Fórum MagicTuga.com
Link directo: topico.asp?topico=25578
Utilizador | Resposta | GilardiNNo De: Lavradio 4/14/2007 5:52:40 AM | Magic - Que futuro?
Estive afastado do MTG quatro anos, e tenho mudado seriamente muitas coisas na minha vida. Às vezes uma pessoa encontra-se a fazer coisas que nunca fez, como sair, viajar, estar em situações sociais, e estudar principalmente .Este artigo não vai recair “na análise in-depth” do metagame actual, ou em qualquer outra coisa relativa aos matchups, aos estados, ou a qualquer coisa dos jogos. Porque escrever um artigo que não tenha nada a ver com o estado actual do MTG? Provalvelmente, o único “barómetro” que nós temos para testar e construir novas estratégias de jogo é o jogo online ( Magic Online e MWS ).Nem todos os jogadores vivem em focos populacionais para jogar vários dias por semana ou mesmo UM dia por semana. Não obstante o metagame é demasiado diverso porque é nivelado por baixo porque simplesmente os decks são maus. Eu sei que posso tar a ser injusto com alguém mas a maioria dessas pessoas joga MTG mais pelo fun e os decks não são competitivos que te façam aumentar o nivel do teu jogo. Já vi pessoas a usarem Flashfires nos sideboards contra Boros? wtf? Quando o jogador é novo e pouco experimentado o deck tipo é o simples “mete bicho e fogo para cima e fé em Jesus Cristo”
A diversidade cria a simplicidade. Quando existem 74854 decks viaveis para o formato simplesmente cria-se um consistente e acrescenta-lhe ameaças melhores que os outros. E assim podes ganhar torneios. Naturalmente, quando estás a jogar de aggro, és sempre criticado especialmente se esse aggro ñ for minimamemnte conheçido e existem sempre pessoas que perguntam porque estás a jogar com um plano de jogo tão simples ao contrário de algo com mais skill. O Magic nunca foi um jogo de decks milionários com combos explosivos e porque se está a tornar assim? O rogue deck está a morrer e é o que dá a piada ao jogo. Qual é a maior sensação de ir a um torneio e ganhares com um deck inventado por ti?? Mas é MESMO inventado por ti, não é ir a site obscuro na Internet trocar um Boomerang por uma Mana Leak e pronto: criação tua LOL. A serio pessoal onde anda o espirito dos novos decks, das novas estratégias...
Não quero jogar num formato em que os terrenos valem mais que as mágicas OMG Não quero jogar num formato onde a primeira coisa que me dizem quando veem o meu dossier de cartas é se tenho Duals ou Pains. Sinceramente tou muito desiludido com o Magic actual, já não existe aquela “pica” de antigamente talvez por haver menos jogadores. De ires á loja com um deck feito por ti e seres brutalmente espancado pelo Manel que tinha um deck fantastico e resolves perder a noite a fazer um deck para o derrotar e no outro dia regressas e reparas que o “monstro” também passou a noite em claro e não fazes ideia do que te aparece pela frente LOL. Belos tempos de antigamente em que o Serra Angel e o Shivan Dragon rullavam nos céus e a Millstone transformava o deck do teu oponente num deck de draft
A Wizards também não ajuda é verdade a imprimir novas edições a cada tres meses. Antes o pessoal desesperava para saber coisas da nova edição, agora contam o tempo para verem quanto falta para desmontar o deck milionário que fizeram mas que se vai tornar obsoleto quando a nova edição entrar. E depois para quê mudar hábitos? Agora o Dark Ritual é vermelho e o Force Spike é branco OMG Isto não ajuda em nada os jogadores e as novas mecanicas também ñ ajudam nada. Não vou dizer assim: Hey bora imprimir o Ancestrall Recall?? Mas também fazerem uma “coisinha” para estar uns quantos turnos á espera para resolver é inutil. Não sei se já reparam mas as cartas antigas “broken” com suspend ñ jogam, talvez com excepção da Lotus Bloom e mesmo assim só joga num deck. Ancestrall Vision, Restore Balance, Hypergenesis, Living End tudo cartas muito “fantasticas” /sarcasm mode off não jogam em nada mesmo e na altura eram cartas brutalissimas, bases de decks até. E agora com as cartas do futuro e do passado e whatever isto tende para pior. Lands com morph? -.-’
Bem vou-me retirar que isto já está longo mas dá que pensar isto. Espero que gostem tanto de o ler como eu gostei de o escrever. Peace.
Fiquem bem e bons jogos
Alterado a 14-04-2007 5:54:33 por GilardiNNo | SAS_Op
De: Laranjeiro 4/17/2007 12:08:41 PM | 100% de acordo
Estou completamente de acordo contigo. A mistica têm vindo a desaparecer. Antigamente perdiamos noites a fazer decks para anular os nossos adversários e ser melhor que eles. É como dizes, jogavamos com um tipo hoje e amanha ja tinhamos um deck pronto a arruma-lo mas ele tb ja tinha melhorado o dele.
Ou seja a criação dos decks era uma coisa feita a nosso gosto, com as cartas que gostavamos (muitas vezes independentemente da qualidade de algumas delas).
Hoje em dia não. O pessoal vai a net, vê um deck que seja ganhador e bora copiar. Mudam 1 ou 2 cartas e fazem desse deck seu.
Faz-me confusão pois o pessoal hoje ja n joga pelo gosto e pelo prazer de jogar mas apenas para ganhar. Se é com um deck que n lhe diz muito paciencia.
É só combos milionários e baralhos ja feitos. E se não tens um baralho que seja conhecido, abandonam o jogo pk acham que o teu deck é muito fraco e que és um noob nem dando a oportunidade de surpreender.
Eu cá continuo a criar os decks que gosto. Podem não ser os mais fortes, nem do estilo mais conhecido mas são ao meu gosto e muitas vezes já surpreendi decks teoricamente muito mais fortes.
Eu jogo magic pela diversão que me dá jogar com um deck meu e a loucura de procurar melhorar o meu deck a cada jogo que faço.
Belo artigo
| Joaquim
De: Canha 4/15/2007 10:53:10 PM | :S
digo-te que tens toda a razão pois magic ja nao é o que era.
ao ler o teu artigo ate chorei acredita pk, pk e tudo verdade veem o teu dossier tens lá máscara de marfim, crusade,serra angel e eles preguntão onde estão as melhores Sacred Foundry,Overgrown Tomb, fdx isto ja nao e o que era...
temos de abrir os olhos a esta gente
ja nao há prazer de jogar com um deck feito por ti.... | GilardiNNo
De: Lavradio 4/15/2007 8:30:41 PM | Re:
" Destruction is a work of an afternoon. Creation is a work of a lifetime. "
Não posso concordar mais com isso man
Acho que o capitalismo já chegou ao MTG. | ruiassis
De: Abrantes 4/15/2007 12:33:47 PM | re gillardino
e assim ja la vao muitos anos, as ideias começam a falhar. porque, porque em vez de ser 1a edição de 6 em 6 meses é de tres em tres. então o que é que vamos fazer?? pegar nas cartas antigas que toda a gente gostava, alteramo-las ligeiramente e editamos outra vez. com sito ainda podemos ganhar mais uns dolares... Este é o pensamento típico de uma empresa. É CAPITALISMO puro, aquilo que eu mais detesto, pois como dizia Marx, o capitalismo vai destruir tudo o que temos de bom... parece que não se enganou muito.
Só gostava é que os jogadores de magic deste mundo se unissem e aperatassem "os calos" à wizards, para ver se eles acordam para a realidade, pois estão a destruir aquilo que criaram.
Vejam o que diz o elvish pioneer e depois pensem um bocado nisto
Cumprimentos | cheezest
De: Estoril 4/15/2007 3:30:46 AM | .
Quanto à parte em que dizes que é muito mais divertido esmagar decks de Tier 1 com um deck ranhoso criado por ti, não posso estar mais de acordo...ainda hoje, fiz um deck de T2 em 5 minutos e fui para o MWS testar aquilo...
ora, nos primeiros jogos fiz 5-0 a jogar contra: DS, SolarPox, MB Rack, UR Tron, e Project X! Sabe deus o que não me ri ao ouvir os comentários do oponentes durante os jogos "wow u lucker" etc LOL
Depois lá perdi contra Dralnu e pronto...lá se foi a alegria! lool
Aqui fica o deck btw, já com nome e tudo:
Carlito’s Dread
// Lands
4 [DIS] Blood Crypt
5 [ON] Swamp (4)
6 [TSP] Mountain (1)
1 [TSP] Urza’s Factory
1 [PLC] Urborg, Tomb of Yawgmoth
4 [OV] Sulfurous Springs
// Creatures
4 [DIS] Dread Slag
4 [RAV] Dark Confidant
4 [DIS] Rakdos Guildmage
3 [GP] Scorched Rusalka
4 [PLC] Simian Spirit Guide
4 [GP] Giant Solifuge
// Spells
4 [TSP] Rift Bolt
4 [NE] Seal of Fire
4 [MI] Stupor
4 [RAV] Char
// Sideboard
SB: 3 [PLC] Extirpate
SB: 4 [CS] Deathmark
SB: 4 [DK] Blood Moon
SB: 4 [PLC] Sulfur Elemental
LOL está bem mau eu sei, mas não tenho dúvidas que dava conta da maior parte dos decks de T2 e até extended que vejo para ali postados na secção própria! | GilardiNNo
De: Lavradio 4/15/2007 1:31:26 AM | Thks
Obrigada pelas palavras.
Mas é mesmo o que eu penso...não percebo para que eles foram mexer nas cores e trocar mágicas de uma cor para a outra. Se formos a ver nas edições mais antigas vemos isto:
Azul: Controle de jogo, muita contra-mágica, muita compra de cartas e poucas criaturas. Nos ultimos tempos existe mais criaturas azuis que vermelhas. É mesmo para ficares
Branco: No que o branco era forte, era no ganho de vida e na proteção do seu jogo. Quem ñ se lembra da quantidades de CoP que foram editados e das cartas para ganhar vida. E tinham a WoG pq? Para limparem a mesa dos decks pretos agressivos certo?
Preto: Agora o preto que sempre foi uma cor com grandes bichos que tinham sempre um side-effect ( quem ñ se lembra do Carnofago, do Phyrexian Negator ) agora pelos vistos tem a Damnation para controlar o jogo -.-’ Epa é contra natura, um jogador que desistisse do MTg em Nemesis ou assim e voltasse agora dizia mesmo: OMFG que merda vem a ser esta?? LOL Tenta fazer um deck preto aggro em T2. Simplesmente ñ consegues. E por muito que me custe as melhores combinações agora são de cores inimigas. U/R Izzetron, B/W Control e muitos exemplos.
Verde: No que o verde foi sempre forte? Exacto bichos. Agora temos um Desencantar verde, um Concentrate verde daque pouco vem uma Counterspell verde. Eu acho que daque pouco vamos jogar de Mono Red Control xD
Vermelho: Dano directo e fogo certo? Entao pq raio as melhores combinações são com cores inimigas ( Azul = IzzetTron | Verde = Gruul ) ? São coisas que não percebo.
Enfim a Wizards é que sabe. Ganhem dinheiro meu filhos, um dia há-de acabar.
Alterado a 15-04-2007 1:32:44 por GilardiNNo | ruiassis
De: Abrantes 4/15/2007 12:41:15 AM | gillardino, continuas a surpreender
Já fazia falta alguém para acordar este pessoal todo. na minha opinião o magic está a degradar-se mesmo. tens edições de 3 em 3 meses pelo que um deck não dura muito... enfim, a wiards la sabe se quer ganhar o dinheiro todo de uma vez ou a pouco e pouco... O magic, inicialmente criado como jogo para universitários (pelo Richard Garfield) atingiu proporções nunca esperadas. assim que a wizards se apercebeu que podia ganhar muito dinheiro com o jogo, começou a degradação. e actualmente estão a tomar a pior atitude de todas, uma que eu sinceramente não estava nada a espera e que para mim é a gota final. editar cartas noutras cores.
Ao fazer isto, a wizards descaracteriza o jogo completamente, onde e que ja se viu um ball lightning, que na altura dele era uma carta excelente e continua a ser (apesar de não jogar já> passar a verde, ou uma cólera de deus, carta que todos nos habituamos a ver como a carta branca típica passar a damnation. como tu mesmo dizes, gillardino, um force spike branco humph...
o que a wizards está a fazer é a descaracterizar o jogo completamente e a quebrar a própria afinidade entre os jogadores e as cores jogadas, que revelam em muito a sua personalidade. como é que fica um jogador habituado a jogar com azul, pois gosta do jogo de controlo, quando ve um force spike branco??? aquilo que tipicamente o caracterizava deixa de ser exclusivo dele.
se repararmos bem, as cores do magic inicialmente foram muito bem pensadas, pois com as caracteristicas que lhes foram atribuídas, revelavam a personalidade do jogador. se jogava de azul e branco por exemplo, gostava de controlar, de pensar, e no fim gostava de utilizar foças do bem (podem achar um bocado lamechas, mas não deixa de ser verdade). actualmente essa caracteristica já não existe.
se formos a ver, os proprios jogadores ditos profissionais não jogam com aquilo que mais gostam, eles cairam no puro capitalismo e cegueira de vitória, pois existe muito dinheiro envolvido. estes jogadores escolhem os deck segundo probabilidades. Quais os decks que vão aparecer, quais os que têm maior probabilidade de vitória. para quem leu o artigo do paulo carvalho, que ficou em quinto no worlds do ano passado, ele no dia anterior ao inicio da competição nem sabia ainda que deck levar...
gillardino, FAZES MUITO BEM EM VIR AQUI ABRIR OS OLHOS DE MUITOS JOGADORES QUE ANDAM ILUDIDOS E VENS DAR VOZ AOS QUE ESTÃO DESILUDIDOS, como o meu caso e o do cheezest como já vi...
continua assim rapaz, os teus artigos têm sempre pertinência. aqui está a prova de que um bom artigo sobre magic também pode ser uma critica àqueles que estão a destruir o jogo...
cumprimentos à comunidade mtg | Zuzarte
De: Amadora 4/14/2007 8:29:10 PM | gillardino tens toda a razao mas tb e vdd k o magic no meu caso e a coisa ke mais gosto de fazer!!!
se repararem ha pessoas k n vao ao estrangeiro pa ver os amigos mas se for para participar num GP ou num PT ou ate um PTQ em Espanha ja vao, magic e fantastico, e e vdd k os tempos em k faziam GP´s kom 1000 e tal pessoas (por ex: GP Lisboa o 3º maior da europa) ja paxaram e cada vez ha menos jogadores. Devo confessar k kuando era nOOb divertia me muito mais, eu construia os meus decks, tinha um afinity kom broodstars e nunka tinha ouvido falar em affinity na minha vida e diverti me imenso a tentar construir o deck e a tentar arranjar as cartas para ele, fui uma vez a um torneio de ext na devir e fiz 1-5, a partir daí mudei completamente a minha atitude perante o magic decidi ser um jogador mais profissional.
E axim e vdd k este forum ta xeio de nOObs e putos mas tb eles teem td o direito a serem nOObs ou putos pk tds nos ja o fomos. Chezzest kuando dizes k o forum tem poka gente k percebe disto tens toda a razao, mas se kisers um conselho podes frequentar o MagicPortugal k tem la muita gente famosa como por ex: Andre Coimbra, Gonçalo Pinto, Kuni, Puto Tiago, Igor Barreiras, etc...
PS: gostei muito do topico e so espero k o mtg volte a ser como antes
Fikem Bem Alterado a 14-04-2007 20:30:49 por Zuzarte | cheezest
De: Estoril 4/14/2007 1:03:02 PM | Re
Muito bem dito tudo, concordo plenamente...Ainda me lembro quando comecei a jogar, o deck que comecei a fazer com a ajuda do dono da loja, um rebels. Começou por ser já comuns e um Ramosian Sargent e uma Jhoval Queen, depois o que não sofri para conseguir arranjar as tais Lin Sivvi, e só em último lugar é que tentei arranjar os Gaea’s Cradle, naquela altura muito valiosos também. Nessa Altura ainda eram permitidas as duals em extended...Mas admito que só soube o que era uma dual quando ao ler a Inquest Gamer, para aí 7 meses depois de começar a jogar...é que vejo lá o deck Oath of Druids do Bob Maher...bem fiquei fascinado com o deck...e meti o rebels para o lado e decidi que ia começar a fazer aquele...arranjei as force of will, os oath of druids, silvan library, o Morphling e em último lugar lá arranjei as Tropical Island, as Tundra, e um ou duas Savannahs...naquela altura ter 9 ou 10 duals era qualquer coisa que merecia uma fotografia! Acreditem que penei muito para conseguir aquelas raridades...Pouco tempo depois saiu odisseia...e a carta Entomb...que veio dar origem ao deck Reanimate...fiquei fascinado com o deck, e construí do deck...a verdade é que não conseguia arranjar Vampiric Tutor de maneira nenhuma...tinha duals, 9 Masticore, 4 Ball Lightning de Borda Preta, enfim sabe deus quanto não valia a minha colecção naquela altura...e na altura do GP de Lisboa tive que pedir emprestado a um colega meu os Vampiric Tutor para poder levar o deck que tanto queria. Ainda me lembro de chegar ao GP e ver 600 e tal pessoas que tinham vindo de todo o mundo para jogar Magic aqui em Portugal, que loucura...ao olhara para os dossiers e ver tantas cartas que toda a gente procurava, foils assinadas etc...fiquei fascinado quando na quarta ronda joguei na mesa de feature match e um rapariga andava de um lado para o outro a tirar fotos a nós e ao jogo para meter no antigo site Sideboard, que é agora o www.wizards.com...Adorava o Magic mesmo! Pouco tempo depois a loja de Castelo Branco teve que fechar...muitos desistiram por completo no Magic na altura. os que restaram reuniam-se no Café do Narciso para jogar e fazer torneios oficiais...claro que não era o ambiente perfeito, mas era bem melhor do que nada...Até que foi começando a deixar de haver torneios e o pessoal desistiu de jogar Magic...Vendi as raras melhores todas por exactamente 500€ a um usar do canal de magic da ptnet, o kingoftopdeck, que veio de propósito a Castelo Branco fazer o negócio. E agora passados uns anos estou de volta ao Magic...e o melhor fórum que há, que é este, está cheio de "putos", "noobs", e um ou outro que ainda percebem alguma coisa disto...para não falar dos erros ortográficos que são taaaaaaaaaaantos...nunca tinha visto nada assim mesmo...Antes, no fórum do mtgalmada eram jogadores sérios a discutir sobre magic, fórum onde iam os melhores jogadores portugueses, Tiago Chan, etc...Enfim podiam mudar qualquer coisa aqui para ver se isto começava a ser melhor visitado por assim dizer.
O Magic a sério acabou no bloco de Invasão imo...a partir daí...quem nunca jogou antes, nunca vai saber o que é mesmo o Magic.
Abraço |
<< Pagina anterior [1] [2]
|