mais do que isso, caso contrário não teria elogiado a forma como colocaste no fórum as tuas ideias.

Ora bem, lamento mais uma vez informar-te mas esta ideia que aqui promoves já foi levada a cabo por alguns membros do site. Tanto quanto sei, alguns deles, respeitados moderadores, que excusado será dizer, estão um, dois, três passos à frente da maioria dos utilizadores (é a pura verdade). Quem participou na construção desse deck para evidenciar as potencialidades de uma carta em particular, que se acuse, e que coloque aqui a decklist. Todos poderão ver o resultado de um esforço conjunto de indivíduos do site (eu não participei desse esforço conjunto).

Quanto à ideia de criarmos um deck para netdecking neste site... Não deixa de ser um paradoxo que alguém tão crítico da cópia e da falta de imaginação queira dar "Fuel" ao pessoal que procura este tipo de saídas. Ou seja, depois o teu (ou nosso), rogue deck, deixaria de o ser e voltavamos à estaca 0. O grau de complexidade do deck vai ter de ser tremendamente maior para que possa ser mais original. A simplicidade de decks como affinity’s e Boros Deck Wins é tanta que toda a gente sabe jogar bem com esses decks logo à 2ª ou 3ª partidas...

Bom, mãos à obra. Não prometo grande aplicação nesta ideia, mas se estiver prai virado vou tentando ajudar (na medida do possível), até porque apesar de não ser novato, também não sou Guru. Sou mediano .

Fica bem Zoroastro.
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>